2023-9-13

SOFTWARE

IBM expande plataforma de dados e IA watsonx com novos modelos de IA generativa

A IBM anuncia novas capacidades na sua plataforma de dados e IA da IBM, watsonx, como o tech preview para watsonx.governance e os novos modelos e IA generativa para watsonx.data

IBM expande plataforma de dados e IA watsonx com novos modelos de IA generativa

A IBM anuncia as melhorias que vão chegar ao watsonx, a sua plataforma de dados e IA que tem o objetivo de ajudar as empresas a acelerar o impacto desta tecnologia. Isto inclui o lançamento de novos modelos de Inteligência Artificial (IA) Generativa para watsonx.data, a pré-visualização técnica para watsonx.governance e a integração de modelos fundacionais do watsonx.ai em determinados produtos de software e infraestrutura.

O lançamento de novos modelos de IA Generativa para o watsonx.ai incluem os modelos da série Granite, que utilizam a arquitetura “Decoder” para sustentar os grandes modelos de linguagem (LLMs) de forma a preverem a próxima palavra de uma sequência e a darem suporte a tarefas empresariais de PNL. Contam ainda com os modelos de terceiros, como o de 70 mil milhões de parâmetros Llama 2-chat da Meta e o LLM StarCoder para a geração de código no watsonx.ai na IBM Cloud. Os modelos de terceiros já estão disponíveis e os modelos da série Granite estão previstos para serem integrados até ao final de setembro.

“Como demonstra o contínuo desenvolvimento da plataforma watsonx, em apenas alguns meses desde o seu lançamento, estamos aqui para apoiar os clientes através de todo o ciclo de vida da IA”, afirma Dinesh Nirmal, Vice-Presidente Sénior, de Produtos de IBM Software. 

A IBM criou um processo de formação para os seus modelos fundacionais, com foco na confiança e na transparência, que inicia com a obtenção rigorosa de dados e termina em pontos de controlo para garantir implementações responsáveis de modelos e aplicações para governança, avaliação de riscos, privacidade, mitigação de preconceitos e conformidade.

No watsonx.ai, a IBM planeia lançar no terceiro trimestre do ano a sua primeira iteração do seu Tuning Studio, que irá incluir promp tuning, permitindo aos clientes adaptar os modelos fundacionais às suas tarefas, com os seus dados empresariais. O gerador de dados sintéticos já está disponível e visa ajudar os utilizadores a criar conjuntos de dados tabulares artificiais, a partir de esquemas de dados personalizados ou internos. 

No quarto trimestre de 2023, a IBM irá introduzir no watsonx.data as capacidades de IA generativa do watsonx.ai no watsonx.data com vista a proporcionar uma experiência self-service aos utilizadores com dados para IA, caracterizada como self-service com uma interface de conversação em linguagem natural. Para além disto, a IBM vai lançar no mesmo período o recurso para a base de dados vetorial para dar suporte a casos de uso de geração aumentada de recuperação do watsonx.ai.

Por sua vez, o watsonx.governance será complementado com uma pré-visualização técnica, onde os clientes poderão explorar as capacidades da recolha e documentação automatizada dos detalhes do modelo, assim como as capacidades de governança de risco para os modelos de IA generativa.

“Enquanto parceiro de transformação, a IBM está a colaborar com os clientes para os ajudar a escalar a IA de maneira segura e confiável, desde ajudar a instituir elementos fundacionais das suas estratégias de dados, até ao ajuste de modelos para os seus casos de uso de negócio específicos, ou até para os apoiar a governar os modelos para além disso”, refere Nirmal.

A plataforma de IA e dados irá incluir também um conjunto de assistentes de IA, como a modernização de aplicações com o lançamento dos produtos IBM watsonx Code Assistant no final do ano; as soluções de atendimento ao cliente coerentes e inteligentes com o IBM watsonx Assistant; e o IBM watsonx Orchestrate, que ajudará os profissionais de recursos humanos a automatizar as tarefas monótonas e processos administrativos.

Para além disto, os produtos de automatização inteligente de Tecnologias de Informação (TI) Instana e AIOps Insights vão integrar Intelligent Remediation, com modelos generativos de IA de watsonx.ai para ajudar os profissionais de operações de TI a resumir incidentes e fornecer sugestões para o fluxo de trabalho. A pré-visualização técnica está disponível para setembro.

O SAP ABAP SDK for watsonx será igualmente adicionado no primeiro trimestre de 2024, para os clientes poderem recorrer à IA para inferir perto dos seus dados em sistemas Power, possibilitando também a implementação de algoritmos de IA nos seus dados e transações mais sensíveis.

ARTIGOS RELACIONADOS

IBM expande Cloud Security and Compliance Center para reforçar segurança e proteger dados
CLOUD

IBM expande Cloud Security and Compliance Center para reforçar segurança e proteger dados

LER MAIS

IBM inaugura Cloud Multi-Zone Region europeia em Madrid
NEGÓCIOS

IBM inaugura Cloud Multi-Zone Region europeia em Madrid

LER MAIS

IBM reconhece desempenho dos Parceiros no IBM Ecosystem Summit Portugal 2023
EVENTOS

IBM reconhece desempenho dos Parceiros no IBM Ecosystem Summit Portugal 2023

LER MAIS

Recomendado pelos leitores

Cegid lança solução na cloud com assistente de IA
SOFTWARE

Cegid lança solução na cloud com assistente de IA

LER MAIS

Salesforce anuncia Einstein Copilot no Tableau
SOFTWARE

Salesforce anuncia Einstein Copilot no Tableau

LER MAIS

Microsoft vai vender Teams separado do Office
SOFTWARE

Microsoft vai vender Teams separado do Office

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.