Sofia Santos, Manager Information Technology da Michael Page em 2022-11-23
As TI sustentáveis ou verdes não são novidade. Na verdade, tem sido um tema de discussão entre os líderes já há vários anos.
Mas o conceito de sustentabilidade em geral, que as Nações Unidas definem como “satisfazer as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazer as suas próprias necessidades”, é algo que as pessoas e organizações estão a dar mais prioridade do que nunca - e por uma boa razão. As preocupações com o ambiente e as alterações climáticas estão à frente e no centro entre os líderes mundiais, grupos de defesa ambiental e a sociedade em geral. Pelo menos, assim aparentam. Os executivos e conselhos de administração das empresas querem que as suas organizações façam a sua parte - ou pelo menos sejam vistos como a fazer a sua parte - para ajudar. Contudo, TI sustentável é um termo muito abrangente. No sentido mais lato, TI sustentável refere-se aos esforços para assegurar um impacto positivo no ambiente no que diz respeito à produção, utilização e eliminação de tecnologia. Mas, tal como acontece com muitos outros termos em tecnologia, as definições irão variar dependendo de quem as fornece. Ainda assim, a maioria das definições centra-se bastante na utilização de energia e nas emissões de carbono, ou melhor, na redução das mesmas. Porém, as TI sustentáveis também incluem tópicos como a redução de resíduos, gestão do fim do ciclo de vida dos produtos, e tópicos do foro social relacionados com o aprovisionamento sustentável, como a proteção dos direitos humanos. Por exemplo, as práticas de TI sustentáveis podem incluir a análise do consumo de energia do centro de dados, bem como tecnologias facilitadoras, tais como software que facilita práticas empresariais mais sustentáveis através da funcionalidade e dos conhecimentos que proporciona. É evidente que alguns dos principais incentivos estão relacionados com os impactos financeiros. Assim, as tecnologias sustentáveis podem aumentar a eficiência dos serviços de TI (e aumentar a eficiência global das empresas) utilizando tecnologias como a rastreabilidade, a análise, a inteligência artificial e as energias renováveis - e a questão é agora uma iniciativa de grande importância para a maioria dos CEO/CIO de muitas empresas, sendo que várias empresas já estabeleceram KPI estratégicos para a medição de desempenho ligados à sustentabilidade da organização de TI. Os investimentos em tecnologia sustentável podem ser compensados pelo fornecimento de novas áreas de crescimento. Por exemplo, a Ocean Infinity aqui em Portugal utiliza modelos alimentados por Inteligência Artificial para melhorar a eficiência da navegação marítima. A sustentabilidade também se tornou algo como um diferencial competitivo - de facto, está ao mesmo nível da confiança da marca entre os inquiridos. A pandemia trouxe à superfície uma série de tendências sociais tais como o desejo de mudar a forma como os empregados trabalham e a fragilidade das cadeias de fornecimento globais de longa distância. Mais recentemente, a invasão russa da Ucrânia tem visado os fatores macroeconómicos que os CEOs enfrentam atualmente. O que conseguimos observar é que existe muito interesse na sustentabilidade, mas por agora há mais fumo do que fogo. Algumas empresas têm agora responsáveis pela sustentabilidade mas continuam a representar uma minoria. Enquanto algumas empresas estão dispostas a fazer o investimento para alcançar uma postura de sustentabilidade, muitas organizações não estão a fazer o investimento, ou pelo menos não estão a fazer um investimento suficiente. No que diz respeito às TI sustentáveis, seria interessante se as empresas se concentrassem nas infraestruturas de TI e nos serviços no local de trabalho e dessem prioridade aos investimentos tecnológicos com base numa estratégia empresarial global como os serviços em nuvem para aumentar as taxas de utilização de recursos partilhados e reduzir os impactos ambientais; software empresarial de gestão de emissões de gases com efeito de estufa para facilitar a recolha, análise e comunicação de dados de emissões passadas, presentes e futuras; uma cadeia de fornecimento bloqueada para proteger, verificar e rastrear transações, por exemplo, para assegurar o sourcing ético. O grande problema que permanece é a definição desta sustentabilidade. Muitas organizações estão agora a sentir a pressão de potenciais regulamentações, especialmente em áreas duramente atingidas pelas alterações climáticas. Este tipo de medidas leva a que algumas empresas optem por definir as suas próprias medidas de sustentabilidade que acabam por ser uma fachada, disfarçando o tão pouco que está a ser feito pelo nosso planeta.
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