2014-4-09

SOFT

O XP morreu. Algumas dicas para evitar Zombies

Foi possivelmente o mais marcante de todos os Windows, mas o eXPerience ao fim de 12 anos viu o seu prazo de validade terminar ontem, numa morte planeada e largamente antecipada.

O XP morreu.  Algumas dicas para evitar Zombies

Talvez menos antecipado do que a descontinuidade de suporte ao sistema operativo, sejam o facto do XP equipar ainda hoje cerca de 30% dos PCs.
Explicar aos clientes que a partir de hoje é altamente recomendável fazer o Upgrade para o Windows 7 ou o actual Windows 8 é o primeiro passo a dar, mas como isso nem sempre é possível de forma imediata, deixamos algumas dicas para o período até a migração.

Para muitas empresas, substituir o XP significa também mudar o hardware ou actualizar componentes das máquinas, e esse investimento pode ter de ser feito de forma gradual devido ao impacto financeiro.
Para além de que muitos empresários e gestores poderão não entender facilmente porque razão um equipamento que operou de forma satisfatória até ontem, tem de ser substituído hoje.

Até lá é preciso garantir a segurança e a integridade nos sistemas de informação dos clientes e para isso lhe damos algumas recomendações de como tentar manter o parque informático operacional.

Lembramos que é a primeira vez que com o actual nível de conectividade dos utilizadores na internet, se interrompe o suporte de segurança de um sistema operativo ainda tão expressivamente implantado.

8 dicas de sobrevivência do XP

1- Alertar para os riscos

É necessário antes de mais que o cliente compreenda os riscos de não fazer o upgrade do sistema operativo de imediato.

2- Não usar o Explorer

A versão mais comum do IE usado no XP é a versão 8, três versões abaixo do actual IE 11. A versão 8 também deixou de ser actualizada e é uma excelente porta de entrada para o malware aproveitar o velho sistema operativo XP. O Firefox da Mozilla é a opção recomendada porque a Mozila tem uma larga experiência em suportar sistemas operativos depois destes expirarem e continuar com as actualizações de segurança do Browser. O Chrome é outra opção e neste caso existe a declaração do fabricante de que o suporte ainda será possível durante 1 ano.

3 -Actualizar o software third-party

Enquanto for possível, proceda à actualização de software de outros fabricantes que não vão interromper de imediato o suporte. Mas, desligar tudo o que não for essencial é a melhor política.
Quase universalmente temos o caso do Java browser plugin: se não for essencial é recomendável desabilitar. O mesmo, e se for possível, para o viewer de Flash e e o Acrobat Reader. Estes são alvos das preferências dos hackers pela sua grande implementação.


4- Ligue a Firewall do XP

Sempre esteve lá, mas por vezes em nome da optimização do PC foi desligada. Agora seja qual for a implicação que tenha no desemprenho das maquinas é mandatório ligar.

5- Última tentativa de Update

À hora a que escrevemos esta noticia, não é claro se a Microsoft deixa online as actualizações produzidas até ao dia 8 de Abril. Se ainda obter resposta do servidor Windows Update é descarregar tudo o que lá estiver.

6- Mate todas as contas não essenciais

Muitas vezes os PCs nas empresas acumulam contas de ex-colaboradores e contas provisórias. Apesar destas serem frequentemente de privilégios limitados verifique se é o caso e não se esqueça que algum malware consegue alterar os privilégios das contas, por isso quanto menos contas melhor.

7- Não é o fim da máquina

Claro que a Microsoft tem toda a razão ao afirmar que os problemas que vão existir a partir de dia 9 de Abril só tem solução fazendo o Upgrade do sistema operativo.
Mas em caso de absoluta necessidade de prolongar a vida do XP outros fabricantes podem dar uma ajuda. Garanta os melhores pacotes de antivírus e Firewall, aqui não dá para arriscar soluções de compromisso, e todas as marcas vão continuar a suportar o XP porque ele representa 30% dos seus negócios na actualidade.

8- Manter vigilância e implementar políticas restritivas

Possivelmente poucos gestores tem a consciência do e-mail social que é recebido na sua empresa. Não é agradável e certamente pouco popular impor uma política de "zero" e-mails sociais aos colaboradores, mesmo que os guidelines da empresa já prevejam esta restrição. Estudos provam que o e-mail social pode corresponder em termos médios até 30% de todo o e-mail recebido por um colaborador. Se era um problema apenas de gestão de recursos humanos e produtividade, agora é uma ameaça séria para quem não fizer o upgrade do XP porque muitos dos e-mails sociais contem áudio, fotos ou vídeos, formas ideais de propagação de todas as formas maliciosas de código.

Se o seu cliente entendeu os riscos de não fazer o upgrade ao XP, alguma coisa ainda se pode fazer para não ter um parque informático de "Zombies" enquanto este investimento não for realizado.

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