2019-12-25

NEGÓCIOS

Dados obscuros e outras previsões tecnológicas para 2020

A Commvault identificou as tendências tecnológicas para 2020 em termos de gestão e proteção de dados. No total, a Commvault faz cinco previsões tecnológicas para o próximo ano

Dados obscuros e outras previsões tecnológicas para 2020

Com o final do ano, muitas são as previsões para o ano seguinte. A Commvault não é exceção e apresentou aquelas que, na sua opinião, serão as tendências para 2020.

1. Sustentabilidade e dados obscuros

Em 2020, é provável que vejamos a sustentabilidade nas redes e o ressurgimento dos data centers como um problema. As TIC produzem tantas emissões de carbono quanto a indústria da aviação. No entanto, a cloud é três vezes mais eficiente que o armazenamento local, quando se trata de sustentabilidade. Portanto, as organizações estarão sob crescente pressão para gerir os seus dados com eficiência. Isto envolverá a gestão do que reside na cloud, o que permanece nas instalações e, o que é mais importante, o que pode ser eliminado permanentemente. Existe uma grande quantidade de dados obscuros que nunca serão usados, mas que residem nas infraestruturas das empresas e cuja manutenção custa dinheiro, recursos e energia, de uma forma totalmente desnecessária.

2. Ideias pré-concebidas sobre a IA

Com a IA presente em mais áreas das nossas vidas do que nunca, as empresas que atuam neste espaço terão que redobrar os seus esforços para erradicar ou minimizar o preconceito em relação a esta tecnologia. Isso significará o pré-processamento e o profiling dos dados antes do seu uso nos sistemas de IA; portanto, mais uma vez, a qualidade dos dados volta a assumir uma importância central, mas por razões diferentes das dos anos anteriores.

Isto é especialmente importante no caso de dados médicos recolhidos por alguns dispositivos do quotidiano. Neste caso, governos de todo o mundo serão obrigados a promulgar leis de anonimato para incentivar a recolha e o uso de dados de saúde para um bem maior.

3. Malware

Nos últimos três anos, houve um aumento nos ataques de malware e, sobretudo, no ransomware. Em 2020, iremos observar o primeiro exploit de dia zero usado por código malicioso num grande fornecedor de cloud pública, o que a acontecer terá um impacto significativo no setor.

Em 2020, as empresas devem prestar a máxima atenção à recuperação de dados de forma rápida mas lógica. Com efeito, prevemos que a proteção de dados na cloud será um grande problema nos próximos 12 meses. As equipas de TI terão que projetar as suas infraestruturas para que consigam recuperar os seus dados de uma forma modular e realizar backups rapidamente.

4. Estratégia de dados em cloud e multi-cloud

Em 2020, as organizações terão que estar mais maduras do que nunca na sua estratégia de dados em cloud. As empresas que se apressaram a transferir a maioria das suas aplicações e dados para a cloud estão agora a avançar de forma mais lenta e estratégica, em muitos casos vultando inclusive a transferir as suas workloads de volta aos centros de dados locais. Organizações de todas as geografias e sectores estão a reavaliar qual o ambiente mais adequado aos seus objetivos empresariais e aos seus requisitos de workloads, percebendo que nem todas têm necessariamente que ir parar à cloud para beneficiar da flexibilidade e poupanças que esta oferece.

Até 2020 e depois disso, o desenvolvimento de uma estratégia global de dados na cloud irá tornar-se cada vez mais num requisito para permanecer competitivo. Para otimizar as suas jornadas em direção à cloud, as empresas que dão os primeiros passos precisam de conhecer melhor os seus dados para obter o máximo benefício desta migração.

Além disso, à medida que a tendência de fazer regressar os dados às instalações locais continua, o novo padrão para 2020 será a gestão de dados através de várias clouds híbridas. Cada vez mais as empresas estão a perceber o valor da implementação de workloads em diferentes ambientes na cloud para minimizar os riscos e obter maior valor. Mas, ao fazer isso, o acesso e a proteção de dados tornam-se requisitos críticos.

A transformação digital em 2020 implicará o foco na otimização de tecnologias e serviços - através de uma maior integração de dados recolhidos e distribuídos digitalmente - para obter uma vantagem competitiva e uma visão real. Tudo isto deve ser feito gerindo volumes crescentes de dados pessoais e cumprindo os regulamentos.

5. O futuro está no modelo SaaS

O modelo SaaS está a crescer, pois os clientes optam por pagar apenas pelo que realmente necessitam, através de um modelo de assinatura contínua. As ofertas de SaaS estão a ganhar ampla aceitação pela sua facilidade de uso, velocidade, custos mais baixos de infraestrutura e propostas de valor escaláveis.

Em 2020, os parceiros tecnológicos continuarão a dar prioridade às ofertas baseadas em SaaS. O SaaS evoluirá com novas capacidades, como armazenamento, contentores e tecnologias cloud, que convergirão para permitir processos automatizados de gestão de infraestrutura e ambientes simplificados para várias clouds, o que reduzirá custos e acelerará o tempo de lançamento no mercado.

ARTIGOS RELACIONADOS

Lançada nova versão do Commvault  Activate
SOFTWARE

Lançada nova versão do Commvault Activate

LER MAIS

Commvault nomeia novo líder global de Canal e Alianças
NEGÓCIOS

Commvault nomeia novo líder global de Canal e Alianças

LER MAIS

Commvault volta a ser reconhecida no Magic Quadrant da Gartner
NEGÓCIOS

Commvault volta a ser reconhecida no Magic Quadrant da Gartner

LER MAIS

Recomendado pelos leitores

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante
NEGÓCIOS

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante

LER MAIS

Colaboração com Parceiros tecnológicos facilita adoção de IA generativa
NEGÓCIOS

Colaboração com Parceiros tecnológicos facilita adoção de IA generativa

LER MAIS

Cegid Academy com mais de 13 mil formandos em Portugal e PALOP
NEGÓCIOS

Cegid Academy com mais de 13 mil formandos em Portugal e PALOP

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.