2015-9-01
O distribuidor italiano Esprinet apresentou os dados consolidados da sua operação global no primeiro semestre com um crescimento de +20% no volume de vendas e +22% no EBIT.
O distribuidor broadline Esprinet apresentou os seus resultados consolidados referentes ao 1º semestre do ano com um crescimento de 20% no total da sua operação, o que inclui Itália e Espanha, mas ainda não a totalidade da exploração direta em Portugal, que se iniciou no passado dia 1 de junho. As vendas totais no período cresceram 203 milhões de euros, totalizando agora 1,236 milhões, dos quais 285 milhões provenientes da Península Ibérica. Nesta faturação estão incluídas as vendas da filia espanhola a Portugal, que até dia 1 de junho eram realizadas a partir de Espanha, antes da abertura da Esprinet Portugal. De acordo com o comunicado de imprensa do grupo, as vendas em Itália representaram no semestre 951 milhões de euros, com um crescimento de 21%, acima do crescimento do mercado transalpino ("According to GTDC-Context first half 2015 data, the Italian distribution market grew by +13% compared to the preceding year"), o que representa um aumento significativo da quota de mercado do distribuidor, onde já é o líder distanciado no mercado italiano. No mercado ibérico o aumento de volume de vendas da Esprinet foi de 16%, para os já referidos 285 milhões. O grupo de distribuição, que está cotado na bolsa de valores de Milão, teve resultados globais antes de impostos de 18,7 milhões no semestre, o que representa mais 12% do que o homólogo. No seu outlook para o ano de 2015 é referido que o crescimento do volume de negócios do grupo vai continuar, apesar de uma crescente pressão sobre as margens: "-It is once more confirmed the combination of constant growth of volumes - with a +15% revenue growth even during the July-August period - coupled with the pressure (more in Italy than in Spain) on product margins, originated by both the intense price-competition mainly in the ‘retailer’ channel and the less favourable sales mix."
Em declarações em julho ao IT Channel , o CEO do grupo, Alessandro Cattani, focou como estratégia central do seu grupo uma grande proximidade entre o distribuidor e os pequenos e médios Parceiros. |