2021-2-01

SERVIÇOS

Procura digital vai impulsionar mercado de data centers em 14%

A procura de aplicações e serviços digitais continua a crescer a um ritmo bastante mais acelerado do que o previsto, impulsionando um grande crescimento no mercado de data centers

Procura digital vai impulsionar mercado de data centers em 14%

De acordo com um relatório recente da ABB Power Conversion, no ano passado 96% dos profissionais do data center sofreram um aumento da procura no local. Isto deveu-se ao grande crescimento da utilização dos serviços digitais que ocorreu em resultado do confinamento. Face a esta situação, as empresas aumentaram o uso de aplicações e serviços digitais em cloud, e os consumidores viraram-se mais do que nunca para serviços digitais como streaming, videoconferência ou jogos online.

Este ano a situação é mais controlada, uma vez que empresas, administrações públicas e indivíduos assimilaram a nova realidade e tomaram medidas para continuar as suas atividades apesar das restrições. De acordo com os especialistas, isso continuará a beneficiar o mercado de data centers, à medida que as estratégias desenvolvidas após a primeira vaga de coronavírus continuarem a ser baseadas digitalmente, o que contribui para aumentar ainda mais a atividade nos centros de dados.

Assim, as previsões destes investigadores sugerem que este ano o mercado global de centros de dados irá crescer mais 14% em 2021. Isto levará os operadores de centros de dados a repensarem a sua estratégia em domínios como o fornecimento de energia, uma vez que a atividade aumenta os sistemas de potência das instalações de teste, e são necessárias estratégias eficazes para manter o equipamento em funcionamento. É por isso que, de acordo com os especialistas, 53% dos especialistas do centro de dados estão a considerar melhorar o sistema elétrico.

De acordo com Jeff Schnitzer, presidente da ABB Power Conversion, "as empresas tornaram-se ainda mais dependentes da cloud para permitir operações, processos e colaboração remota", e explica que "esta transição imediata não teria sido possível se os data centers não tivessem sido apoiados por sistemas de energia eficientes e fiáveis".

Na sua opinião, estes sistemas permitiram não só "escalar rapidamente as operações dos data centers para satisfazer a procura exponencial, mas também impulsionar a transformação digital em processo, que está no centro da tecnologia e das sociedades inteligentes do futuro".

Para além daqueles que pensam em melhorar os seus sistemas energéticos, uma elevada percentagem de operadores está a considerar fazer mudanças mais profundas, rompendo com as arquiteturas tradicionais. Em vez de sistemas centralizados baseados em CA, muitos especialistas estão agora a avaliar os benefícios que as arquiteturas de poder descentralizadas baseadas em DC podem trazer. Estes incluem a escalabilidade ao nível do gabinete, uma vez que esta abordagem permite comprar e adicionar capacidade de energia e ajustar os níveis de potência em cada recinto separadamente, com base nas suas necessidades ao longo de todo o ciclo de vida do equipamento.

De acordo com Vito Savino, líder do data center da ABB Power Conversion e do segmento da linha de cabo, "uma arquitetura de poder distribuída em DC é projetada para escalar, que é precisamente o que é necessário num mundo onde a nova norma é rápida e existem picos de dados e procura de clientes". 

"Ter uma equipa de confiança que conheça e compreenda as nuances e a importância da energia nos data centers pode ajudar a tranquilizar os especialistas em 2021, uma vez que a procura continua a aumentar, especialmente com o lançamento do 5G", acrescenta.

ARTIGOS RELACIONADOS

Cloud vai impulsionar gastos em data centers no próximo ano
SERVIÇOS

Cloud vai impulsionar gastos em data centers no próximo ano

LER MAIS

Compreender as vantagens da Gestão de Data Centers as-a-Service (DMaaS)
CLOUD

Compreender as vantagens da Gestão de Data Centers as-a-Service (DMaaS)

LER MAIS

Amesterdão não vai ser casa de mais data centers até 2020
SERVIÇOS

Amesterdão não vai ser casa de mais data centers até 2020

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 105 MARÇO 2024

IT CHANNEL Nº 105 MARÇO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.