Paulo Pina Calado, Diretor de Gestão de Parceiros da Microsoft em Portugal em 2020-10-15

SOFTWARE

Advertorial

Microsoft Teams: oportunidade para Parceiros

Os Parceiros que desenvolvam e expandam as suas práticas associadas ao Microsoft Teams e que construam ofertas de serviços robustas e completas, estarão na linha da frente para suportar as empresas e o setor público na manutenção e retoma da atividade económica

Microsoft Teams: oportunidade para Parceiros

Quer ajudando a manter as organizações produtivas durante esta fase em que muita da atividade continua constrangida por imperativos de saúde, quer numa fase posterior, ajudando a acelerar a retoma e a estabelecer novos paradigmas de produtividade.

A colaboração e o trabalho em equipa continuam a ser as áreas de maior crescimento para os Parceiros especializados no Microsoft 365, e as soluções de reuniões, as chamadas e os dispositivos podem e devem ser encarados como uma oportunidade incremental às práticas de colaboração e de trabalho em equipa já estabelecidas.

Na fase pré-pandemia, o desenho, a implementação e a gestão de salas de reuniões, afirmavam-se já como um vetor estratégico de crescimento, mesmo para Parceiros que anteriormente não tinham especialização nesta área, e a gestão de chamadas estava, também, a tornar-se numa oportunidade cada vez maior para Parceiros que tradicionalmente não eram especializados em soluções de voz.

Com as ofertas de Microsoft Teams Rooms, os Parceiros tiveram a oportunidade de expandir os seus portfólios com serviços de valor acrescentado, tais como a avaliação de infraestruturas, a venda e instalação de dispositivos, a formação de utilizadores, a gestão da mudança, a gestão contínua do ambiente de reunião completo e o suporte local nas instalações do cliente.

Os Parceiros que adicionaram os seus serviços de valor acrescentado às capacidades incluídas no Microsoft Teams Rooms, passaram a fornecer aos seus clientes soluções completas de sala de reuniões.

Neste momento, com as reuniões e os eventos online a crescer a um ritmo nunca visto, a oportunidade para os Parceiros chegou a um nível sem precedentes, indo muito para além da infraestruturação de salas de conferência, da venda de equipamentos, ou dos serviços de implementação destas soluções. A mudança de paradigmas comportamentais e organizacionais que o Microsoft Teams passou a promover, permite impulsionar toda uma nova prática de serviços de adoção e de gestão da mudança, destinados a educar e motivar os utilizadores dos clientes a retirar o máximo partido das novas ferramentas de colaboração, que conduzirão a formas de trabalho mais produtivas.

Um estudo recente da Forrester1 sobre a oportunidade para Parceiros associada ao Microsoft 365 concluiu que os serviços de adoção e de gestão da mudança registaram um crescimento significativo ao longo do último ano, especialmente para soluções de reuniões e de chamadas. Estes serviços foram incluídos em 80% dos projetos de implementação do Microsoft Temas, e em 50% desses casos os clientes acabaram por contratar serviços continuados de consultoria de gestão da mudança.

O mesmo estudo concluiu que, dentro de toda a área de colaboração e trabalho em equipa (incluindo as soluções de reuniões e de chamadas), as soluções de negócios são as que apresentam o maior potencial de crescimento. De acordo com o estudo:

• O Microsoft Teams é um hub ao qual tudo o resto está ligado e uma plataforma com capacidade de expansão para se adaptar aos processos e necessidades de negócio dos clientes, criando muitas oportunidades para serviços de integração e desenvolvimento personalizado;

• Aproveitando esta facilidade de expansão da plataforma, os Parceiros estão a criar propriedade intelectual para expandir a funcionalidade e a usabilidade do Microsoft Teams;

• A Plataforma de low code/no code da Microsoft (Power Apps e Power Automate) é frequentemente utilizada neste esforço de desenvolvimento de soluções à medida das necessidades do cliente.

Resumindo, o Microsoft Teams é o centro do trabalho em equipa que reúne mensagens, reuniões, chamadas, dispositivos, apps e soluções num só local. É constituído nativamente com capacidades de segurança e conformidade de nível empresarial que são cruciais para as organizações de hoje, e cria uma miríade de novas oportunidades para os Parceiros. As mudanças de comportamento e de organização promovidas pelo Microsoft Teams podem impulsionar as práticas de adoção e de gestão da mudança dos Parceiros. Se um Parceiro estiver focado em soluções de reuniões, chamadas e dispositivos, o Microsoft Teams irá ajudá-lo a expandir o seu portfólio de soluções e a sua prática de serviços.

O Parceiro poderá ainda acelerar o crescimento do seu negócio construindo ou estendendo apps para o Microsoft Teams, ou construindo soluções personalizadas e desenvolvendo propriedade intelectual que expanda as funcionalidades e a usabilidade do Microsoft Teams.

1 Estudo de impacto económico, encomendado pela Microsoft e conduzido pela Forrester Consulting, The Microsoft 365 Partner Opportunity, Julho de 2020

 

Conteúdo co-produzido pela MediaNext e pela Microsoft

TAGS

Microsoft

Recomendado pelos leitores

Microsoft disponibiliza Copilot Pro globalmente
SOFTWARE

Microsoft disponibiliza Copilot Pro globalmente

LER MAIS

Salesforce lança solução de marketing com IA generativa pensada para as PME
SOFTWARE

Salesforce lança solução de marketing com IA generativa pensada para as PME

LER MAIS

Salesforce anuncia Einstein Copilot no Tableau
SOFTWARE

Salesforce anuncia Einstein Copilot no Tableau

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.