Diana Ribeiro Santos em 2021-9-22

NEGÓCIOS

Análise

Microsoft anuncia criação da Aliança dos Parceiros Microsoft

A iniciativa tem como objetivo garantir que todos têm as competências e oportunidades para continuar a criar ambientes diversificados, priorizar a sustentabilidade nas decisões de negócios e a desenvolver tecnologias responsáveis e éticas

Microsoft anuncia criação da Aliança dos Parceiros Microsoft

Abel Aguiar, Diretor Executivo para Canal e Parceiros da Microsoft Portugal

A Aliança de Parceiros Microsoft é uma iniciativa que nasce no Reino Unido e assenta no princípio de que uma Parceria pode e deve ser mais do que um objetivo de negócio, sendo também a partilha de valores e de formas de atuação das organizações, internamente e no mercado. Portugal foi o segundo país a aderir a esta aliança no espaço europeu.

Valores e objetivos

Existem quatro grandes pilares que regem a Aliança: capacitação digital da sociedade, responsabilidade e ética na inteligência artificial, sustentabilidade ambiental e diversidade e inclusão.

“A Microsoft e todos os Parceiros que aderem à Aliança, trabalham diariamente para que estes quatro pilares sejam uma realidade na nossa sociedade e na nossa economia, através de iniciativas internas às organizações, mas também com clientes, fornecedores, organismos públicos e academia”, explica Abel Aguiar, Diretor Executivo para Canal e Parceiros da Microsoft Portugal.

A Aliança de Parceiros Microsoft em Portugal começou a ser pensada em janeiro de 2021 e conseguiu, desde logo, a adesão de mais de 20 Parceiros. Só em julho, no Microsoft Inspire 2021- a sua conferência mundial de Parceirosé que a iniciativa foi divulgada publicamente e expandida para todos os países da Europa Ocidental. Desde esse anúncio, já foram angariados mais dez Parceiros.

A iniciativa tem como objetivo principal garantir que todos têm as competências e oportunidades para continuar a criar ambientes diversificados, priorizar a sustentabilidade nas decisões de negócios e a desenvolver tecnologias responsáveis e éticas. Pretende-se, ainda, que estes valores sejam partilhados entre o ecossistema de Parceiros, impacte em escala, aumente a lealdade e a adoção de novas perspetivas de negócio e a construção e fortalecimento de relações.

“A nossa expectativa é que o número de Parceiros e profissionais envolvidos continue a aumentar, mostrando a força dos valores e pilares que a Aliança defende e que consigamos impactar a sociedade e a economia através de iniciativas com métricas claras e resultados visíveis, contribuindo para um país mais digital, mais inclusivo, mais ético, responsável e sustentável”.

Principais vantagens de pertencer a esta Aliança

Abel Aguiar acredita que a principal vantagem se prende com o facto de fazer parte de um ecossistema que permite escalar iniciativas para a disseminação de valores, começando nos mais de 20 mil profissionais dos Parceiros que já fazem parte da Aliança e alargado ao impacto que estas iniciativas têm nas entidades com que os Parceiros se relacionam. Outra grande vantagem assenta na partilha de conteúdos pela Microsoft e Parceiros, estabelecimento de metas comuns e divulgação das mesmas.

Também do ponto de vista de negócio existem benefícios. Por exemplo, diversos estudos mostram que empresas com ambientes mais inclusivos são mais produtivas e criativas a médio prazo, ou que uma organização que partilha estes valores tem um employer branding mais forte e, por isso, maior facilidade em recrutar os melhores recursos.

“Por último, quando olhamos para temas como a capacitação digital ou a sustentabilidade, não podemos deixar de reconhecer que estamos a contribuir para um país melhor e a preparar o futuro”, acrescenta.

Critérios de admissão

A Aliança está aberta a qualquer Parceiro Microsoft que partilhe os valores suportados nos quatro pilares e esteja disponível para trabalhar no seu desenvolvimento na sociedade e economia portuguesa. O compromisso é representado pela assinatura de um documento formal.

ARTIGOS RELACIONADOS

Microsoft lança iniciativa para Parceiros portugueses
NEGÓCIOS

Microsoft lança iniciativa para Parceiros portugueses

LER MAIS

Microsoft distingue Parceiros do Ano em Portugal
EVENTOS

Microsoft distingue Parceiros do Ano em Portugal

LER MAIS

Recomendado pelos leitores

Oramix regista crescimento na área de serviços
NEGÓCIOS

Oramix regista crescimento na área de serviços

LER MAIS

Samsung Portugal reforça equipa
NEGÓCIOS

Samsung Portugal reforça equipa

LER MAIS

CPCEcho assina acordo de Parceria com a Cynet
NEGÓCIOS

CPCEcho assina acordo de Parceria com a Cynet

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 105 MARÇO 2024

IT CHANNEL Nº 105 MARÇO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.