Diana Ribeiro Santos em 2022-3-15

NEGÓCIOS

Case Study

Solução SAP FSM auxilia a CaetanoBus no controlo da operação de after sales

Com o novo posicionamento da CaetanoBus nasce a necessidade, e também a oportunidade, de fazer a gestão dos contratos de manutenção e assistência técnica, que passa assim a ser uma nova área de negócio da CaetanoBus

Solução SAP FSM auxilia a CaetanoBus no controlo da operação de after sales

O desafio

A CaetanoBus é uma empresa que se dedica à produção e comercialização de autocarros e que nasceu com a génese do Grupo Salvador Caetano em 1946.

Vive atualmente uma fase de transformação, evoluindo de fabricante de carroçarias para produto integral (OEM) na área da mobilidade elétrica, com autocarros urbanos e de aeroporto 100% elétricos e a hidrogénio. Com este novo posicionamento nasce uma nova área de negócio, os contratos de manutenção e a obrigação de os executar em várias geografias.

Anteriormente, existia um sistema de registo, usado pelos técnicos no terreno, que não comunicava com o SAP ECC. Apenas se fazia um registo “estático” de algumas atividades, sem consumo de peças e/ou afetação de tempos reais de trabalho, sendo um sistema isolado e sem integração.

Posto isto, a CaetanoBus necessitava de uma solução que permitisse o controlo da operação de after sales para a nova área da empresa dedicada a autocarros elétricos e de hidrogénio, nomeadamente para a gestão dos contratos de manutenção e reparação a nível nacional e internacional.

A solução

O SAP Field Service Management é uma solução essencialmente vocacionada para a gestão de equipas no terreno, que necessitam de mobilidade, de uma solução fácil de utilizar, que faça uma gestão de prioridades, com capacidade para trabalhar online e offline e que se integre em tempo real com o sistema ERP (seja SAP ou outro) para gestão de tempos, consumos de material e integração financeira. Possui um portal de self-service que permite criar pedidos de assistência e acompanhar o estado de cada pedido.

Para Tiago Fernandes, Senior Solution Advisor da SAP, a grande vantagem desta solução assenta na capacidade de disponibilização de informação de negócio em regime de mobilidade, como por exemplo ordens de serviço, materiais a serem usados, tipologia de intervenção, para poder ser usada pelas equipas de field service integradas nos processos de negócio disponíveis no ERP SAP do Grupo Salvador Caetano. Outro aspeto relevante é permitir aos gestores operacionais a possibilidade de acompanhar as atividades de field service em tempo real, desmaterializando todo o processo de faturação, gestão de garantias, requisições de compra, entre outros processos integrados.

“A solução de FSM da SAP é uma solução madura, com bastantes clientes por todo o mundo e está em constante atualização devido ao roadmap evolutivo que a SAP se comprometeu no desenvolvimento da mesma”, refere.

“Esta foi a primeira implementação em Portugal da solução SAP Field Service Management, mas não a primeira solução implementada pela equipa SAP da EY Portugal. A aposta da EY em soluções inovadoras SAP tem-se revelado um sucesso, permitindo trazer valor acrescentado aos seus clientes e posicionar a EY num patamar diferenciador de inovação, que potencia a EY como Parceiro estratégico global da SAP”, explica Victor Santos, Diretor da equipa de Consulting da EY e líder de toda a equipa de Technology Solution Delivery com as soluções SAP.

Os resultados

Pedro Cordeiro, Director After Sales da CaetanoBus mostra-se satisfeito com esta solução e afirma haver cerca de 15 técnicos no território nacional a utilizar em pleno a aplicação mobile, sendo que ainda estão na fase de implementação na área internacional.

“Já conseguimos enviar relatórios com as evidências de execução de manutenção para os nossos clientes e fazemos as calendarizações das atividades/campanhas com afetação ao técnico”, diz.

Ainda assim, considera que necessitam de solidificar a implementação junto das suas equipas, para que o data acquisition seja garantido e que se possam medir com maior segurança os KPI. “Já temos também o dashboard operacional montado e vamos começar já no próximo mês a divulgar internamente os resultados”, indica. “Ainda assim, há um ganho que já conseguimos medir, o tempo de faturação, que diminui em proporção da quantidade de viaturas por contrato. Como exemplo, num contrato de 15 viaturas, a faturação demora três minutos, enquanto com o processo antigo demoraria 45 minutos”, conclui.

Recomendado pelos leitores

Ciberataques e retenção de talento são os principais riscos para empresas portuguesas
NEGÓCIOS

Ciberataques e retenção de talento são os principais riscos para empresas portuguesas

LER MAIS

SAP distingue Parceiros com melhor desempenho em Portugal
NEGÓCIOS

SAP distingue Parceiros com melhor desempenho em Portugal

LER MAIS

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante
NEGÓCIOS

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.