2016-5-12

BIZ

Lenovo lidera mercado de portáteis no Q1 e Apple colapsa

Foram agora conhecidos os dados globais dos shipments para o Canal de portáteis que revelam algumas surpresas

Lenovo lidera mercado de portáteis no Q1 e Apple colapsa

A TrendForce, empresa analista de mercado baseada em Taiwan, revelou as quotas de mercado de vendas ex-factory (shipments) de portáteis para o primeiro trimestre de 2016. 

Este trimestre regista sempre um forte decréscimo em cadeia, porque se segue ao forte período de vendas que é o Natal, e 2016 não foi exceção com uma redução de 19% em termos homólogos, correspondendo a 35,62 milhões de unidades.
Se comparado com o mesmo trimestre do ano passado, a queda foi de 7,3%, confirmando uma tendência de contração deste segmento. 

De acordo com a analista da TrendForce, Anita Wang, o mercado no primeiro trimestre foi afetado por “ruído” e especulações. Por exemplo, o facto de ser conhecido um memorando interno da Microsoft onde é planeado um aumento no preço das licenças do Windows 10 que teve um sério impacto sobre as perspetivas dos fabricantes de notebooks “Wintel” de acordo com a analista.
Além disso, os preços dos componentes, tais como os discos rígidos, têm vindo a aumentar, fazendo com que o custo de todo o assemblamento suba.  Assim, as marcas de portáteis tornaram-se mais conservadores nas suas previsões de venda para o ano. Segundo a mais recente análise da TrendForce, as vendas de laptops este ano irão registar um declínio anual entre 4 a 5%. 

Ainda reportando a este primeiro trimestre, verifica-se que este decréscimo não foi igual para todos os vendors, e a Lenovo consegue assim o lugar cimeiro em vendas. 

Este lugar pode não se repetir no Q2 de acordo com a TrendForce porque o Canal estará com um inventário elevado de Lenovo neste momento. 

A prioridade da HP no primeiro trimestre era limpar inventários notebook  no Canal para possibilitar a colocação de  novos produtos da marca. Devido a este esforço e à própria sazonalidade, o shipment da HP caiu 21,2% em cadeia, fazendo o fabricante cair para o 2º lugar no ranking mundial. 
 

Dados de vendas ao Canal e análise de TrendForce

A Dell beneficiou de ter pouco mercado de consumo e de uma base estável de clientes empresariais. A marca, portanto, só sofreu um declínio do envio trimestral de apenas 15% e manteve-se em terceiro lugar no ranking. 

Nos dados da TrendForce, a Apple foi a grande perdedora no Q1 e, de acordo com a analista, por falta de produto novo e mérito dos “Wintel” com Windows 10 e processadores da familia Skylake da Intel. Como resultado, os shipments dos MacBook sofreram uma queda trimestral abrupta de 40,4% no Q1 atirando a Apple sexto lugar no ranking. 

Para conhecer a análise alargada da TrendForce, clique aqui

 

Recomendado pelos leitores

Chip7 celebra 30 anos com aposta no crescimento de lojas, comércio online e mercado B2B
BIZ

Chip7 celebra 30 anos com aposta no crescimento de lojas, comércio online e mercado B2B

LER MAIS

Grupo Noesis cresce 21% e atinge volume de negócios recorde de mais de 67 milhões de euros em 2023
BIZ

Grupo Noesis cresce 21% e atinge volume de negócios recorde de mais de 67 milhões de euros em 2023

LER MAIS

Parceria entre Schneider Electric e Arrow Electronics fornece soluções de infraestrutura avançadas e sustentáveis para o Canal
BIZ

Parceria entre Schneider Electric e Arrow Electronics fornece soluções de infraestrutura avançadas e sustentáveis para o Canal

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.