2018-8-29

SOFTWARE

Receitas de Big Data vão superar os 260 mil milhões de dólares em 2022

A IDC prevê que as receitas mundiais de soluções de Big Data & Business Analytics cresçam 11,9% nos próximos 5 anos.

Receitas de Big Data vão superar os 260 mil milhões de dólares em 2022

Uma nova atualização do Worldwide Semiannual Big Data and Analytics Spending Guide da IDC prevê que as receitas mundiais para soluções de big data e business analytics (BDA) atinjam os 260 mil milhões de dólares em 2022 (222 mil milhões de euros), crescendo 11,9% entre 2017 e 2022. As receitas de BDA deverão alcançar os 166 mil milhões de dólares este ano (141 mil milhões de euros este ano), um aumento de 11,7% em relação a 2017.

As indústrias que mais devem investir em soluções de BDA são o setor bancário, fabril, os serviços profissionais e o setor público. Combinados, estes cinco setores serão responsáveis por quase metade (81 mil milhões) das receitas mundiais de BDA este ano. Serão também as indústrias com a maior oportunidade para BDA em 2022, quando o investimento total alcançar os 129 mil milhões. As indústrias que proporcionarão o crescimento mais rápido das receitas (com maiores taxas de crescimento anual composto) são o retalho (13,5%), o setor bancário (13,2% ) e os serviços profissionais (12,9%).

"A um nível mais elevado, as organizações estão a recorrer a soluções de Big Data & Analytics para navegar a convergência dos seus mundos físico e digital", diz Jessica Goepfert, program vice-president, Customer Insights & Analysis na IDC. "Esta transformação apresenta-se de forma diferente consoante o setor. Por exemplo, no setor bancário e de retalho - duas das áreas de crescimento mais rápido para Big Data e Analytics - os investimentos recaem todos sobre a gestão e revitalização da experiência do cliente. Enquanto na indústria as empresas estão essencialmente a reinventar-se como empresas de alta tecnologia, usando os seus produtos como plataforma para viabilizar e fornecer serviços digitais".

Mais de metade da totalidade das receitas de BDA serão destinadas a serviços. As receitas relacionadas com serviços estarão entre as que mais crescem, com uma taxa de crescimento anual de 13,2% durante o período analisado.

Os investimentos em software ultrapassarão os 90 mil milhões de dólares em 2022. Duas das categorias de crescimento mais rápido serão as Plataformas de Software Cognitivo / IA (36,5%) e os Non-relational Analytic Data Stores (30,3% ).

As vendas de servidores e armazenamento devem crescer até 2022 7,3%, atingindo quase 27,0 mil milhões de dólares em 2022.

Os Estados Unidos são de longe o maior mercado, responsáveis por cerca de 88 mil milhões de dólares em receitas de BDA este ano e mais de metade do total mundial ao longo da previsão de cinco anos. A Europa Ocidental é o segundo maior mercado, com receitas estimadas em 35 mil milhões em 2018.

As grandes organizações (com mais de mil colaboradores) serão responsáveis por quase dois terços da oportunidades de negócio. As PME também contribuirão significativamente para as receitas de BDA.

Recomendado pelos leitores

Salesforce lança solução de marketing com IA generativa pensada para as PME
SOFTWARE

Salesforce lança solução de marketing com IA generativa pensada para as PME

LER MAIS

Salesforce anuncia Einstein Copilot no Tableau
SOFTWARE

Salesforce anuncia Einstein Copilot no Tableau

LER MAIS

Microsoft vai vender Teams separado do Office
SOFTWARE

Microsoft vai vender Teams separado do Office

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.