2018-11-15

SEGURANÇA

Check Point assinala 25 anos de cibersegurança

A Check Point assinalou 25, num encontro com a imprensa onde deu a conhecer a sua visão holística de proteção às ciberameaças de larga escala e multivetor

Check Point assinala 25 anos de cibersegurança

Rui Duro, sales manager da Check Point

A cibersegurança entrou no quotidiano e no léxico corporativo no final da década de 80 do século passado, com as primeiras soluções de antivírus, que procuravam debelar ataques maliciosos que aconteciam através de uma propagação lenta e física, via floppy disks máquina a máquina, potenciando a criação dos produtos de software anti-vírus. Nesta primeira geração de ataques não se conseguia sonhar com o desenvolvimento exponencial que este tipo de atividade teve ao longo dos anos.

Em 1994, a Check Point Software, apresentou no mercado a sua primeira solução de firewall, a qual monitorizava cada pacote de dados no seu contexto de envio para bloquear qualquer tentativa de tráfego malicioso. Com esta solução iniciava-se a segunda grande geração de cibersegurança, onde as empresas começavam a dar os seus primeiros passos na internet e no uso de ferramentas digitais de comunicação (ex.: email). Neste contexto a conjugação de software de anti-vírus com uma solução de firewall apoiava a proteção das empresas nesta nova fase de integração das suas redes e sistemas de informação à Internet.

Com a chegada do novo milénio, assistimos também à passagem para a terceira geração de cibersegurança, onde os atacantes começaram a explorar as diversas componentes das infraestruturas de TI, quer através de falhas nos sistemas operativos, aplicações e mesmo hardware. É nesta fase que se vê o aparecimento de diversos players no mercado global na área de cibersegurança, trazendo soluções específicas para cada tipo de ataque com consolas de gestão isoladas, que levaram a um aumento natural de complexidade às infra-estruturas de segurança e um maior período de resposta a potenciais ataques.

Com o início da atual década os ataques atingiram níveis de sofisticação e de organização à escala global, que se tornaram muito difíceis de ser percebidos pelos colaboradores das organizações, com recurso não só a malware via e-mail, como também embebido em documentos de diversos formatos populares, com uma facilidade de propagação instantânea no momento em que o utilizador inadvertidamente abrisse o documento anexo.

Mas outros dispositivos de armazenamento cada vez mais portáteis, como pens usb, se tornaram mais populares e perigosas para a dispersão e roubo de informação nas organizações. Esta quarta geração de ataques, tornou obsoleta as soluções de segurança baseadas somente na deteção, devido a muitos destes ataques não suceder de imediato e deixarem as organizações vulneráveis durante largos períodos de tempo até à ativação final do ataque. Em paralelo, para combater este tipo de situações maliciosas, foram desenvolvidas soluções sandboxing, desenvolvidas para poder combater esta exploração de informação desde o dia 0 (zero-day attacks). Isto tornou ainda mais complexo o ecossistema de segurança das organizações.

De acordo com a Check Point Software, encontramo-nos atualmente numa nova geração de ciberataques e consequentemente uma quinta geração de soluções de cibersegurança. Nesta atual geração vemos uma maior sofisticação da atividade cibercriminosa com ataques de larga escala, multi-vector, onde todos os dispositivos existentes no ecossistema corporativo podem ser uma porta de entrada, desde o e-mail até ao aparelho de receção de fax.

Segundo o último 2018 Security Report da Check Point Software, 97% das organizações encontram-se num estágio muito insipiente de proteção, recorrendo somente a software anti-vírus e firewalls, estando assim somente protegidas contra ataques de segunda e terceira geração para proteger as suas infraestruturas. É de destacar que somente 21% dos inquiridos usam ferramentas de sandboxing e anti-bit para se protegerem contra-ataques de quarta geração. Globalmente existem somente 3% das organizações que já adotaram funcionalidades de prevenção de ameaças com uma visão integrada que permita assegurar os diversos ambientes e ecossistemas físicos, móveis e cloud que compõem a infraestrutura de TI das organizações.

Rui Duro, Responsável Comercial da Check Point Software em Portugal refere “que já não podemos esperar mais que se criem soluções seguras que consigam responder a potenciais ataques de forma reativa. A palavra de ordem é Prevenção, através de tecnologias zero-day que nos permitam assegurar uma análise proteção das infraestruturas, quaisquer que elas sejam, de forma inteligente, automática e integrada.”

Nesta nova geração de cibersegurança as organizações estão a passar de softwares de segurança isoladas para soluções integradas e consolidadas que permitem uma gestão clara, simples e intuitiva de toda a infraestrutura, nos seus diversos níveis, que permite uma melhor monitorização e rapidez de resposta.

A arquitetura integrada da Check Point Software disponibiliza uma proteção em tempo real contra ameaças conhecidas e desconhecidas, melhorando a capacidade de prevenção avançada de ameaças e de ação contra-ataques zero-day. Esta utiliza também uma solução de inteligência e monitorização de ameaças partilhada com toda a infraestrutura, redes endpoints, ambientes cloud e móveis para mitigar e eliminar qualquer brecha existente na rede. Esta capacidade de eliminação de brechas é crítica, devido à automatização inteligente dos ciberataques, através de bots que monitorizam toda a infraestrutura em busca de pontos fracos. O recurso a Inteligência Artificial (AI) e a modelos de Machine Learning que conseguem reconhecer as alterações bruscas de padrão dos ataques, automatizando a resposta defensiva é fundamental.

O responsável da Check Point conclui: “esta rápida evolução dos ciberataques também levou a um forte investimento e desenvolvimento por parte das equipas que trabalhem em cibersegurança, ao longo destes 25 anos. A criação de novas formas de proteção contra as constantes mutações das ciberameaças é um desafio que na Check Point é levado muito a sério e que há 25 anos faz parte do nosso dia a dia criando soluções da próxima geração e ainda mais inteligentes, para que possamos manter o futuro mais seguro".

 

ARTIGOS RELACIONADOS

Check Point disponibiliza SandBlast para o setor da educação
SEGURANÇA

Check Point disponibiliza SandBlast para o setor da educação

LER MAIS

Check Point reconhecida pela Gartner em Enterprise Network Firewalls
SEGURANÇA

Check Point reconhecida pela Gartner em Enterprise Network Firewalls

LER MAIS

Recomendado pelos leitores

Check Point anuncia colaboração com a Microsoft
SEGURANÇA

Check Point anuncia colaboração com a Microsoft

LER MAIS

Ciberameaças aumentam investimentos em cibersegurança das empresas europeias
SEGURANÇA

Ciberameaças aumentam investimentos em cibersegurança das empresas europeias

LER MAIS

Fortinet apresenta atualização no sistema operativo de segurança de rede
SEGURANÇA

Fortinet apresenta atualização no sistema operativo de segurança de rede

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.