2021-6-15

SERVIÇOS

Advertorial

Democratização da Tecnologia, as virtudes do Modelo de Negócio XaaS

XaaS, o modelo por si implica o que podemos chamar de democratização da tecnologia, onde passamos a ter acesso à tecnologia na forma de serviço e não produto

Democratização da Tecnologia, as virtudes do Modelo de Negócio XaaS

Paulo Rodrigues, Country Manager, V-Valley

O modelo permite que qualquer empresa ou pessoa possa ter acesso às melhores ofertas num modelo económico perfeitamente acessível, independentemente da dimensão do negócio, faz com que seja possível a globalização da oferta dos nossos serviços, implica igualmente um compromisso de aquisição de conhecimentos por forma a que os serviços que oferecemos sejam fiáveis e cumpram as expetativas de quem os vai utilizar.

A formação toma uma grande relevância no que respeita ao conhecimento das melhoras práticas por forma a sermos capazes de, de forma eficiente, transformar o produto em serviço e entregar serviços de excelência – que é o que, afinal, impacta a reputação da empresa que presta esses serviços.

Devemos igualmente manter-nos atualizados com a cada vez maior oferta de serviços de computação na cloud; economicamente mais atrativos e sem exigência de grandes investimentos em infraestrutura local, estas soluções permitem cada vez mais ter uma oferta a nível de serviços de mobilidade dos colaboradores da empresa, permite ajustes de acordo com as necessidades em função da sazonalidade e / ou especificidade de cada empresa.

As infraestruturas de comunicações que permitem o acesso e a conectividade aos serviços na cloud são essenciais para a competitividade das empresas onde quer que seja a sua localização, com a garantia de boas coberturas e acessibilidades. É o que nos permite globalizar o nosso negócio, sermos igualmente competitivos e detetar oportunidades, deixarmos de ter limitação física. Devemos pensar, abordar e implementar dentro do possível estratégias com mais alcance, que é, afinal, o que este modelo de negócio nos permite.

Criar uma boa estratégia e abordagem ao negócio permite também o acesso a fundos para o desenvolvimento e crescimento da empresa.

Cada vez mais e na realidade atual, a transformação digital deixa de ser algo de que tanto se fala para ser uma realidade. Para as empresas estarem e se manterem competitivas, têm de ser capazes de se transformarem, otimizar os seus processos e os seus custos operativos, investir na aquisição do conhecimento para que sejam efetivamente competitivas. Devemos olhar para a aquisição do conhecimento como um investimento e não um gasto, porque em perspetiva, é o que nos vai permitir entregar serviços de qualidade e ganhar confiança e prestígio junto dos nossos clientes.

Existem grandes expetativas quanto a que oportunidades de acesso aos fundos europeus devemos estar atentos e informados. Muito do que se fala assenta num discurso de uma Europa competitiva – fazemos parte dessa Europa, sempre fomos um país que adotou rapidamente as novas tecnologias. Já não se trata apenas de localização ou dimensão da empresa que presta o serviço, trata-se de podermos construir uma reputação, de entregar com qualidade, sermos criativos e consistentes nos projetos que podemos apresentar como candidatura de acesso aos Fundos Europeus por forma a tornar as nossas empresas mais capacitadas e competitivas, criar um DNA próprio de fácil identificação, assente na qualidade e performance.

As grandes companhias tecnológicas oferecem ao dia de hoje uma multitude de opções de formação, é importante estar atualizado com as ofertas. A aquisição de competências básicas em muitos dos casos é gratuita; esta opção permite como mínimo ajudar-nos a entender que produtos / soluções têm no seu portfólio e de que forma os podemos comercializar. O passo seguinte na direção da especialização em algumas dessas soluções é um investimento de horas dos funcionários e de economia das empresas, mas sempre em vista de um bem maior que passa pela melhoria da qualidade dos serviços que entregamos e da reputação, tanto dos mesmos, como da empresa que os presta.

 

Conteúdo co-produzido pela MediaNext e pela GTI/V-Valley

TAGS

GTI V-Valley

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.