Maria Beatriz Fernandes em 2021-9-21

NEGÓCIOS

Microsoft Portugal anuncia planos para o ‘Back to Business’

A Diretora-Geral da Microsoft Portugal, Paula Panarra, destacou o crescimento do Canal de Parceiros Microsoft, o regresso ao trabalho em modelo híbrido, os planos de inclusão e diversidade e a expansão dos escritórios descentralizados de Lisboa

Microsoft Portugal anuncia planos para o ‘Back to Business’

A Microsoft Portugal apresentou as principais apostas e novidades no regresso ao trabalho. Num Back to Business virtual, a Diretora-Geral da Microsoft Portugal, Paula Panarra, abordou o regresso aos escritórios em soft opening, o crescimento do Canal de Parceiros e o desenvolvimento de um estudo para perspetivar a expansão da empresa para um novo escritório, deslocalizado de Lisboa, como resultado do crescimento do negócio e da equipa de colaboradores. 

A Microsoft está a regressar aos escritórios, num modelo de soft opening, onde o trabalho a partir de casa ainda é o recomendado, mas que permite aos colaboradores o trabalho a partir dos escritórios. Nesse sentido, a tecnológica implementou um conjunto de medidas para garantir a segurança sanitária dos colaboradores, das quais destaca um questionário de verificação do estado de saúde, a marcação de lugar, a utilização obrigatória de máscara em toda a permanência no escritório, o distanciamento de dois metros e a higienização constante das áreas de trabalho. No futuro, a organização planeia implementar o trabalho remoto de 50% como standard para todos os colaboradores. 

A empresa denota a importância do equilíbrio proporcionado pelo trabalho híbrido, que bebe das vantagens do remoto, como a flexibilidade, e as vantagens do presencial, como a colaboração. “A flexibilidade que dermos vai ser um fator de atração de talento” e “as pessoas querem o contacto presencial, mas a flexibilidade do remoto, é uma balanço que tem de ser feito”, disse. 

Apesar da falta de talento tecnológico continuar a desafiar as organizações, desde o início da pandemia, a Microsoft recrutou 440 pessoas em Portugal, tendo neste momento em aberto 218 vagas nas mais variadas áreas tecnológicas. De acordo com Paula Panarra, a Microsoft reconhece “em Portugal o talento e a capacidade para continuar a crescer a nossa operação. Vamos ter de sair de Lisboa para o fazer, seja através de outro escritório ou de trabalho remoto, são estas alternativas que estamos a estudar”.

Panarra destacou a necessidade de desenvolver alternativas que desenvolvam mais capacidades tecnológicas ou upskilling. No âmbito do Back to Business, a Microsoft partilhou um balanço dos seus programas de formação e capacitação, garantido, por exemplo, através do programa Global Skills Inititative, com o qual a Microsoft já ajudou, desde junho de 2020, 271 mil portugueses a adquirir competências digitais em várias áreas de qualificação, número que superou o objetivo inicial de capacitar até 100 mil pessoas em todo o país em 2020. 

A equipa conta com 20% de colaboradores internacionais, percentagem que reflete a cultura da empresa de inclusão e diversidade – “Temos dentro de casa uma riqueza muito grande, com pessoas de varias nacionalidades”. Segundo a Diretora-Geral, um dos pilares centrais da empresa é “empower every person” e, neste âmbito, a tecnológica anuncia o lançamento do grupo Disability at Microsoft em Portugal.

A iniciativa pretende capacitar o tecido empresarial e a economia para uma maior integração de pessoas com deficiência no trabalho, através do desenvolvimento de uma geração de tecnologia mais acessível, refletida nos produtos da Microsoft e nas ferramentas e serviços que apoiam os programadores de software e fornecedores portugueses. O objetivo é chegar a 2% do workforce de pessoas com deficiência em Portugal, até 2023. 

“Disponibilizamos e incentivamos todas as pessoas a fazerem a formação Principios Fundamentais de Acessibilidade, que, entre outros aspetos, foca a aprendizagem dos conceitos de acessibilidade e demonstra como através da tecnologia poderemos melhorar a inclusão das pessoas com deficiência”, assevera Panarra. É de notar que a Microsoft criou nos últimos dois anos, em Portugal, o GLEAM (Global LGBTQI+ Employees and Allies at Microsoft) que conta com 60 membros e o BAM (Blacks at Microsoft), que integra 32 membros. 

Adicionalmente, a empresa destaca a importância do plano da saúde mental, pelo que a pandemia veio comprovar que o trabalho remoto, pode comprometer o equilíbrio e bem-estar do colaborador, que pode mesmo chegar a níveis de esgotamento digital.  “Estudámos para ajustar as nossas ferramentas às novas condições, para que houvesse mais conforto digital”, como a Microsoft Viva Insights ou a integração da aplicação Headspace, para proporcionar momentos de mindfulness aos colaboradores. 

Tendo em conta o aumento esperado da equipa com a aquisição de novo talento, a Microsoft tem estado a analisar a expansão da operação para uma localização fora de Lisboa, estratégia potenciada pelo modelo de trabalho híbrido. De forma alinhada com o objetivo de potenciar a descentralização de talento, tecnológica anunciou o arranque de um programa para acelerar a transformação digital de startups do interior do país e ilhas, no próximo dia 28 de setembro, em Parceria com o Ministério da Economia e da Transição Digital, StartUP Portugal e Beta-i.

A tecnológica, que conta atualmente com 3.600 Parceiros, um crescimento de 400 Parceiros no último ano, e mais de 1.400 colaboradores (mais 200 no último ano), deu alguns insights da quarta edição do evento nacional da Microsoft, o Building the Future, que acontece entre dia 26 e 28 de janeiro de 2022, de forma sobretudo digital. 

Na terceira edição, primeira digital, o evento contou com a presença de 21 mil participantes, 300 oradores e 12 mil conexões de networking. Os dias do evento dividem-se por motes, num primeiro dia focado no “Beyond e future”, um segundo dia sobre “People e Planet” e o último, com a temática “Education e Skilling”. 

O evento irá reunir decisores, líderes, profissionais da área tecnológica, professores, estudantes, investigadores, programadores e empreendedores, que juntos suportam e constroem o ecossistema da tecnologia. Entre os oradores da próxima edição, a Diretora-Geral anunciou a presença de Mo Gawdat, Nicholas Haan e Ivana Tilca. 

ARTIGOS RELACIONADOS

Microsoft alerta clientes para exposição das suas bases de dados
SEGURANÇA

Microsoft alerta clientes para exposição das suas bases de dados

LER MAIS

Microsoft anuncia lançamento de serviço Windows 365 Cloud PC
SERVIÇOS

Microsoft anuncia lançamento de serviço Windows 365 Cloud PC

LER MAIS

Microsoft lança iniciativa para Parceiros portugueses
NEGÓCIOS

Microsoft lança iniciativa para Parceiros portugueses

LER MAIS

Recomendado pelos leitores

Oramix regista crescimento na área de serviços
NEGÓCIOS

Oramix regista crescimento na área de serviços

LER MAIS

Samsung Portugal reforça equipa
NEGÓCIOS

Samsung Portugal reforça equipa

LER MAIS

CPCEcho assina acordo de Parceria com a Cynet
NEGÓCIOS

CPCEcho assina acordo de Parceria com a Cynet

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 105 MARÇO 2024

IT CHANNEL Nº 105 MARÇO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.