Rita Lourenço, Key Account Manager, Schneider Electric em 2020-6-09

CLOUD

Advertorial

Compreender as vantagens da Gestão de Data Centers as-a-Service (DMaaS)

A gestão de infraestruturas de data centers (DCIM) tem vindo a tornar-se um tema cada vez mais pertinente nos últimos anos, mas atualmente deparamo-nos com a importância crescente de um outro conceito: a Gestão de data centers as-a-service (DMaaS), que se distingue do primeiro de diversas formas e pode apresentar bastantes vantagens

Compreender as vantagens da Gestão de Data Centers as-a-Service (DMaaS)

O primeiro passo na gestão de infraestruturas é a monitorização de componentes e equipamento; o DMaaS simplifica bastante este processo, quando comparado com o DCIM as-a-Service e on-premises. Desde o primeiro momento, o DMaaS inicia um processo de agregação e análise de grandes volumes de dados anónimos, que chegam diretamente do equipamento das infraestruturas dos data centers dos clientes através de uma conexão segura e encriptada. Estes dados podem ser utilizados com recurso ao machine learning, com o objetivo último de prever e prevenir falhas nos data centers, antecipando exigências de manutenção e detetando défices de capacidade.

Esta possibilidade é útil para os gestores de data centers com limitações de recursos, porque o DMaaS permite integrar, na manutenção, a monitorização baseada na cloud, bem como a reparação de falhas, permitindo aos fornecedores adotar um modelo de negócios full service. Desta forma, abre uma porta para que se obtenha uma maior visibilidade sobre a infraestrutura, muito importante para as equipas internas. É, também, benéfico para os fornecedores de serviços geridos (MSP), que podem desta forma diversificar a sua oferta de serviços, desde a gestão de energia à manutenção proativa. O DMaaS é, pois, muito vantajoso para data centers com recursos limitados, oferecendo a capacidade de obter uma perceção plena sobre a infraestrutura dos mesmos e a sua carga de IT, permitindo que o suporte inteligente seja oferecido de acordo com as informações obtidas através dos dados.

Maior inteligência através da análise de dados

O valor dos dados multiplica-se quando agregado e analisado à escala: aplicando algoritmos em grandes conjuntos de dados, obtidos de diversos tipos de data centers a operar sob diferentes condições ambientais, os fornecedores de DMaaS podem, por exemplo, prever quando os equipamentos vão falhar ou quando os limites de refrigeração vão ser quebrados. Quanto maior for o conjunto de dados, mais inteligente o DMaaS se tornará a cada iteração – pois quanto mais dados analisar, maiores serão as suas capacidades analíticas e mais apelativo este serviço se tornará para os clientes.

Possuir mais dados sobre o desempenho de um determinado equipamento em condições específicas (temperatura, humidade, pressão atmosférica) permitirá conseguir previsões mais precisas ao longo do tempo. Num futuro não muito distante, esta realidade possibilitará a maior automação dos data centers, bem como o controlo remoto total a partir de serviços impulsionados por DMaaS – por exemplo, colocar as UPS em modo económico de forma automática quando a sua utilização é reduzida; direcionar a carga de IT para que não esteja em áreas de possíveis falhas; ou até o nivelamento de energia.

Introduzir novos modelos de negócio 

As tecnologias da IoT e a utilização do Big Data têm sido o estímulo necessário para a introdução de novos modelos de negócio. Uma potencial capacidade do DMaaS é permitir aos fornecedores de serviços e fabricantes agregar serviços de monitorização e gestão nos contratos de leasing para equipamentos de infraestrutura de data centers, de forma a apresentarem uma oferta de ativos as-a-Service. Com este tipo de serviço impulsionado pelo DMaaS, o fornecedor mantém a propriedade e cobra pelo serviço de operação, o que pode ser especialmente interessante para implementações de IT altamente distribuídas e portfólios de data centers em Edge.

O que torna o DMaaS único? Uma combinação de fatores, alguns dos quais já alcançáveis, e outros que se apresentam como possibilidades futuras, mas muito reais, em que os dados e as análises avançadas ganham um papel cada vez mais influente na forma como se gerem e operam os data centers – para, através deles, se ganhar em níveis de utilização, eficiência e, claro, tempo de operacionalidade.

Utilização vantajosa para fornecedores de colocation

Num momento em que o tempo de comercialização, a escala e a segurança são fundamentais, os fornecedores de colocation necessitam de garantir da melhor forma a agilidade, disponibilidade e eficiência operacional das infraestruturas físicas dos seus data centers. Nunca houve, realmente, dúvidas quanto à utilização de análises avançadas para apoiar a gestão ótima de DC, mas este conceito está a ser cada vez mais aplicado, agora que a velocidade da tecnologia obriga a que todos os players de mercado façam mais e melhor – por exemplo, se os fornecedores de colocation costumavam entregar um DC em seis meses, agora é-lhes exigido que o façam em quatro ou cinco.

O mesmo pode ser dito acerca da redução de custos – ao longo do tempo, as tarefas mais acessíveis e exequíveis deixaram de ser incluídas no design de data centers, pelo que se torna cada vez mais difícil conseguir maior eficiência. Isto significa que, para além da energia, o staff é um dos maiores custos operacionais dos data centers. Mais do que isso: a maioria dos erros e interrupções catastróficas são causadas por pessoas, que geralmente estão a tentar efetuar as tarefas corretas, mas não possuem a informação adequada.

Estes fatores colocam mais pressão do que nunca nos operadores de data centers, que estão agora a compreender que é hora de aproveitar toda a tecnologia possível para operar de forma mais eficiente e diminuir os riscos. As plataformas atuais são mais simples de utilizar e fáceis de aplicar, simplificando em grande parte a complexa arquitetura e engenharia que a gestão de data centers costumava exigir.

À medida que o setor aceita cada vez melhor as plataformas DMaaS, observamos também um maior interesse em microgrids e na integração das energias renováveis nos data centers – mais do que nunca, o mercado reconhece a necessidade da adoção de estratégias mais “verdes” e as renováveis tornam-se cada vez mais acessíveis, pelo que são uma opção muito apelativa.

Podemos, portanto, esperar que a conjugação desta nova forma de gerir data centers com a aplicação prática das energias renováveis possa ser uma revolução nesta área, contribuindo para uma operação mais simples, económica e fiável, e garantindo ao mesmo tempo a conformidade com os objetivos de sustentabilidade a que as empresas dão cada vez maior prioridade.

 

Conteúdo co-produzido pela MediaNext e pela APC by Schneider Electric

Recomendado pelos leitores

Gastos em infraestrutura de cloud partilhada lideram investimentos em infraestruturas
CLOUD

Gastos em infraestrutura de cloud partilhada lideram investimentos em infraestruturas

LER MAIS

Google Cloud anuncia novas ofertas de segurança
CLOUD

Google Cloud anuncia novas ofertas de segurança

LER MAIS

Atos aumenta competências de funcionários e alcança quase três mil certificações da AWS
CLOUD

Atos aumenta competências de funcionários e alcança quase três mil certificações da AWS

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.