Luís Silva, Diretor da Unidade de Negócio de Azure, Microsoft Portugal em 2021-6-16

SERVIÇOS

Advertorial

Cloud XaaS e o futuro dos negócios!

Todos os negócios hoje são digitais e o seu sucesso depende em larga medida das funcionalidades e das contínuas inovações que estão apenas disponíveis em Cloud Computing

A adoção de cloud tem vindo a crescer de forma consistente ao longo dos últimos anos e durante a pandemia aumentou de forma exponencial. Muitas organizações sofreram as consequências de não terem aplicações de negócio ágeis, assim como de não utilizarem serviços mais resilientes, tendo tido enormes dificuldades durante as primeiras fases da pandemia. Agora, com a estabilização económica a regressar, começamos a ver uma clara alteração nos comportamentos e um aumento nas prioridades definidas no que respeita à adoção de cloud.

O crescimento na adoção de Cloud Pública, tornou popular e fez crescer o número de soluções disponibilizadas na cloud como Infra- -estrutura como um serviço (IaaS), Plataforma como um serviço (PaaS) e, essencialmente, Software como um Serviço (SaaS). A adoção de soluções SaaS é a que tem tido o maior crescimento em Portugal, sendo a Microsoft líder destacado nesta área. Com a maturidade na utilização de cloud a aumentar, os clientes estão a tornar-se mais exigentes e começam a procurar soluções inteligentes que funcionem como aceleradores para o negócio com acesso rápido a tecnologias inovadoras como, por exemplo, Inteligência Artificial (IA) ou Machine Learning (ML). Nota-se claramente uma alteração de paradigma, no sentido do abandono de aplicações monolíticas em favorecimento de soluções cloud, mais ágeis e mais portáteis, que utilizem microserviços e APIs públicas, que reduzam o esforço de integração entre soluções. É o surgimento de uma nova geração de SaaS ou, se quisermos, um novo conceito em que passamos a ter tudo disponibilizado como um serviço ou Cloud XaaS (em que o X é substituído pelo nome da solução).

A lista de soluções Cloud XaaS continua a aumentar, sendo alguns dos exemplos mais populares:

  • CaaS (Communications as a Service): Conhecido também como comunicações unificadas, consiste na disponibilização de serviços de comunicações (telefone, mensagens instantâneas, conferências, vídeo, etc.).
  • DaaS (Desktop as a Service): Permite o acesso remoto a computadores previamente configurados com todas as aplicações a partir de qualquer localização ou dispositivo.
  • SECaaS (Security as a Service): São disponibilizados serviços de segurança tais como antivírus, gestão de identidades, deteção de intrusões, entre muitos outros.

Mas muitos outros serviços estão a imergir como KaaS (Knowledge as a Service), MaaS (Monitoring as a service), AIaaS (Artificial Intelligence as a service), BaaS (Backup as a Service), DRaaS (Disaster Recovery as a Service), DBaaS (Database as a Service), NaaS (Network as a Service) entre outros. Existe um conjunto de benefícios associados à utilização de Cloud XaaS, tais como:

  • Acessibilidade: Os serviços num modelo XaaS podem ser acedidos a partir de qualquer localização, possuindo apenas como requisito uma ligação à Internet.
  • Complexidade: Os serviços Cloud XaaS podem ser subscritos e utilizados sem a necessidade de implementação de plataformas de computação, aumentando assim, não só a rapidez de disponibilização das soluções, mas também fazendo outsourcing de toda a complexidade associada.
  • Escalabilidade: A utilização de XaaS fornece a possibilidade de crescer de acordo com as necessidades.
  • Flexibilidade: Enorme flexibilidade na escolha de múltiplos serviços XaaS, com diferentes funcionalidades a ser adotadas.
  • Implementação: A disponibilização de serviços em modelo XaaS é normalmente rápida, sem implementações ou configurações extremamente complexas.
  • Inovação: Permite que as organizações se foquem em inovar nas áreas onde são diferenciadoras, sendo que ao mesmo tempo os serviços subscritos de Cloud XaaS estão também em evolução contínua, disponibilizando novas funcionalidades e com foco no aumento da qualidade.
  • Redução de Custos: O pagamento consoante a utilização dos serviços, em vez de avultados investimentos na implementação de infraestrutura e soluções, muitas vezes num modelo CapEx.
  • Segurança: Os serviços possuem um conjunto de serviços de segurança e são configurados de acordo com os requisitos de negócio.

Embora a lista de benefícios seja extensa, existem também alguns desafios dos quais se destaca:

  • Portabilidade de dados: A portabilidade dos dados quando se pretende mudar para outros Cloud XaaS ou para outro fornecedor de cloud pode ser um desafio.
  • Integrações: Dependendo dos serviços utilizados, a integração entre múltiplos serviços pode ser complexa e pode ser afetada, por exemplo, para disponibilização de uma nova versão ou funcionalidade.
  • Descontinuidade: Decisões de descontinuar uma determinada solução XaaS tomadas pelos fornecedores vão afetar todas as organizações que utilizem esses serviços.
  • Conectividade ou Interrupção de serviço: Falhas na conectividade ou um possível erro humano podem afetar a disponibilidade dos serviços XaaS, afetando assim todas as organizações que utilizam esses serviços.
  • Performance: Dependendo dos serviços, pode acontecer que um serviço XaaS possua menos performance do que uma solução equivalente devido a requisitos, por exemplo, de largura de banda.

A facilidade de acesso a soluções como um serviço e a um enorme poder de computação (a todo o tipo de organizações independentemente da sua dimensão) aumentou a competitividade das organizações que, para terem sucesso nos seus negócios, precisam de foco naquilo em que são realmente diferenciadoras, fazendo outsourcing das áreas que não fazem parte das suas competências essenciais. Só assim se tornarão mais eficientes, mais ágeis, reduzindo o risco e fornecendo serviços mais resilientes e de maior qualidade.

É aqui que o Cloud XaaS e a Microsoft podem ajudar!

 

Conteúdo co-produzido pela MediaNext e pela Microsoft

TAGS

Microsoft

IT CHANNEL Nº 83 DEZEMBRO 2021

IT CHANNEL Nº 83 DEZEMBRO 2021

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.