2021-5-05

NEGÓCIOS

Mercado mundial de computadores com forte crescimento no trimestre

De acordo com a Canalys, o mercado mundial de computadores teve um crescimento de 53,1% nos primeiros três meses de 2021 quando comparados com o mesmo período de 2020

Mercado mundial de computadores com forte crescimento no trimestre

Os dados mais recentes da Canalys mostram que o mercado mundial de PC (incluindo tablets) cresceu fortemente pelo quarto trimestre consecutivo, com as vendas a aumentar 53,1% ano a ano para 122,1 milhões de unidades. Os Chromebooks e os tablets continuaram a se destacar no início de 2021, registando um crescimento de 274,6% e 51,8% e alcançando volumes de vendas notáveis ​​no primeiro trimestre de 12 milhões e 39,7 milhões de unidades, respetivamente.

Os fornecedores de Chromebook têm visto os seus negócios crescerem cada vez mais, registando números recordes de vendas no primeiro trimestre. A HP liderou o mercado mais uma vez, com um crescimento de 633,7%, impulsionando-a além da marca dos quatro milhões de unidades. A Lenovo ficou em segundo lugar com 3,1 milhões de unidades vendidas, tendo aumentado a produção para ajudar a aliviar os pedidos pendentes de 2020. Acer, Samsung e Dell compuseram o resto das cinco primeiras fabricantes, todas a vender mais de um milhão de unidades.

Vendas mundiais de Chromebook (quota de mercado e crescimento anual)

Fabricante Q1 2021 (Vendas) Q1 2021 (Quota de Mercado) Q1 2020 (Vendas) Q1 2020 (Quota de Mercado) Crescimento Anual
HP 4.364 36,4% 595 18,6% 633,7%
Lenovo 3.108 25,9% 760 23,8% 308,8%
Acer 1.428 11,9% 514 16,1% 178,1%
Samsung 1.200 10% 51 1,6% 2.233%
Dell 1.005 8,4% 503 15,7% 99,9%
Outros 874 7,3% 775 24,2% 12,8%
Total 11.979 100% 3.198 100% 274,6%

Nota: unidades em milhares. As percentagens podem não dar uma soma de 100% devido a arredondamentos.
Fonte: Canalys PC Analysis (sell-in shipments), Maio de 2021

 

“Os Chromebooks são, agora, verdadeiramente um produto de computação mainstream”, explica Brian Lynch, Analista de Pesquisa da Canalys. “Embora o setor de educação ainda responda pela maioria das vendas, a sua popularidade com os consumidores e clientes comerciais tradicionais atingiu novos patamares ao longo do ano passado. A HP e a Lenovo dominam o mercado de Chromebooks, mas o boom foi o resultado de uma maré crescente, permitindo que fornecedores como Acer e Samsung conquistassem participações substanciais no mercado de PC atendendo especificamente à procura de Chromebooks. A Google está agora numa posição forte para trabalhar com seus Parceiros OEM e o Canal para cimentar um futuro promissor para os Chromebooks. Um impulso substancial de mensagens e evangelização, juntamente com a segmentação de tendências de crescimento, como acordos de trabalho flexíveis e pequenas e médias empresas com orçamento limitado, será vital para garantir a longevidade do sucesso dos Chromebooks”.

Quase todos os principais fornecedores de tablets desfrutaram de um crescimento contínuo de vendas no primeiro trimestre de 2021. A Apple ampliou a sua liderança, crescendo 50,3% e despachando 15,2 milhões de unidades, à medida que a última iteração do iPad Air ganhou força com os consumidores. A Samsung manteve a segunda posição com oito milhões de unidades vendidas, representando um crescimento de 59,9%. A Lenovo e a Amazon alcançaram os maiores níveis de crescimento do volume de vendas com 133,5% e 197,9% ano a ano, respetivamente, principalmente devido ao baixo primeiro trimestre de 2020. Huawei, no entanto, sofreu um declínio de 27,9%, principalmente devido à decisão de colocar a antiga marca Honor como uma entidade separada. No entanto, ainda manteve uma liderança saudável sobre os concorrentes para garantir uma posição entre os cinco primeiros.

