2021-11-29

NEGÓCIOS

Mercado de PC atinge recorde na China no terceiro trimestre

Os envios de desktops cresceram 3,8% para 5,3 milhões de unidades e os notebooks assistiram a um aumento de 1,9%, em 9,7 milhões de unidades

Os envios de PC – desktops e notebooks – na China cresceram 3% anualmente, e 10% sequencialmente, atingindo mais de 15 milhões de unidades no terceiro trimestre de 2021. Em comparação com o ano passado, os envios de desktops (incluindo desktop workstation) cresceram 3,8% para 5,3 milhões de unidades. Já os envios de notebooks (incluindo mobile workstations) assistiram a um aumento ligeiro de 1,9%, em 9,7 milhões de unidades. 

O crescimento resultou num terceiro trimestre recorde para a China, superando o seu recorde de 14,7 milhões de remessas no terceiro trimestre de 2020. Os quatro principais fornecedores do mercado de desktop e notebook tiveram um crescimento homólogo no terceiro trimestre de 2021, destacando as economias tecnológicas emergentes a nível global e o seu impacto no mercado chinês. 

"O mercado de PC e notebooks este trimestre aumentou 3% em relação ao ano anterior e um forte 12% em relação há dois anos, devido a uma nova onda de modernização no setor comercial, e um vigor renovado na indústria devido às iniciativas governamentais da Indústria 4.0. A isto soma-se, a aquisição ajustada pela Educação para melhorar as instalações internas e as infraestruturas tem construído uma forte dinâmica para o mercado. Enquanto os setores comerciais crescem, as remessas de consumidores também têm visto uma forte procura devido às compras dos estudantes para o novo ano letivo e à antecipação geral de boas ofertas das vendas de 11.11 em novembro", explica a analista do PC da Canalys, Emma Xu.

A Lenovo arrecada o ouro, com um crescimento de 8% em relação ao período homólogo, com 6,0 milhões de unidades expedidas e um aumento de quota de mercado de 2%. A Dell e a HP, com remessas de 1,9 milhões e 1,4 milhões de unidades, cresceram 18% e 15%, respetivamente, a partir do terceiro trimestre de 2020. A Dell assistiu a um desempenho recorde nos notebooks e a HP acelerou em desktops. 

Adicionalmente, a Asus garantiu o quarto lugar com um crescimento de 44%, principalmente devido às remessas de notebooks, tipicamente de gaming, parcela do mercado que sempre foi forte na China. A Acer manteve o seu lugar no top cinco, mas foi o único fornecedor do grupo a registar uma queda anual de 15%. Já os envios da Huawei estagnaram para 0,5 milhões, um pouco abaixo de Acer. Apesar do crescimento lento, manteve-se uma forte alternativa à Lenovo para as compras e aquisições do governo local.

"De acordo com uma estratégia de construção de ecossistemas de hardware, os fornecedores de mercados adjacentes como smartphones e IoT estão agora a construir e a melhorar os seus portfólios de produtos em PC, especificamente tablets e notebooks, como necessários motores de crescimento", acrescentou Emma Xu. 

Além disso, “fornecedores como a Oppo, Vivo, Xiaomi e Transsion anunciaram novos notebooks ou tablets SKU, com o objetivo de tirar uma parcela deste vertical de hardware altamente rentável. No entanto, a gestão da cadeia de fornecimento para fazer face à limitada capacidade de produção de componentes é um desafio a longo prazo. A somar aos problemas da oferta, a complexidade das estratégias do go-to-market tanto no B2B como no B2C significa que só o lançamento de hardware SKU não implica sucesso. Os novos fornecedores vão precisar de uma estratégia de Canal exaustiva para sobreviver num mercado onde vendedores como a Lenovo, Apple, HP e Dell dominam”, conclui a analista.

ARTIGOS RELACIONADOS

Mercado mundial de PC diminui, mas mantém-se acima dos níveis pré-pandémicos
NEGÓCIOS

Mercado mundial de PC diminui, mas mantém-se acima dos níveis pré-pandémicos

LER MAIS

Crescimento do mercado global de PC abranda no terceiro trimestre
NEGÓCIOS

Crescimento do mercado global de PC abranda no terceiro trimestre

LER MAIS

IDC revê crescimento do mercado de PC para 2021
NEGÓCIOS

IDC revê crescimento do mercado de PC para 2021

LER MAIS

Recomendado pelos leitores

Konica Minolta lança Programa de Canal para área de impressão industrial
NEGÓCIOS

Konica Minolta lança Programa de Canal para área de impressão industrial

LER MAIS

Porque é que a proteção de dados tem que fazer parte do seu plano de Zero-Trust
NEGÓCIOS

Porque é que a proteção de dados tem que fazer parte do seu plano de Zero-Trust

LER MAIS

Claranet cria unidade de negócio para segmentos PME e SOHO
NEGÓCIOS

Claranet cria unidade de negócio para segmentos PME e SOHO

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 88 JUNHO 2022

IT CHANNEL Nº 88 JUNHO 2022

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.