2016-2-02

BIZ

Organizações que apostarem na vertente humana terão mais sucesso na economia digital

A Accenture realizou um estudo global sobre tendências tecnológicas, onde indica que as pessoas são fundamentais para as organizações que pretendam ser bem-sucedidas na era da economia digital

Organizações que apostarem na vertente humana terão mais sucesso na economia digital

À medida que os avanços tecnológicos aceleram de forma crescente, afetando diretamente a força de trabalho, as empresas devem focar-se em capacitar os seus profissionais, parceiros e consumidores a tirarem o maior benefício possível da inovação. As organizações bem-sucedidas terão uma grande capacidade de criar novas ideias, de desenvolver produtos e serviços inovadores e ser disruptivas.

“No estudo Accenture Technology Vision 2016 identificámos cinco tendências tecnológicas fundamentais para o sucesso digital”, indica Pedro Lopes, managing director da Accenture Technology. “O termo digital também inclui as pessoas e um dos principais pontos do estudo deste ano assenta exatamente na sua importância. As organizações digitais poderão capacitar e formar os seus colaboradores em novas competências que lhes permitam retirar mais partido da tecnologia, e gerar assim melhores e maiores resultados de negócio".

Ao mesmo tempo, noutro inquérito conduzido pela Accenture, que contou com a presença de mais de 3.100 executivos globais das áreas de gestão e IT, chegou-se à conclusão que 33 por cento da economia global sofre já o impacto do digital. Adicionalmente, 86 por cento dos inquiridos preveem que o ritmo de mudança tecnológica aumente muito significativamente nos próximos três anos.

O "Accenture Technology Vision 2016" salienta que as organizações sentem-se ultrapassadas pela velocidade da tecnologia, sofrendo do chamado “choque da cultura digital”. Para ultrapassarem este obstáculo, a Accenture indica que as empresas devem adotar uma estratégia que dê prioridade às pessoas e que lhes permita criar novos modelos de negócio rumo à disrupção digital.

Cinco tendências tecnológicas sinalizadas pela Accenture

Neste relatório, a Accenture identifica cinco tendências tecnológicas baseadas na prioridade das pessoas, fundamental para o sucesso na economia digital, tais como a adoção, por parte das empresas, de tecnologias de automação, impulsionadas por inteligência artificial (IA), robótica e realidade aumentada, com o objetivo de desenvolver interação entre pessoas e máquinas que promovam a produtividade, alterando a forma como os seus negócios operam e se desenvolvem. O estudo revelou que 70 por cento dos inquiridos reconhecem ter aumentado o investimento em IA comparativamente com há dois anos atrás, e 55 por cento preveem utilizar de forma extensa soluções de machine learning e integração de IA.

A criação de ambientes altamente adaptáveis e preparados para a mudança deve ser também uma estratégia a adotar, por parte das empresas, de modo a permitir-lhes responder à disrupção da era digital. A vantagem competitiva que esta “força de trabalho líquida” oferece é vasta, tendo os executivos indicado que “ter disponíveis os recursos certos, com o conhecimento necessário para realizar uma determinada tarefa” é uma das cinco caraterísticas mais importantes que procuram num colaborador com funções digitais. No entanto, outras qualidades, como a “aprendizagem rápida” ou a “capacidade de adaptação”, são ainda mais prioritárias.

Os líderes de cada setor estão a tirar o máximo partido do poder da tecnologia, desenvolvendo modelos de negócio com base em plataformas para obter novas oportunidades de crescimento. O impacto desta nova realidade pode dar origem à alteração macroeconómica global mais profunda desde a Revolução Industrial. Esta ideia é reforçada por 81 por cento dos inquiridos, que admitem que os modelos de negócio baseados em plataformas fizeram parte da sua estratégia de crescimento nos últimos três anos.

A criação de bases para a próxima onda de disrupção, unindo mercados e eliminando as fronteiras entre cada indústria é outra tendência que deve ser seguida pelas organizações, que poderão prever de forma proactiva qual a trajetória destes ecossistemas e assim alcançar vantagens competitivas. Esta disrupção de ecossistemas já é real, com 81 por cento dos entrevistados a referirem estar a sentir estas alterações no seu próprio setor.

De acordo com 83 por cento dos inquiridos, a confiança é um pilar fundamental na economia digital. Para alcançar a confiança dos indivíduos, ecossistemas e reguladores neste novo enquadramento, as organizações devem focar-se na ética digital como uma estratégia essencial, dado que a mera garantia de maior segurança já não é suficiente.

ARTIGOS RELACIONADOS

Accenture e SAP estabelecem parceria para o desenvolvimento e comercialização do S/4 Hana
BIZ

Accenture e SAP estabelecem parceria para o desenvolvimento e comercialização do S/4 Hana

LER MAIS

Estudo Accenture: Empresas recorrem a fornecedores externos para a transformação digital
BIZ

Estudo Accenture: Empresas recorrem a fornecedores externos para a transformação digital

LER MAIS

Accenture Oracle Business Group chega para impulsionar transformação digital das empresas na Cloud
CLOUD

Accenture Oracle Business Group chega para impulsionar transformação digital das empresas na Cloud

LER MAIS

Recomendado pelos leitores

Chip7 celebra 30 anos com aposta no crescimento de lojas, comércio online e mercado B2B
BIZ

Chip7 celebra 30 anos com aposta no crescimento de lojas, comércio online e mercado B2B

LER MAIS

Eaton lança campanha para atualizar sistemas UPS
BIZ

Eaton lança campanha para atualizar sistemas UPS

LER MAIS

Empresa portuguesa anuncia Parceria com o CERN
BIZ

Empresa portuguesa anuncia Parceria com o CERN

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 107 MAIO 2024

IT CHANNEL Nº 107 MAIO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.