Vendas mundiais de tablets (quota de mercado e crescimento anual)

Fabricante Q1 2021 (Vendas) Q1 2021 (Quota de Mercado) Q1 2020 (Vendas) Q1 (Quota de Mercado) Crescimento Anual
Apple 15.187 38,2% 10.106 38,6% 50,3%
Samsung 8.000 20,1% 5.002 19,1% 59,9%
Lenovo 3.782 9,5% 1.159 6,2% 133,5%
Amazon 3.453 8,7% 1.620 4,4% 197,9%
Huawei 2.143 5,4% 2.974 11,4% -27,9%
Outros 7.159 18% 5.309 20,3% 34,9%
Total 39.724 100% 26.171% 100% 51,8%

Nota: unidades em milhares. As percentagens podem não dar uma soma de 100% devido a arredondamentos.
Fonte: Canalys PC Analysis (sell-in shipments), Maio de 2021

 

“O mercado de tablets continua a desafiar as expectativas com a força do seu retorno”, refere Himani Mukka, analista de pesquisas da Canalys. “Mesmo além do tradicional período de festas de fim de ano, os fornecedores estão a ver uma procura elevada, pois a necessidade de poder de computação e conectividade a preços acessíveis persiste. Num momento em que o mercado geral de PC está a enfrentar uma crise de oferta, os fornecedores que oferecem fortes ofertas de tablets conseguiram obter ganhos ainda maiores com o aumento da procura por acesso a ecrãs e produtividade remota provocada pela pandemia. A Canalys espera que essa tendência se desenvolva à medida que os tablets se tornem pilares em setores em crescimento, como a educação, bem como em implementações comerciais mais amplas para apoiar a transformação digital”.

A Lenovo manteve a liderança no mercado total de PC, que inclui desktops, notebooks e tablets, vendendo 24 milhões de unidades e apresentando um crescimento de 66,5%. A Apple ficou em segundo lugar, com 22,1 milhões de vendas de Macs e iPads. A HP garantiu o terceiro lugar com 19,3 milhões de unidades e crescimento de 64,2%, deixando a Dell e a Samsung com as restantes posições do top 5.

Vendas mundiais de PC e tablets (quota de mercado e crescimento anual

Fabricante Q1 2021 (Vendas) Q1 2021 (Quota de Mercado) Q1 2020 (Vendas) Q1 2020 (Quota de Mercado) Crescimento Anual
Lenovo 24.044 19,7% 14.440 18,1% 66,5%
Apple 22.061 18,1% 13.325 16,7% 65,6%
HP 19.255 15,8% 11.726 14,7% 64,2%
Dell 13.016 10,7% 10.511 13,2% 23,8%
Samsung 9.745 8% 5.403 6,8% 80,4%
Outros 33.996 27,8% 24.345 30,5% 39,6%
Total 122.117 100% 79.750 100% 53,1%

Nota: unidades em milhares. As percentagens podem não dar uma soma de 100% devido a arredondamentos.
Fonte: Canalys PC Analysis (sell-in shipments), Maio de 2021

ARTIGOS RELACIONADOS

Vendas de computadores e monitores de gaming crescem em 2020
NEGÓCIOS

Vendas de computadores e monitores de gaming crescem em 2020

LER MAIS

O computador ainda não morreu
NEGÓCIOS

O computador ainda não morreu

LER MAIS

Em 2021 serão vendidos mais de 200 milhões de computadores portáteis
NEGÓCIOS

Em 2021 serão vendidos mais de 200 milhões de computadores portáteis

LER MAIS

Recomendado pelos leitores

Ciberataques e retenção de talento são os principais riscos para empresas portuguesas
NEGÓCIOS

Ciberataques e retenção de talento são os principais riscos para empresas portuguesas

LER MAIS

SAP distingue Parceiros com melhor desempenho em Portugal
NEGÓCIOS

SAP distingue Parceiros com melhor desempenho em Portugal

LER MAIS

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante
NEGÓCIOS

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.