2015-9-01

NEGÓCIOS

Esprinet cresce 20% no primeiro semestre

O distribuidor italiano Esprinet apresentou os dados consolidados da sua operação global no primeiro semestre com um crescimento de +20% no volume de vendas e +22% no EBIT.

Esprinet cresce 20% no primeiro semestre

O distribuidor broadline Esprinet apresentou os seus resultados consolidados referentes ao 1º semestre do ano com um crescimento de 20% no total da sua operação, o que inclui Itália e Espanha, mas ainda não a totalidade da exploração direta em Portugal, que se iniciou no passado dia 1 de junho. 

As vendas totais no período cresceram 203 milhões de euros, totalizando agora 1,236 milhões, dos quais 285 milhões provenientes da Península Ibérica. Nesta faturação estão incluídas as vendas da filia espanhola a Portugal, que até dia 1 de junho eram realizadas a partir de Espanha, antes da abertura da Esprinet Portugal. De acordo com o comunicado de imprensa do grupo, as vendas em Itália representaram no semestre 951 milhões de euros, com um crescimento de 21%, acima do crescimento do mercado transalpino ("According to GTDC-Context first half 2015 data, the Italian distribution market grew by +13% compared to the preceding year"), o que representa um aumento significativo da quota de mercado do distribuidor, onde já é o líder distanciado no mercado italiano.

No mercado ibérico o aumento de volume de vendas da Esprinet foi de 16%, para os já referidos 285 milhões.

O grupo de distribuição, que está cotado na bolsa de valores de Milão, teve resultados globais antes de impostos de 18,7 milhões no semestre, o que representa mais 12% do que o homólogo.

No seu outlook para o ano de 2015 é referido que o crescimento do volume de negócios do grupo vai continuar, apesar de uma crescente pressão sobre as margens:

"-It is once more confirmed the combination of constant growth of volumes - with a +15% revenue growth even during the July-August period - coupled with the pressure (more in Italy than in Spain) on product margins, originated by both the intense price-competition mainly in the ‘retailer’ channel and the less favourable sales mix." 

 

Em declarações em julho ao IT Channel , o CEO do grupo, Alessandro Cattani, focou como estratégia central do seu grupo uma grande proximidade entre o distribuidor e os pequenos e médios Parceiros.

ARTIGOS RELACIONADOS

“Queremos estar entre os dois principais distribuidores em Portugal dentro de três anos”
ENTREVISTA

“Queremos estar entre os dois principais distribuidores em Portugal dentro de três anos”

LER MAIS

Esprinet disponibiliza 45 milhões de euros em crédito a revendedores portugueses
NEGÓCIOS

Esprinet disponibiliza 45 milhões de euros em crédito a revendedores portugueses

LER MAIS

Grupo Italiano Esprinet chega a Portugal
NEGÓCIOS

Grupo Italiano Esprinet chega a Portugal

LER MAIS

Recomendado pelos leitores

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante
NEGÓCIOS

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante

LER MAIS

Colaboração com Parceiros tecnológicos facilita adoção de IA generativa
NEGÓCIOS

Colaboração com Parceiros tecnológicos facilita adoção de IA generativa

LER MAIS

Askblue mantém valores de faturação face ao ano anterior
NEGÓCIOS

Askblue mantém valores de faturação face ao ano anterior

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.