2022-1-04

SERVIÇOS

Fornecedores de IT registam um crescimento de receitas de dois dígitos

Em 2021, os 13 principais fornecedores de IT aumentaram as suas receitas em 10% em relação ao ano anterior, graças ao aumento do investimento tecnológico entre empresas e prestadores de serviços

Fornecedores de IT registam um crescimento de receitas de dois dígitos

O mercado empresarial de IT cresceu fortemente durante 2021, impulsionado pela recuperação da economia e pelo aumento do controlo sobre a pandemia. Isto permitiu que os fornecedores de TI aumentassem as suas receitas e o top 13, que gerou receitas superiores a 25 mil milhões de dólares, aumentou as suas receitas em 10%, no total.

De acordo com as últimas informações publicadas pela Synergy Research, o volume de receitas destas empresas atingiu os 613.000 milhões de dólares, mas o comportamento dos fornecedores tem sido diversificado.

O líder indiscutível em termos de receitas foi a Microsoft, que colheu 120 mil milhões de dólares do seu negócio de IT, seguida da IBM, Amazon, Huawei e Cisco.

Em termos de crescimento das receitas, a Amazon destacou-se dos restantes, com um aumento homólogo de 36%, seguido da Salesforce (25%) e da Microsoft (24%).

No resto do ranking, a melhoria não tem sido tão percetível, com taxas de um dígito, e com empresas que mantiveram ou reduziram as suas receitas. Por exemplo, a Huawei, que registou uma queda de 9% em comparação com o ano passado, ou a IBM, a Fujitsu e a Ericsson, que mantiveram o mesmo nível.

Estes números incluem as receitas finais registadas nos primeiros três trimestres do ano, juntamente com as previsões para o último trimestre, com base nos seus níveis de atividade.

Ao longo de 2021, os maiores segmentos de mercado têm sido infraestruturas de cloud, colaboração, software empresa/SaaS, infraestrutura de data center, infraestrutura de prestadores de serviços e serviços de IT empresariais. E os segmentos que mais cresceram nos últimos 12 meses foram a infraestrutura em cloud, o SaaS, a colaboração e a infraestrutura de data center para prestadores de serviços, um mercado que se manteve forte nos últimos dois anos.

No seu relatório, John Dinsdale, analista-chefe do Synergy Research Group, comenta que "o desempenho dos titãs tecnológicos foi um pouco heterogéneo em 2021, mas a boa notícia é que apenas a Huawei viu a sua receita diminuir e isso deveu-se a fatores que estavam em grande parte fora do seu controlo. Numa vasta gama de mercados tecnológicos empresariais, os fornecedores registaram um crescimento de receitas de dois dígitos".

Os mercados orientados para a cloud e software destacaram-se, impulsionando o crescimento da AWS, Microsoft e Salesforce. Por outro lado, os fornecedores focados em produtos ou infraestruturas locais mais tradicionais continuarão a ter problemas para alcançar um crescimento notável.

ARTIGOS RELACIONADOS

Empresas portuguesas já podem pedir selo da maturidade digital
NEGÓCIOS

Empresas portuguesas já podem pedir selo da maturidade digital

LER MAIS

Empresas estão otimistas em relação a 2022
NEGÓCIOS

Empresas estão otimistas em relação a 2022

LER MAIS

Tendências de mercado IT 2022
OPINIÃO

Tendências de mercado IT 2022

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.