2021-11-02

NEGÓCIOS

Mercado mundial de PC diminui, mas mantém-se acima dos níveis pré-pandémicos

Os mais recentes dados da Canalys mostram que, no terceiro trimestre de 2021, o mercado mundial de PC diminuiu 2%, mas continua acima dos níveis pré-pandémicos

De acordo com os dados mais recentes da Canalys, as vendas mundiais de PC (incluindo tablets) caíram 2% ano a ano, para 122,1 milhões de unidades. No entanto, as vendas permanecem bem acima dos níveis pré-pandêmicos, com um CAGR de dois anos de 10% a partir do terceiro trimestre de 2019.

Tanto os tablets quanto os Chromebooks caíram após uma série de trimestres sucessivos de crescimento. As remessas de tablets caíram 15% com relação ao ano anterior, para 37,7 milhões de unidades, já que a necessidade de tablets para dar suporte aos casos de uso de consumidores e educação diminuiu na maioria das regiões. Os Chromebooks sofreram um declínio ainda mais acentuado, com remessas caindo 37%, principalmente devido à desaceleração nos gastos com educação nos Estados Unidos. As remessas totais de Chromebooks alcançaram 5,8 milhões de unidades no terceiro trimestre.

Embora o mercado geral de tablets tenha caído no terceiro trimestre, a maioria dos fornecedores ainda vendeu unidades acima dos níveis pré-pandêmicos. Com 15,2 milhões de iPads vendidos, a Apple manteve sua liderança no ranking, com um desempenho estável ano a ano. A Samsung ficou em segundo lugar, apesar de uma queda de 20%, vendendo 7,2 milhões de unidades no terceiro trimestre. A Lenovo, que manteve o seu ímpeto, foi o único fornecedor entre os cinco primeiros a ver um crescimento modesto, com 4,2 milhões de unidades vendidas, um aumento anual de 2%. Amazon e Huawei ficaram com o restante das cinco primeiras posições, com quedas significativas de 45% e 51%, respetivamente.

Apesar do fim de sua sequência de crescimento incrível, o mercado de tablets continua forte, considerando o longo período de declínios que precedeu a pandemia de COVID-19”, explicou a analista da Canalys Himani Mukka. “Após cinco trimestres consecutivos de crescimento, todas as regiões, exceto Ásia-Pacífico, sofreram uma queda nas remessas. Na maior parte do mundo, a procura dos consumidores e de funções de apoio à educação básica para crianças menores diminuiu em comparação com o auge da pandemia”.

Himani Mukka explica, ainda, que, “devido à grande lacuna de penetração do dispositivo na APAC e à preferência da região por tablets como ferramenta de aprendizagem, espera-se que a procura persista até o início do próximo ano. Também é importante notar que, apesar dos longos ciclos de atualização para tablets, a base instalada aumentou nos últimos 18 meses. Mesmo que muitos optem por não atualizar seus tablets nos próximos anos, os volumes de remessa devem ser elevados acima do que era esperado antes de 2020. Além do espaço do consumidor, as implementações comerciais de tablets serão um aspeto importante da transformação digital acelerada que as empresas empreenderam à medida que recuperações econômicas, novos estilos de trabalho e implantações 5G estejam em andamento”.

No mercado total de PC (incluindo desktops, notebooks e tablets), a Lenovo manteve a liderança com um aumento de participação de mercado de mais de 1% ao atingir 24,4 milhões de unidades vendidas. A Apple permaneceu em segundo lugar com um crescimento modesto de 5% para vendas totais de 23 milhões de unidades. A HP sentiu o impacto das restrições de fornecimento, com uma queda de 6% nas remessas anuais. Em quarto lugar, a Dell viu um aumento estelar de 27% nas remessas e um aumento de quase 3% na participação de mercado. A Samsung completou os cinco primeiros, como fez no segundo trimestre de 2021.

ARTIGOS RELACIONADOS

Crescimento do mercado global de PC abranda no terceiro trimestre
NEGÓCIOS

Crescimento do mercado global de PC abranda no terceiro trimestre

LER MAIS

IDC revê crescimento do mercado de PC para 2021
NEGÓCIOS

IDC revê crescimento do mercado de PC para 2021

LER MAIS

Mercado de PC apresenta leve crescimento no segundo trimestre
NEGÓCIOS

Mercado de PC apresenta leve crescimento no segundo trimestre

LER MAIS

Recomendado pelos leitores

Konica Minolta lança Programa de Canal para área de impressão industrial
NEGÓCIOS

Konica Minolta lança Programa de Canal para área de impressão industrial

LER MAIS

Porque é que a proteção de dados tem que fazer parte do seu plano de Zero-Trust
NEGÓCIOS

Porque é que a proteção de dados tem que fazer parte do seu plano de Zero-Trust

LER MAIS

Claranet cria unidade de negócio para segmentos PME e SOHO
NEGÓCIOS

Claranet cria unidade de negócio para segmentos PME e SOHO

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 88 JUNHO 2022

IT CHANNEL Nº 88 JUNHO 2022

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.