2017-11-17

SOFTWARE

Maioria das empresas não acedem a soluções ERP via cloud, revela novo estudo

Um estudo realizado pela PRIMAVERA BSS e a IDC , junto de mais de 4500 empresas portuguesas, revela que apenas 13% acedem a soluções ERP através da cloud

Maioria das empresas não acedem a soluções ERP via cloud, revela novo estudo

O estudo, "Tendências do Mercado de Software de Gestão Empresarial em Portugal 2017" indica que mais de 88% das empresas em Portugal já utilizam software de gestão empresarial, o que representa um crescimento de 6,1 pontos percentuais face a 2014. Este crescimento está correlacionado com uma maior preocupação das empresas em competir num mercado cada vez mais global. Contudo, mais de 10% das empresas com menos de cinco colaboradores ainda não possuem ERP.

O estudo, realizado este ano, teve como base uma amostra representativa de mais de 4500 empresas portuguesas que foram auscultadas ainda sobre investimento e consolidação, exportação e práticas internas de gestão (em particular as que têm suporte tecnológico), e ainda antiguidade da organização e número de colaboradores.

Em termos de setores de atividade, Construção e Serviços são os únicos que registam ainda níveis inferiores a 90%. Das empresas que possuem soluções ERP, apenas 13% acedem às mesmas através da cloud, devendo-se ainda assim este valor às pequenas organizações e aos setores da Construção e dos Serviços.

“Este estudo mostra de forma muito conclusiva que praticamente todo o nosso tecido empresarial já entende a importância da utilização de um software para a gestão empresarial, contudo verificamos ainda pouca maturidade no que toca ao conhecimento e utilização dos modelos de licenciamento cloud, o qual é fundamental para uma maior agilidade e capacidade de internacionalização das empresas portuguesas”, refere Gabriel Coimbra, country manager da IDC Portugal.

Felicidade Ferreira, country manager da PRIMAVERA Portugal, sublinha que a tecnológica tem assistido "a uma duplicação do negócio em cloud a cada ano que passa" e que, "apesar de ainda existir um longo caminho a percorrer, a cloud é sem dúvida o futuro".  É na cloud que a PRIMAVERA a colocar todos os seus esforços, "no sentido de acelerar a entrada das organizações nesse mundo digital, por forma a torná-las mais competitivas no mercado global.”

Quanto a modelos de preço, poucas empresas utilizam soluções gratuitas (menos de 5%), sendo que, destas, cerca de um terço pretendem evoluir para uma versão paga.

Recomendado pelos leitores

Salesforce anuncia Einstein Copilot no Tableau
SOFTWARE

Salesforce anuncia Einstein Copilot no Tableau

LER MAIS

Cegid lança solução na cloud com assistente de IA
SOFTWARE

Cegid lança solução na cloud com assistente de IA

LER MAIS

Microsoft vai vender Teams separado do Office
SOFTWARE

Microsoft vai vender Teams separado do Office

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.