2020-10-21

NEGÓCIOS

Maioria das empresas admite que inovações tecnológicas falham antes do lançamento

Um estudo da Kaspersky indica que 95% dos diretores de inovação em empresas de todo o mundo admitem que os seus projetos falham muitas vezes antes de serem lançados

Maioria das empresas admite que inovações tecnológicas falham antes do lançamento

De acordo com a nova investigação da Kaspersky, 95% dos chefes de inovação em empresas a nível mundial admitem que os seus projetos falham muitas vezes antes de serem lançados. Inclusive, muitas destas inovações nem sequer passam da fase de desenvolvimento (36%). A falta de cooperação entre os departamentos de segurança informática também faz aumentar a probabilidade de que um projeto nunca seja lançado.  

Os novos produtos desenvolvidos pelas empresas não são muitas vezes bem-sucedidos. A consola de jogos Virtual Boy da Nintendo, que foi desenvolvida para incorporar realidade virtual, e a pulseira de fitness Nike FuelBand podem ser considerados dois destes exemplos. Mesmo assim, como a experiência da GE demonstrou, nem sempre uma transformação dos processos internos produz os resultados desejados.

Contudo, o fracasso de projetos já lançados publicamente é apenas a ponta do iceberg. De acordo com um estudo da Kaspersky, no qual foram inquiridos 304 decisores seniores com ligação à área de inovação da empresa, a fase de desenvolvimento é considerada a mais desafiante ao longo do "ciclo de vida de inovação". Isto é confirmado por cerca de um terço (36%) dos inquiridos, com base na sua experiência.

Para a maioria das empresas, um quinto (19%) dos inquiridos concorda que a principal razão para o fracasso da inovação é a falta de um plano e estrutura bem definidos. Isto significa que a capacidade de executar é tão importante como ter uma ideia brilhante, a fim de transformar um insight valioso numa solução rentável e plausível. Uma vez estabelecido o plano, vale também a pena analisá-lo regularmente para acompanhar a atividade da concorrência, as tendências do mercado e as flutuações da indústria.

A cibersegurança não foi listada entre as principais razões pelas quais os projetos falham. No entanto, existe uma crença partilhada (74% concordam) de que, ao não incluir um Chief Information Security Officer (CISO) na fase inicial do processo, as empresas estão a aumentar a probabilidade de que o seu projeto de inovação não seja bem-sucedido. Isto pode estar relacionado com a incapacidade de adaptar os projetos às regras rigorosas de cibersegurança, com mais de metade (54%) dos inquiridos a responder que acredita que a política de segurança informática na sua empresa asfixia a inovação.

"Para uma empresa inovar, deve correr riscos e estar preparada para passar também por algumas falhas no processo, uma vez que são inevitáveis quando se está a olhar para algo realmente novo. Contudo, existem ainda algumas medidas práticas que podem ser tomadas para garantir que uma tecnologia emergente ou um produto atinja o seu lançamento. A cibersegurança não tem de ser outra barreira empresarial, mas deve ser parte integrante do projeto durante o tempo todo. Desta forma, devemos manter o CISO envolvido no desenvolvimento do projeto, quando planearmos o próximo avanço tecnológico para a empresa", comenta Alexander Moiseev, Chief Business Officer da Kaspersky.

ARTIGOS RELACIONADOS

Kaspersky reorienta a sua estratégia de produto
SEGURANÇA

Kaspersky reorienta a sua estratégia de produto

LER MAIS

Kaspersky tem novo responsável de Canal de Parceiros para Portugal
NEGÓCIOS

Kaspersky tem novo responsável de Canal de Parceiros para Portugal

LER MAIS

Kaspersky reforça soluções de segurança
SEGURANÇA

Kaspersky reforça soluções de segurança

LER MAIS

Recomendado pelos leitores

SAP distingue Parceiros com melhor desempenho em Portugal
NEGÓCIOS

SAP distingue Parceiros com melhor desempenho em Portugal

LER MAIS

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante
NEGÓCIOS

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante

LER MAIS

Colaboração com Parceiros tecnológicos facilita adoção de IA generativa
NEGÓCIOS

Colaboração com Parceiros tecnológicos facilita adoção de IA generativa

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.