2015-5-21

SOFTWARE

20 Anos de Java

A Oracle e a comunidade mundial de developers comemoram duas décadas de existência do Java, olhando para o futuro e equacionando o modo como esta linguagem continuará a transformar a forma como vivemos e trabalhamos

O Java é a linguagem de programação utilizada por 9 milhões de programadores e aquela que suporta atualmente mais de 3 mil milhões de dispositivos.

O Java comemora 20 anos e graças a esta linguagem os programadores conseguem ultrapassar os limites da inovação tecnológica, criando novas ofertas de soluções de big data empresarial, cloud, social, mobilidade, Internet of Things, automóveis conectados, smartphones e videojogos.

Introduzida em 1995 pela Sun, o Java é a linguagem de programação utilizada por 9 milhões de programadores e aquela que suporta atualmente mais de 3 mil milhões de dispositivos. Entre os vários projetos que a nível mundial utilizam Java destacam-se: o aumento da segurança rodoviária e aérea, a recolha de informação sobre os oceanos em todo o mundo para aplicações científicas, o aumento da qualidade e da quantificação das plantações cerealíferas de modo a permitir alimentar as populações que passam fome, a simulação do cérebro humano e do sistema músculo-esquelético, e vários jogos.

Os programadores empresariais podem escolher a melhor opção para responder às suas necessidades num ecossistema de 30 implementações compatíveis Java EE 6 e Java EE 7 de 12 fabricantes.

Desde o seu lançamento, foram disponibilizados mais de 125 milhões de dispositivos Java-based media e mais de 10 mil milhões de Java Cards.

“As linguagens de programação nem sempre têm uma vida longa, e as que a têm nem sempre têm um percurso bem sucedido", refere Al Hilwa, IDC program director for Application Development Research. “Mas o Java resistiu à prova do tempo e ao teste de uma ampla gama de aplicações que o usam, desde os grandes sistemas empresariais até aos pequenos dispositivos de jogos".

Desde que a Oracle adquiriu a Sun Microsystems, em 2009, foram disponibilizados dois lançamentos da plataforma, incluindo o Java 7 e o Java 8.
Em Março de 2014, a Oracle anunciou a disponibilidade do Java SE 8 depois de ter sido aprovado pelo Java Community process. Esta versão, que inclui a maior atualização do modelo de programação Java desde que a plataforma foi lançada em 1995, foi desenvolvida em colaboração com a OpenJDK Community. Pouco depois, em Abril de 2014, a Java Platform, Micro Edition 8 (Java ME 8) e as versões dos Oracle Java Embedded products foram também disponibilizados após terem sido aprovados pela Java Community Process. Com uma plataforma consistente Java 8 embutida em vários dispositivos, desktops, datacenters e na cloud, os clientes podem desenvolver aplicações mais rapidamente, processos de análise de dados em tempo real, e atuar nos eventos assim que estes ocorrem.

A próxima era Java
Está previsto para 2016 o lançamento do Java 9. A principal funcionalidade planeada para este lançamento é o Project Jigsaw, que visa criar módulos da plataforma para a tornar escalável para uma ampla gama de dispositivos, facilitando aos programadores a construção e a manutenção das bibliotecas e das grandes aplicações, aumentando os níveis de segurança, durabilidade e desempenho. Entre as outras funcionalidades previstas para Java 9 contam-se: a Java Shell, uma ferramenta interativa para avaliação de fragmentos do Código Java; um novo HTTP client API para suportar HTTP/2 e Web Sockets; uma porta para a arquitetura ARM AArch64 em Linux; e uma variedade de atualizações para as APIs existentes, bem como vários melhoramentos significativos a nível do desempenho.

“De uma forma ou de outra, todos os seres humanos do planeta se relacionam com Java. É a cola que permite a existência de serviços móveis de saúde e serviços bancários nas áreas mais remotas do mundo, que diverte milhões de pessoas com jogos como o Minecraft, e que impulsiona o motor económico dos nossos mercados globais," explica Martijn Verburg, co-leader of Java User Group, London. “É muito importante que esta plataforma seja gerida por um líder que compreenda a importância do Java para o mundo, e a Oracle faz um excelente trabalho colaborando com uma comunidade de utilizadores altamente diversificada, programadores, projetos open source e grandes empresas. Estou ansioso para ver o que vai criar a próxima geração de engenheiros. As possibilidades parecem infinitas quando se usa Java".

Recomendado pelos leitores

Produtividade de developers aumentou durante a pandemia
SOFTWARE

Produtividade de developers aumentou durante a pandemia

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 73 DEZEMBRO 2020

IT CHANNEL Nº 73 DEZEMBRO 2020

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.