2015-7-22

NEGÓCIOS

Cisco assina acordo com o IEFP

A Cisco e o Instituto de Emprego e Formação Profissional assinaram um Memorando de Entendimento que leva o programa de formação Cisco Network Academy aos 30 centros de emprego espalhados de norte a sul do país.

Cisco assina acordo com o IEFP

Jorge Gaspar, presidente do conselho diretivo do IEFP, e Sofia Tenreiro, diretora-geral da Cisco Portugal, durante a assinatura do memorando.

O acordo foi assinado ontem, dia 21 de julho, por Jorge Gaspar, presidente do conselho diretivo do IEFP, e Sofia Tenreiro, diretora-geral da Cisco Portugal, numa cerimónia que contou com a presença de Pedro Mota Soares, ministro da solidariedade, emprego e segurança social.

Os 30 centros de emprego e formação do IEFP irão assim integrar gratuitamente os cursos disponibilizados pela Cisco, no âmbito do programa Network Academy, no plano de estudos em redes informáticas e outras matérias relacionadas com as TIC.

Todos formandos que frequentarem as ações de formação vão poder adquirir competências nas tecnologias Cisco e certificação reconhecida internacionalmente.

No âmbito deste acordo, válido para já por um ano, será realizada também uma reunião anual dos altos representantes do IEFP e da Cisco com o objetivo de analisar a progressão desta cooperação.

Através deste memorando, o IEFP pretende ir ao encontro dos sinais dados pelo mercado de trabalho, uma vez que a área das TIC apresenta ainda um défice de recursos humanos qualificados, com a procura a não acompanhar a oferta – “um gap de skills”, como destacou Sofia Tenreiro. Pedro Mota Soares sublinhou que Portugal “não se pode dar ao luxo de desperdiçar oportunidades de emprego” e que o acordo pretende “ajudar a resolver o problema dos postos de trabalhos por preencher”. O memorando procurará abranger 7 mil formandos por ano, de acordo com o ministro, em nome de uma “reciclagem formativa ajustada às necessidades do mercado”.

O ministro destacou ainda que o acordo agora celebrado está inserido na Estratégia para a Empregabilidade 2015/16, uma plataforma do governo que pretende potenciar a colaboração entre empresas, instituições académicas e sociedade civil, tendo em vista a recuperação de postos de trabalho.

A diretora-geral da Cisco Portugal destacou que “o setor tecnológico é essencial para impulsionar os negócios, a inovação e melhorar a produtividade” e que “através deste acordo com o IEFP – que vai aumentar o número de Academias Cisco – a Cisco espera contribuir para impulsionar a empregabilidade jovem em Portugal”.

Portugal foi um dos primeiro países a implementar o programa Cisco Networking Academy, em 1999. Hoje a iniciativa abrange alunos do ensino secundário, politécnico e profissional, conta com mais de 50 academias ativas e abrange mais de dois mil estudantes em Portugal.

Recomendado pelos leitores

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante
NEGÓCIOS

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante

LER MAIS

Colaboração com Parceiros tecnológicos facilita adoção de IA generativa
NEGÓCIOS

Colaboração com Parceiros tecnológicos facilita adoção de IA generativa

LER MAIS

Cegid Academy com mais de 13 mil formandos em Portugal e PALOP
NEGÓCIOS

Cegid Academy com mais de 13 mil formandos em Portugal e PALOP

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.