João Capela, IT Consultant, Michael Page em 2021-11-23

OPINIÃO

Liderança

Tendências de mercado IT 2022

No ano de 2022, a pandemia da COVID-19 continuará a ter o seu impacto na sociedade, de várias formas e feitios

João Capela, IT Consultant, Michael Page

Em simultâneo, vivemos num período ascendente no que toca à evolução da tecnologia global. Assim, a virtualização e a digitalização assumem os papéis principais na corrida por um mundo mais tecnológico, culminando no desenvolvimento de novas funções (cada vez mais especializadas) e uma necessidade de adaptação tanto ao virtual como ao digital.

Para muitas organizações, a principal responsabilidade nos últimos tempos esteve na adaptação a uma nova realidade. A verdade é que estes últimos dois anos têm trazido uma mudança verdadeiramente transformadora, quer para as empresas, quer para os profissionais. Ao nível empresarial, os gestores tiveram um papel preponderante na decisão do futuro das empresas: desde a adoção de novas metodologias de trabalho à redefinição do dia-a-dia, como da flexibilidade do local de trabalho ao próprio horário laboral. A importância e necessidade de trazer à tona o paradigma do Work Life Balance foi certamente um dos pensamentos mais prementes de todos os decisores.

O bem-estar dos colaboradores sempre foi foco de atenção pelos empregadores, muito antes da COVID-19. O trabalho à distância dá aos colaboradores uma maior compreensão e preocupação com o seu próprio bem- -estar e, embora esta já fosse uma realidade do sector tecnológico, só agora se veio confirmar como uma real tendência – uma nova realidade. Por outro lado, muitas empresas tiveram de “correr” para conseguir dar resposta às necessidades internas num curto espaço de tempo e, mais uma vez, temos a tecnologia com um papel fundamental, tendo permitido oferecer recursos e uma maior rapidez para que se suprissem as principais dificuldades.

Segundo o artigo The 5 Biggest Technology Trends In 2022, da Forbes, “(…) à medida que avançamos para um novo ano, a necessidade de sustentabilidade, volumes de dados cada vez maiores, velocidades crescentes de computação e de rede começarão a recuperar o seu estatuto como os mais importantes motores da transformação digital”. Vivemos numa era de informação massiva, as organizações prendem-se com dados, em como geri-los e rentabilizar ao máximo os mesmos. Acredito que o foco não passa apenas por armazenamento, interpretação e deployment mas também pela capacidade de reter e contratar profissionais com este tipo de skills tecnológicas.

Funções como Data Scientists, Data Engineers, DevOps, Administradores/ as de Sistemas são posições cada vez mais procuradas no mercado de trabalho, mantendo- se também as típicas funções de Desenvolvimento de Software e Analytics. Neste campo, existe um dinamismo complexo entre a oferta e a procura, o que proporciona uma permuta entre organizações e profissionais da área de IT. Os objetivos principais passam por reter e oferecer as condições necessárias ao desenvolvimento profissional dos colaboradores, bem como potenciar as empresas.

Relacionando a necessidade de armazenamento de dados e o tratamento dos mesmos, a Inteligência Artificial (IA) está cada vez mais difundida, não apenas em smartphones e assistentes de voz, mas também como impulsionadora de grande parte da automação de processos robóticos, o que tem permitido descentralizar tarefas em alguns departamentos organizacionais. Em todos os setores vemos soluções baseadas em IA, algo que continuará a crescer nos próximos anos. Ao contrário do que muitos pensam, estas tecnologias não irão substituir o ser humano, por sua vez, vão somar esforços para automatizar processos, tornando-os mais produtivos e eficientes. Para os profissionais de tecnologia, ter uma especialização numa destas áreas como machine learning, deep learning e processamento de linguagem, agregará um peso imensurável em qualquer currículo. Não há dúvida de que a automação tem vindo a afetar todas as indústrias, pelo que os líderes empresariais devem preparar as suas organizações para a natureza mutável do trabalho.

Cada vez mais a cloud é abordada como um next step ao nível da eficiência económica e facilidade de armazenamento de dados por parte das organizações. Este tipo de tecnologia tem ajudado a abrir os dados e análises à constante informação. Para as empresas e profissionais que utilizam este tipo de tecnologia, o foco será definir os tipos e a escala dos recursos fornecidos, influenciando a movimentação de dados, armazenamento e análises e estabelecendo um desenvolvimento robusto, com mais segurança e organização. Atualmente, para os profissionais que estejam ligados a IaaS, desenvolver e implantar recursos especializados em diversos ambientes será mais importante do que expandir a gama de soluções abrangentes.

Concluindo, podemos dizer que as empresas tech irão expandir- se rapidamente, resultando em novos empregos, novas formas de trabalho e novos modelos de negócio. Estas organizações responderão de forma criativa às mudanças, seja na procura dos consumidores, seja nas metodologias antigas que rapidamente serão ultrapassadas. A evolução do negócio encontrará forma de aumentar a produtividade humana com máquinas e foco estará menos nos trabalhos que os profissionais realizam, mas sim nas skills que as pessoas e a tecnologia têm para oferecer. Como sociedade, acredito que continuaremos, sem dúvida, a aproveitar esta nova abertura à flexibilidade, agilidade e pensamento inovador, adaptando-nos a um mundo em constante mudança e desenvolvimento no qual queremos prosperar.

Recomendado pelos leitores

A caminho da metaverse empresarial
OPINIÃO

A caminho da metaverse empresarial

LER MAIS

CAOS Digital: A Reinvenção como a única estratégia de sobrevivência
OPINIÃO

CAOS Digital: A Reinvenção como a única estratégia de sobrevivência

LER MAIS

A proposta de Regulamento da IA da Comissão Europeia e os seus constrangimentos globais
OPINIÃO

A proposta de Regulamento da IA da Comissão Europeia e os seus constrangimentos globais

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 83 DEZEMBRO 2021

IT CHANNEL Nº 83 DEZEMBRO 2021

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.