2021-6-23

SERVIÇOS

Número de utilizadores de UCaaS cresce 46% no primeiro trimestre

Com o PBX em declínio, os utilizadores estão a apostar cada vez mais nas Unified Communications as a Service, mas ainda é reduzida a escala de países que adotaram o serviço

 

A cloud não para crescer e os serviços oferecidos representam novas soluções para as necessidades que vão surgindo. A utilização da cloud no contexto dos sistemas de telecomunicações, mais fácil de utilizar, mais autónoma e fiável, está em contante expansão. A prova disso é que na Europa, de 2017 a 2011, as extensões da cloud aumentaram de 13 para 26 milhões. 

Novos dados do Synergy Research Group mostram que o volume de assinantes do obsoleto PBX continua em decadência, enquanto Unified Communications-as-a-Service (UCaaS) sobem no mercado. Em relação ao período homólogo, no primeiro trimestre as subscrições de serviços UCaaS cresceram 46%. O número total de assinantes de UCaaS duplicou desde o final de 2018, ultrapassando os 17 milhões. Com o aumento da transição da extensa base de PBX para serviços cloud, o mercado de UCaaS avizinha vários anos de prosperidade.

Jeremy Duke, fundador e analista-chefe do Synergy Research Group assegura que “a boa notícia para todos os provedores é que ainda é cedo para o UCaaS atingir a maturidade e ainda há muitos anos de alto crescimento pela frente, à medida que a extensa base instalada de PBX faz uma transição gradual para serviços de telefonia baseados na cloud".

É de ter em conta que o desenvolvimento de UCaaS é ainda preliminar ou inexistente na maioria dos países. Além dos EUA, que dominam o mercado com uma proporção de mais de três quartos dos utilizadores, o Reino Unido, a Alemanha e o Canadá possuem uma base de utilizadores substancial.

IT CHANNEL Nº 83 DEZEMBRO 2021

IT CHANNEL Nº 83 DEZEMBRO 2021

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.