2020-10-12

SEGURANÇA

Kaspersky reorienta a sua estratégia de produto

O panorama tecnológico e de cibersegurança está a mudar rapidamente e a tornar-se mais complexo, o que leva à existência de mais interrupções e perdas financeiras para o negócio

Kaspersky reorienta a sua estratégia de produto

Só em 2019, 91% das organizações em todo o mundo foram afetadas por ciberataques e uma em cada dez foi alvo de um ataque direcionado. Aliada a esta realidade está a falta de recursos ao nível de tempo e de colaboradores qualificados, visto que, segundo dados da Kaspersky, 40% das empresas de média dimensão carecem de conhecimento sobre as ameaças que a sua organização enfrenta.

Os ciberataques levam à perda de dados e prejudicam a reputação das empresa, implicando ainda outros custos associados. Assim sendo, e com o propósito de ajudar as empresas a combater ciberameaças complexas e em constante evolução, e para se adaptar às suas necessidades específicas a nível técnico e orçamental, a Kaspersky reorientou a sua estratégia de produto, reforçando o foco no cliente.

"Queremos alinhar a conceptualização e o desenvolvimento dos nossos produtos e serviços de segurança empresarial com as necessidades específicas das empresas, em função da sua maturidade e recursos em segurança IT. Com isto, conseguimos garantir uma proteção eficiente e fiável contra ameaças críticas, bem como um elevado retorno de investimento", explica Pedro García-Villacañas, Head of Presales da Kaspersky Iberia.

Posto isto, a Kaspersky desenvolveu uma nova abordagem estratégica baseada em três pilares: as expetativas do mercado - o que as empresas exigem em termos de tecnologia; o nível de maturidade das estratégias de segurança de informação de cada organização; e os seus recursos - técnicos, financeiros e humanos. Sob esta premissa, a empresa desenvolveu soluções em duas novas famílias: Optimum, centrada em clientes com um nível de maturidade baixo ou médio e orçamentos reduzidos em segurança IT; e Expert, destinada às empresas com conhecimentos e recursos de cibersegurança mais avançados e com maior capacidade para investir em infraestruturas.

O portefólio de soluções de segurança empresarial é complementado por diferentes serviços. Entre as principais novidades está o Kaspersky Managed Detection and Response (MDR), outra das inovações lançadas este ano pela Kaspersky. Este é um novo serviço que fornece ferramentas de alerta e resposta rápida às organizações que não dispõem de uma equipa dedicada à cibersegurança.

Inclui também os níveis Optimum e Expert para se adaptar às necessidades das organizações, de acordo com o seu nível de maturidade em segurança informática. O Kaspersky MDR Optimum aumenta instantaneamente a capacidade de cibersegurança sem ser necessário investir em colaboradores adicionais e fornece resistência a ataques evasivos, através da sua rápida implementação. O Kaspersky MDR Expert inclui todas as características de Optimum e fornece uma funcionalidade ampla e flexível para equipas de segurança IT, o que permite às mesmas concentrar os seus esforços a dar resposta às ocorrências do dia-a-dia, enquanto a solução se encarrega da triagem e investigação de incidentes. 

Família Optimum

O ambiente Optimum inclui a solução Kaspersky Endpoint Security for Business, a proteção tradicional de endpoint da empresa, o Kaspersky Endpoint Detection and Response (EDR Optimum) e o Kaspersky Sandbox. Estas duas últimas soluções são as principais novidades lançadas este ano, no âmbito do portefólio de segurança empresarial da empresa.

O Kaspersky EDR Optimum fornece capacidades essenciais de EDR a organizações com recursos e conhecimentos reduzidos de cibersegurança, incluindo uma melhor visibilidade de endpoints, análise simplificada da causa raiz e opções de resposta automatizadas. Mais leve e fácil de utilizar, esta solução inclui um nível de automatização mais elevado, o que a torna a melhor escolha para empresas que não estão prontas para construir o seu próprio SOC ou incorporar recursos de resposta a incidentes nas suas equipas. O Kaspersky EDR Optimum acrescenta visibilidade imediata das ameaças detetadas pelo Kaspersky Endpoint Security for Business e fornece também um historial de toda a atividade maliciosa: visualização do percurso de propagação do incidente detetado e análise da sua causa.

"Mais de um quarto (28%) das empresas que implementaram uma solução EDR são capazes de detetar ciberataques em apenas algumas horas ou mesmo quase imediatamente, após a ocorrência de um incidente. Estas são, portanto, soluções muito eficazes para as empresas que não dispõem de equipas dedicadas à segurança da informação, uma vez que proporcionam um nível mais elevado de controlo e visibilidade da infraestrutura de endpoints e facilitam uma análise eficaz das causas raiz, deteção de ameaças e resposta rápida a incidentes", destaca Garcia-Villacañas.

O Kaspersky Sandbox é outra das soluções de segurança recentemente lançadas pela Kaspersky que detona automaticamente o ficheiro suspeito num ambiente isolado para que este revele o seu comportamento ou o seu caráter malicioso. O resultado do Kaspersky Sandbox pode ser ainda mais pormenorizado, através da análise complementar do ficheiro realizada pelo Kaspersky EDR Optimum.

Família Expert

O portefólio Expert da Kaspersky destina-se a empresas que tenham um elevado nível de maturidade em segurança IT ou mesmo uma equipa dedicada à segurança da informação. Neste ambiente, a empresa engloba soluções de ponta, tais como a plataforma Kaspersky AntiTargeted Attack e o Kaspersky EDR Expert.

Com a plataforma Kaspersky AntiTargeted Attack, a Kaspersky fornece uma abordagem integrada a ataques direcionados e deteção de ameaças. A solução oferece uma abordagem estratégica para a deteção e investigação de ataques complexos na fase inicial a nível da rede. É complementada por tecnologias e soluções de prevenção multicamadas, bem como por um extenso portefólio de serviços de inteligência de segurança para resposta e previsão.

Já o Kaspersky EDR Expert é direcionado para empresas que dispõem de recursos internos e desejam receber capacidades avançadas de EDR, incluindo remediação de ameaças, análise retrospetiva, capacidades de pesquisa profunda e caça proativa de ameaças. A solução fornece uma sólida proteção de rede e endpoints contra ameaças complexas. Também pode funcionar em conjunto com plataformas EPP de terceiros.

ARTIGOS RELACIONADOS

Kaspersky tem novo responsável de Canal de Parceiros para Portugal
NEGÓCIOS

Kaspersky tem novo responsável de Canal de Parceiros para Portugal

LER MAIS

Kaspersky reforça soluções de segurança
SEGURANÇA

Kaspersky reforça soluções de segurança

LER MAIS

Kaspersky fornece ferramentas para proteger teletrabalho
SEGURANÇA

Kaspersky fornece ferramentas para proteger teletrabalho

LER MAIS

Recomendado pelos leitores

Check Point anuncia colaboração com a Microsoft
SEGURANÇA

Check Point anuncia colaboração com a Microsoft

LER MAIS

Fortinet apresenta atualização no sistema operativo de segurança de rede
SEGURANÇA

Fortinet apresenta atualização no sistema operativo de segurança de rede

LER MAIS

Eset lança nova solução a pensar nas pequenas empresas
SEGURANÇA

Eset lança nova solução a pensar nas pequenas empresas

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.