2021-12-02
O IT Industry Outlook 2022 da CompTIA indica que quase oito em cada dez empresas têm perspetivas positivas para o próximo ano - centrado no crescimento e na inovação e não na sobrevivência
As empresas de IT estão otimistas de que haverá um regresso ao crescimento e inovação estratégica no novo ano. Os dados são de um novo relatório divulgado pela CompTIA – IT Industry Outlook 2022 – que revela uma força de trabalho ansiosa por regressar à mentalidade anterior à pandemia, centrada no crescimento e não na sobrevivência do negócio. Nesse sentido, quase oito em cada dez empresas do Canal e 80% dos profissionais de IT têm perspetivas positivas em relação a 2022. Segundo Carolyn April, diretora sénior de análise da indústria na CompTIA, citada pelo IT Reseller, “isto significa que vão intensificar os esforços de vendas e marketing, mover os seus negócios para novas áreas, especialmente serviços de consultoria, e levar o IoT, inteligência artificial e outras oportunidades tecnológicas emergentes mais a sério”. Por outro lado, “também significa que esperam que os clientes retomem os seus investimentos em tecnologia". O relatório inclui dez tendências que são suscetíveis de moldar os modelos de IT, a força de trabalho e o negócio no ano que se avizinha. Por um lado, o local de trabalho mudou, provavelmente, para sempre. A rápida mudança do trabalho tradicional em escritórios para o trabalho em casa expôs as vantagens e desvantagens que as empresas terão de equilibrar no próximo ano. Além disso, muitos colaboradores constataram que as viagens de trabalho não são essenciais – pelo menos não na forma e frequência anterior. Por outro lado, são cada vez mais as preocupações relativamente ao poder de mercado das gigantes tecnológicas e à forma como os dados são tratados. O relatório nota, também, que as oportunidades tecnológicas vão além da instalação de hardware e das licenças de software, com as empresas a integrarem a tecnologia nos seus objetivos a longo prazo. Deverá, ainda, haver um impulsionamento da proatividade na cibersegurança e a reforcem nas empresas para estabelecer novos negócios e incutir confiança nos clientes. O estudo indica que cada vez mais empresas perceberam que a revenda de produtos e serviços na era do mercado de cloud está a desaparecer, pelo que têm a oportunidade de se transformar ou expandir como especialistas em consultoria empresarial, ajudando os clientes a descobrir o que comprar e o que fazer com determinado produto ou serviço, especialmente em áreas como segurança, conformidade e integração tecnológica. O relatório explica que as aplicações continuam a crescer em número e complexidade à medida que as empresas aproveitam a tecnologia para conectar a força de trabalho, chegar a novos clientes e melhorar a produtividade. Noutro plano, os constrangimentos na cadeia de valor, com a escassez de semicondutores, vai levar as empresas a refletir se não será mais sensato manter o inventário, peças e componentes mais perto. Adicionalmente, o negócio deverá mudar devido à análise de dados, pelo que empresas com uma base de dados forte estar à frente dos concorrentes. |