2021-8-31

NEGÓCIOS

Mercado de cloud cresce pelo quarto trimestre consecutivo

Amazon, Microsoft e Google permanecem os fornecedores com mais presença no mercado de infraestruturas cloud

Os resultados do segundo trimestre concluíram o quarto trimestre consecutivo com um aumento da taxa de crescimento do mercado de cloud, em todas as regiões do mundo. Novos dados da Synergy Research Group indicam que o investimento empresarial em serviços de infraestruturas cloud alcançou os 42 milhões de dólares no segundo trimestre. No que diz respeito ao período homólogo, os valores representam um investimento 39% mais elevado, com mais de 2.700 milhões de dólares alocados, em relação ao trimestre anterior.

Nos trimestre anteriores, a Microsoft e a Google – que representam mais de 30% do mercado – começaram a conquistar lentamente terreno da Amazon. Contudo, depois de alcançarem um crescimento de 10% face ao trimestre anterior, a quota de mercado mundial da Amazon voltou a subir 33%, enquanto os restantes vinte fornecedores de cloud representam uma quota de mercado de 28%, em conjunto. 

"Este mercado continua a ser uma história de sucesso descomunal para a Amazon, a Microsoft, a Google e outras fornecedoras de cloud”, explica John Dinsdale, analista-chefe do Synergy Research Group, acrescentando que “normalmente não seria de esperar ver as taxas de crescimento aumentarem num mercado tão grande e em rápido desenvolvimento, mas isso é o que a nossa investigação comprovou".

Segundo Dinsdale, “o sucesso é conquistado com dificuldade”, pelo que “a Amazon, a Microsoft e a Google juntas em conjunto investem mais de 25 mil milhões em capex por trimestre, grande parte do qual vai para construir e equipar a sua frota de mais de 340 data centers em hiperescala”. 

Além disso, segue-se uma longa lista de pequenos e médios fornecedores de serviços que completam o resto do mercado. Entre eles, a Alibaba apresenta taxas de crescimento acima da média, juntamente com quatro fornecedores chineses. Dinsdale assegura que “existem muitas oportunidades para fornecedores de cloud menores e focados, mas pode ser difícil desviar o olhar dos números atraentes que surgem das três grandes”. 

Os serviços públicos de IaaS e PaaS representam a maior parcela do mercado, com um crescimento de 41% no trimestre. O domínio dos grandes fornecedores de cloud acentua-se na cloud pública, onde os cinco principais controlam 80% do mercado. 

Recomendado pelos leitores

Warpcom adquirida por multinacional espanhola
NEGÓCIOS

Warpcom adquirida por multinacional espanhola

LER MAIS

Microsoft Portugal anuncia novo Diretor-Geral
NEGÓCIOS

Microsoft Portugal anuncia novo Diretor-Geral

LER MAIS

Distribuição, em 2020, cresce 12,3% acima da economia apesar do shortage
NEGÓCIOS

Distribuição, em 2020, cresce 12,3% acima da economia apesar do shortage

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 83 DEZEMBRO 2021

IT CHANNEL Nº 83 DEZEMBRO 2021

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.