2015-5-21

SOFTWARE

20 Anos de Java

A Oracle e a comunidade mundial de developers comemoram duas décadas de existência do Java, olhando para o futuro e equacionando o modo como esta linguagem continuará a transformar a forma como vivemos e trabalhamos

20 Anos de Java

O Java é a linguagem de programação utilizada por 9 milhões de programadores e aquela que suporta atualmente mais de 3 mil milhões de dispositivos.

O Java comemora 20 anos e graças a esta linguagem os programadores conseguem ultrapassar os limites da inovação tecnológica, criando novas ofertas de soluções de big data empresarial, cloud, social, mobilidade, Internet of Things, automóveis conectados, smartphones e videojogos.

Introduzida em 1995 pela Sun, o Java é a linguagem de programação utilizada por 9 milhões de programadores e aquela que suporta atualmente mais de 3 mil milhões de dispositivos. Entre os vários projetos que a nível mundial utilizam Java destacam-se: o aumento da segurança rodoviária e aérea, a recolha de informação sobre os oceanos em todo o mundo para aplicações científicas, o aumento da qualidade e da quantificação das plantações cerealíferas de modo a permitir alimentar as populações que passam fome, a simulação do cérebro humano e do sistema músculo-esquelético, e vários jogos.

Os programadores empresariais podem escolher a melhor opção para responder às suas necessidades num ecossistema de 30 implementações compatíveis Java EE 6 e Java EE 7 de 12 fabricantes.

Desde o seu lançamento, foram disponibilizados mais de 125 milhões de dispositivos Java-based media e mais de 10 mil milhões de Java Cards.

“As linguagens de programação nem sempre têm uma vida longa, e as que a têm nem sempre têm um percurso bem sucedido", refere Al Hilwa, IDC program director for Application Development Research. “Mas o Java resistiu à prova do tempo e ao teste de uma ampla gama de aplicações que o usam, desde os grandes sistemas empresariais até aos pequenos dispositivos de jogos".

Desde que a Oracle adquiriu a Sun Microsystems, em 2009, foram disponibilizados dois lançamentos da plataforma, incluindo o Java 7 e o Java 8.
Em Março de 2014, a Oracle anunciou a disponibilidade do Java SE 8 depois de ter sido aprovado pelo Java Community process. Esta versão, que inclui a maior atualização do modelo de programação Java desde que a plataforma foi lançada em 1995, foi desenvolvida em colaboração com a OpenJDK Community. Pouco depois, em Abril de 2014, a Java Platform, Micro Edition 8 (Java ME 8) e as versões dos Oracle Java Embedded products foram também disponibilizados após terem sido aprovados pela Java Community Process. Com uma plataforma consistente Java 8 embutida em vários dispositivos, desktops, datacenters e na cloud, os clientes podem desenvolver aplicações mais rapidamente, processos de análise de dados em tempo real, e atuar nos eventos assim que estes ocorrem.

A próxima era Java
Está previsto para 2016 o lançamento do Java 9. A principal funcionalidade planeada para este lançamento é o Project Jigsaw, que visa criar módulos da plataforma para a tornar escalável para uma ampla gama de dispositivos, facilitando aos programadores a construção e a manutenção das bibliotecas e das grandes aplicações, aumentando os níveis de segurança, durabilidade e desempenho. Entre as outras funcionalidades previstas para Java 9 contam-se: a Java Shell, uma ferramenta interativa para avaliação de fragmentos do Código Java; um novo HTTP client API para suportar HTTP/2 e Web Sockets; uma porta para a arquitetura ARM AArch64 em Linux; e uma variedade de atualizações para as APIs existentes, bem como vários melhoramentos significativos a nível do desempenho.

“De uma forma ou de outra, todos os seres humanos do planeta se relacionam com Java. É a cola que permite a existência de serviços móveis de saúde e serviços bancários nas áreas mais remotas do mundo, que diverte milhões de pessoas com jogos como o Minecraft, e que impulsiona o motor económico dos nossos mercados globais," explica Martijn Verburg, co-leader of Java User Group, London. “É muito importante que esta plataforma seja gerida por um líder que compreenda a importância do Java para o mundo, e a Oracle faz um excelente trabalho colaborando com uma comunidade de utilizadores altamente diversificada, programadores, projetos open source e grandes empresas. Estou ansioso para ver o que vai criar a próxima geração de engenheiros. As possibilidades parecem infinitas quando se usa Java".

Recomendado pelos leitores

Cegid lança solução na cloud com assistente de IA
SOFTWARE

Cegid lança solução na cloud com assistente de IA

LER MAIS

Salesforce anuncia Einstein Copilot no Tableau
SOFTWARE

Salesforce anuncia Einstein Copilot no Tableau

LER MAIS

Microsoft vai vender Teams separado do Office
SOFTWARE

Microsoft vai vender Teams separado do Office

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.