O ano de 1974 teve, em Portugal, o significado de uma mudança com implicações profundas na estrutura da sociedade. A um nível tecnológico global, 1974 foi marcado também pela introdução do protocolo TCP, que constitui a base sobre a qual assenta a atual Internet. É compreensível que bases estabelecidas há 47 anos não permaneçam estáticas
O impacto da tecnologia, especialmente da Inteligência Artificial (IA) no setor jurídico surge frequentemente em discussão. Sendo indiscutível o impacto que esta tem na sociedade, passando-se ao setor jurídico, é comum perguntar-se sobre a sobrevivência dos advogados face à evolução tecnológica. Serão estes agentes da lei uma espécie em vias de extinção?
Há sensivelmente 18 meses que a sociedade como a conhecíamos sofreu, por conta da pandemia que ainda vivemos, profundas alterações
Olhando para 2021, é importante reforçar as áreas de crescimento. O setor público representa uma grande oportunidade, se abordado corretamente. É quem mais gasta em TI e telecomunicações. Em Portugal, 18% do montante global de subvenções do Plano de Recuperação e Resiliência deverá ser concentrado na Transição Digital do país
A aceleração digital permitida pela cloud cumpre a função e o valor dos dados corporativos. Embora o lançamento e a implementação do Gaia-X confirme, para as organizações europeias, a necessidade de protegerem e controlarem os seus dados - e com razão -, somente uma abordagem aberta que seja tecnológica, operacional e económica irá permitir-lhes inovar e crescer de forma sustentável, com total confiança
Quando a Netflix indica filmes baseados no nosso perfil, a Spotify nos cria rádios, e a Amazon nos inunda de sugestões, que têm como mote o histórico de compras e preferências, raramente paramos para pensar nas plataformas que estão por detrás de tais rasgos de clareza artificial
Passado mais de um ano do primeiro caso de COVID-19, podemos ter tendência a considerar que os movimentos de transformação que vivemos decorrem, direta ou indiretamente, da situação pandémica que vivemos
Não existe uma fórmula mágica para obter melhores resultados em vendas. Mas, se há algo que não pode ser negligenciado, é sem dúvida a forma como as empresas gerem e alimentam o seu pipeline comercial, sobretudo em momentos de crise
A adoção das tecnologias cloud por grande parte do mercado global era já considerada inevitável, no entanto, a pandemia causada pela COVID-19 e a crise económica resultante foram um catalisador de uma maior e mais rápida mudança, obrigando as organizações a procurarem soluções que lhes permitam garantir a resiliência da empresa e seus processos
A atual realidade da pandemia de COVID-19 mudou completamente as ideias, pré-concebidas, de um local de trabalho tradicional e de diversos departamentos