2021-8-19

NEGÓCIOS

Mercado europeu de impressão recupera no segundo trimestre

Vendas de impressoras de distribuidores europeus cresceram 17,2% em junho, com as receitas a subirem 21,8%

 

O retorno aos escritórios trouxe boas notícias para o mercado de impressão. A venda de impressoras através de distribuidores europeus aumentou significativamente em junho de 2021, com uma subida anual de 17,2% em unidades. As receitas cresceram ainda mais, alcançando os 21,8%, anuncia a Context, mesmo com o Canal de distribuição a enfrentar uma “escassez e oferta volátil devido à perturbação na cadeia de fornecimento e linhas de produção de componentes", explica Antonio Talia, Head of Business Analysts na Context.

O mês de junho foi também positivo para o segmento das impressoras profissionais, cujo crescimento de 11% foi potenciado pelas vendas de impressoras multifunções. O mercado está em recuperação e prevê-se que nos próximos meses o aumento da procura de hardware e toner se mantenha. "Os fornecedores vão tentar otimizar os lucros ajustando a sua combinação de produtos, trocando a produção entre impressoras de jato de tinta e impressoras a laser (com base na disponibilidade de componentes) quando possível”, assegura Talia.

O crescimento está ainda ligado ao colmatar de pedidos acumulados de impressoras de consumo nos meses anteriores, devido à falta de componentes. Talia calcula que “a escassez de componentes também vai afetar o tempo de produção da impressora, alargando a média habitual de quatro semanas para quatro meses. Além disso, o aumento dos custos de envio significa que são esperados aumentos de preços em todos os hardware e consumíveis a todos os níveis” e conclui que “com os distribuidores capazes de selecionar as ofertas que geram as melhores margens, o aumento de custos será, em última análise, suportado pelo cliente final”.

Impulsionado pelo aumento de vendas de impressoras de gama média e básica, a categoria de jato de tinta assistiu a um crescimento de vendas de 44,8% e 52,8% nas receitas. Por outro lado, o segundo trimestre fechou com um decréscimo das vendas na categoria laser. Apesar das vendas globais de impressoras profissionais terem caído 17,2% em junho (principalmente devido à escassez de equipamentos de gama baixa), as receitas geradas aumentaram 5,1%, à medida que empresas e particulares voltaram a comprar impressoras de gama média e alta.

Recomendado pelos leitores

Warpcom adquirida por multinacional espanhola
NEGÓCIOS

Warpcom adquirida por multinacional espanhola

LER MAIS

Microsoft Portugal anuncia novo Diretor-Geral
NEGÓCIOS

Microsoft Portugal anuncia novo Diretor-Geral

LER MAIS

Distribuição, em 2020, cresce 12,3% acima da economia apesar do shortage
NEGÓCIOS

Distribuição, em 2020, cresce 12,3% acima da economia apesar do shortage

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 83 DEZEMBRO 2021

IT CHANNEL Nº 83 DEZEMBRO 2021

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.