Florian Malecki, Florian Malecki vice-presidente de marketing internacional de produtos na Arcserve em 2022-2-11

SEGURANÇA

Advertorial

Por é que o armazenamento de dados imutáveis é fundamental na estratégia de segurança?

Segundo uma pesquisa recente realizada pela Dimensional Research, 96% dos responsáveis de IT reconhecem a sua preocupação com os ataques de ransomware, dos quais apenas um em cada cinco acredita que podem recuperar

Por é que o armazenamento de dados imutáveis é fundamental na estratégia de segurança?

Com os ciberataques cada vez mais sofisticados, a grande maioria dos CISO reforçam a proteção com soluções de detenção e prevenção (firewalls, gestão de identidade e acesso, etc.), porém, resta um grande e imprescindível desafio: o armazenamento e recuperação de dados.

Compreender a importância do armazenamento imutável

De acordo com o Gartner, cada segundo que passa de tempo de inatividade empresarial após um ataque cibernético é crítico e caro para a organização, gerando perdas de até cinco mil euros por minuto.

As medidas de prevenção e de deteção são fundamentais, contudo, para evitar a inatividade e os custos associados, é imprescindível uma política de proteção e disponibilidade imediata dos dados, que depende totalmente das cópias de segurança e do armazenamento dos dados. Os dados e informação que sustentam todas as operações comerciais são os principais visados dos ataques cibernéticos. As soluções de backup e armazenamento imutável protegem essas informações em caso de ataque ou qualquer outro desastre. Trata-se da última linha de defesa que garante a segurança e disponibilidade dos dados e, portanto, devem ser a maior prioridade na hora de elaborar as políticas de proteção de dados.

Estabelecimento de imutabilidade dos dados para uma segurança ideal

Uma empresa não pode impedir os ataques cibernéticos, mas pode neutralizar os seus efeitos para garantir a continuidade do negócio. Para isso, é crucial implementar uma abordagem mais completa relativamente a segurança e, para que isso seja possível, é imprescindível dispor de uma solução de armazenamento de dados imutáveis.

Porquê imutável? Os ataques cibernéticos mais sofisticados podem criptografar tanto os arquivos como os pontos de recuperação, e o que chamamos de instantâneo imutável é simplesmente uma cópia de informação que nem o ransomware nem qualquer outro utilizador pode modificar ou eliminar.

O que significa isto? A empresa pode recuperar rapidamente os dados gravados intactos após a corrupção ou eliminação de dados, ataques de ransomware, etc. Na verdade, os utilizadores podem recuperar os seus dados de uma forma independente, observando os seus arquivos no Windows Explorer ou Finder no Mac. Assim, não precisa mais de procurar as cópias de segurança do dia anterior: os próprios utilizadores verificam os arquivos e selecionam os dados que desejam restaurar. O Arcserve OneXafe faz precisamente isso e é a solução de armazenamento de dados imutáveis mais eficiente do mercado. O OneXafe também oferece uma desduplicação e compressão em linha de modo a reduzir o volume de dados.

Além de consciencializar as suas equipas sobre os riscos de segurança, é fundamental aumentar a sua consciencialização sobre a importância do armazenamento de dados. As políticas de segurança de dados são geralmente limitadas ao básico e não são suficientemente sólidas nestes tempos em que a quantidade e a sofisticação dos ataques cibernéticos aumentam a cada dia.

Os nossos dados são uma grande fonte de rentabilidade para os hackers, por isso as empresas devem perceber que, mais cedo ou mais tarde, serão vítimas de ataques. Assim, agora mais do que nunca, é necessário completar a estratégia de cibersegurança e incorporar a sua estratégia de segurança e armazenamento de dados imutáveis com o OneXafe.

 

Conteúdo co-produzido pela MediaNext e pela Arcserve

TAGS

Arcserve

Recomendado pelos leitores

Check Point anuncia colaboração com a Microsoft
SEGURANÇA

Check Point anuncia colaboração com a Microsoft

LER MAIS

Ciberameaças aumentam investimentos em cibersegurança das empresas europeias
SEGURANÇA

Ciberameaças aumentam investimentos em cibersegurança das empresas europeias

LER MAIS

Fortinet apresenta atualização no sistema operativo de segurança de rede
SEGURANÇA

Fortinet apresenta atualização no sistema operativo de segurança de rede

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.