2016-5-12
Foram agora conhecidos os dados globais dos shipments para o Canal de portáteis que revelam algumas surpresas
A TrendForce, empresa analista de mercado baseada em Taiwan, revelou as quotas de mercado de vendas ex-factory (shipments) de portáteis para o primeiro trimestre de 2016. De acordo com a analista da TrendForce, Anita Wang, o mercado no primeiro trimestre foi afetado por “ruído” e especulações. Por exemplo, o facto de ser conhecido um memorando interno da Microsoft onde é planeado um aumento no preço das licenças do Windows 10 que teve um sério impacto sobre as perspetivas dos fabricantes de notebooks “Wintel” de acordo com a analista. Ainda reportando a este primeiro trimestre, verifica-se que este decréscimo não foi igual para todos os vendors, e a Lenovo consegue assim o lugar cimeiro em vendas. Este lugar pode não se repetir no Q2 de acordo com a TrendForce porque o Canal estará com um inventário elevado de Lenovo neste momento. A prioridade da HP no primeiro trimestre era limpar inventários notebook no Canal para possibilitar a colocação de novos produtos da marca. Devido a este esforço e à própria sazonalidade, o shipment da HP caiu 21,2% em cadeia, fazendo o fabricante cair para o 2º lugar no ranking mundial. Dados de vendas ao Canal e análise de TrendForce A Dell beneficiou de ter pouco mercado de consumo e de uma base estável de clientes empresariais. A marca, portanto, só sofreu um declínio do envio trimestral de apenas 15% e manteve-se em terceiro lugar no ranking. Nos dados da TrendForce, a Apple foi a grande perdedora no Q1 e, de acordo com a analista, por falta de produto novo e mérito dos “Wintel” com Windows 10 e processadores da familia Skylake da Intel. Como resultado, os shipments dos MacBook sofreram uma queda trimestral abrupta de 40,4% no Q1 atirando a Apple sexto lugar no ranking. Para conhecer a análise alargada da TrendForce, clique aqui
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