2022-3-07

SERVIÇOS

Receitas do mercado de switch registam valores recorde

Os operadores de data center estão a dar o salto para novos padrões de rede para acelerar as operações e satisfazer a crescente procura de tráfego de clientes

Receitas do mercado de switch registam valores recorde

O progresso da digitalização está a gerar um rápido aumento do tráfego a nível global, o que está a colocar muita pressão no sector dos data center. Para responder a esta situação, os operadores estão a investir rapidamente na modernização das suas redes com equipamentos de maior velocidade, o que tem beneficiado o mercado de switches destas instalações.

O mais recente relatório divulgado pelo Grupo Dell'Oro revela que as receitas do mercado de switch de data center cresceram a uma taxa de dois dígitos no quarto trimestre de 2021, fechando o ano com um crescimento de dois dígitos face ao ano anterior, pelo segundo ano consecutivo.

Os analistas destacam especialmente o comportamento da categoria de 400 switches Gbps, que duplicaram as suas vendas em 2021, atingindo uma quota de 10% nos números globais.

De acordo com Sameh Boujelbene, diretora sénior de investigação do Grupo Dell'Oro, "o mercado de switches de centros de dados continua a ter um desempenho notável, apesar de um ambiente macroeconómico que permanece definido por oferta limitada e elevados custos logísticos" e salienta ainda que este crescimento está a ocorrer nos principais segmentos de mercado, tanto em produtos para os prestadores de serviços da cloud, como para os prestadores de serviços de telecomunicações e para as grandes empresas.

Na sua perspetiva, os problemas na cadeia de abastecimento continuam a afetar vários produtos importantes do mercado e diferentes categorias de fornecedores, o que poderá impulsionar alterações no ranking da quota dos fabricantes. A este respeito, o relatório mostra que os fornecedores de rótulos brancos e a Star-Net Ruijie conseguiram representar 90% de todo o crescimento da receita em 2021.

ARTIGOS RELACIONADOS

Por é que o armazenamento de dados imutáveis é fundamental na estratégia de segurança?
SEGURANÇA

Por é que o armazenamento de dados imutáveis é fundamental na estratégia de segurança?

LER MAIS

Os Data Centers devem dar prioridade à sustentabilidade ambiental
CLOUD

Os Data Centers devem dar prioridade à sustentabilidade ambiental

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 105 MARÇO 2024

IT CHANNEL Nº 105 MARÇO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.