João de Sousa em 2015-1-14

OPINIÃO

Sobre o livro de Ernst Lohoff e Norbert Trenkle

A grande desvalorização. Porque a especulação e dívida pública não são as causas da crise

O livro de Lohoff e Trenkle não irá ter a mesma visibilidade mediática que o de Thomas Piketty, "O Capital no século XXI". E, para tal, há uma eloquente justificação. Lohoff e Trenkle não fazem uma análise da crise semelhante à que coloniza editores e editoras, de direita ou de esquerda: pelo contrário, mostram que o colapso do modo de produção capitalista é parte do mesmo curso de eventos. Não o suficiente para recolher o aplauso de Krugman e de todos os keynesianos em que a esquerda (e até mesmo a esquerda radical) colocou a sua salvação

A grande desvalorização. Porque a especulação e dívida pública não são as causas da crise

O dinheiro só se torna capital quando se investe para se multiplicar.

O livro está dividido em três partes:
. A primeira, mais teórica, é assinada por Norbert Trenkle e tem como objetivo mostrar "Os limites da valorização do capital no momento da terceira revolução industrial".
As duas secções seguintes, escritas por Lohoff, "A lógica do capital fictício" e "desenvolvimento histórico do capital fictício", são especificamente dedicadas à evolução histórica das últimas décadas. Apesar de alguns pontos e preconceitos, de ambos os autores, serem questionáveis, a tese fundamental que defendem merece alguma reflexão.

Aí se encontra, desenvolvida, uma análise mais rigorosa e sistemática, defendida pelo autor desta análise em 1997 em "The End of Work and Globalization: a crise do capitalismo" (incluindo a fase aberta em 2007 / 2008, com o estouro da bolha especulativa do subprime e do colapso do Lehman Brothers) a tese de que a crise não é o resultado das loucuras do capitalismo financeiro especulativo, mas uma expressão da crise geral do modo de produção capitalista num momento em que a acumulação de capital não pode ser feita sem o aumento da produção de capital fictício - formando um "esquema Ponzi", segundo a expressão desses dois autores. Se alguém concorda com Marx de que o capital é o "controller" que só funciona pelo "aumento de valor", o modo de produção capitalista entra em crise quando a valorização desse valor já não pode ser feita.

O desenvolvimento de "capital fictício" (crédito, sociedades de economia e especulações sobre títulos) é a maneira que o capital inventado encontra para superar as suas próprias limitações. Capital fictício, cujo retorno é baseado na boa vontade das expectativas ainda não realizadas, e se ainda tem acompanhado, mais ou menos, a ascensão do modo de produção capitalista, está agora a tomar o centro do palco: longe de ser a causa da crise, este desenvolvimento do capital fictício é precisamente o que até agora tem evitado o colapso de todo o sistema.

As segunda e terceira partes analisam o desenvolvimento histórico concreto do capital fictício, ou seja, de todos os títulos de propriedades que são elegíveis para os lucros futuros. A partir deste ponto de vista, os números são simplesmente enormes.

Em 1980, a riqueza monetária acumulada mundial foi estimado em 12 triliões de dólares. Em 2010, a soma chegaria a 214.000.000 milhões de dólares. Obviamente tal produção de riqueza monetária pode vir da "economia real".

Compreender esta tendência é a forma como pode o capital fictício voltar à natureza do dinheiro. Para tal, Lohoff mostra a análise marxista da commodity. A mercadoria não é uma coisa - não é uma coisa material, um bem - mas uma relação social e, como tal, é uma coisa "metafísica" Marx (ver Capital I, Seção I - para apresentação, Marx seminário Universidade Popular da Evreux ).
Então, o dinheiro, como representante da riqueza social abstrata não é uma coisa - que seria dotada de propriedades extraordinárias como um projeto puramente fetichista - não um mero símbolo do valor criado exclusivamente para facilitar a troca de mercadorias como na economia vulgar.

O dinheiro é uma relação social: Por isso, considera que é necessário distinguir dois tipos de mercadorias. Bens como carros ou televisões que são comercializados no mercado por causa de seu valor de uso são bens de ordem 1. Devemos distinguir radicalmente esses bens de outros também presentes no mercado, que conferem um direito da boa vontade e ações, títulos, várias formas de dívida; 2. Ela mostra a diferença essencial entre estes dois tipos de bens: quando um comprador adquiriu o seu frigorífico, o vendedor recebe o dinheiro mas renuncia a qualquer direito aos bens vendidos e o comprador renuncia por seu lado a qualquer outro uso do dinheiro que deu ao vendedor. Ele é dono do frigorífico, mas não de mais que o valor de uso possível do dinheiro que deu. Na aquisição de um título (ação, etc.), é bem diferente. O comprador de uma ação não perde o valor de uso do dinheiro mas, pelo contrário, agora tem o valor prático das funções do dinheiro como capital. O dinheiro escondido debaixo de um colchão não é capital; o dinheiro só se torna capital quando se investe para se multiplicar.

Ficha
La grande dévalorisation. Pourquoi la spéculation et la dette de l’État ne sont pas les causes de la crise.
Par Ernst Lohoff et Norbert Trenkle. Traduit de l’allemand par Paul Braun, Gérard Briche et Vincent Roulet.
Éditions « Post-éditions », 2014

(Análise da recensão de Denis Collin)

Recomendado pelos leitores

A vulnerabilidade esquecida
OPINIÃO

A vulnerabilidade esquecida

LER MAIS

Importância de atualizar as redes empresariais com soluções baseadas na cloud
OPINIÃO

Importância de atualizar as redes empresariais com soluções baseadas na cloud

LER MAIS

AI e a nova escala da hiperescala
OPINIÃO

AI e a nova escala da hiperescala

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 105 MARÇO 2024

IT CHANNEL Nº 105 MARÇO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.