2020-5-21

NEGÓCIOS

As ferramentas necessárias que garantem a produtividade das equipas

De acordo com os especialistas, as organizações que tenham digital workplaces dotados de determinadas funcionalidades essenciais estarão melhor equipadas para o trabalho remoto

As ferramentas necessárias que garantem a produtividade das equipas

São vários os indicadores que sugerem que as empresas que mais investem na melhoria da experiência digital dos seus colaboradores e no equipamento necessário para o trabalho remoto obtêm equipas mais dedicadas, potenciam a sua competitividade e conseguem resultados positivos a todos os níveis, com efeitos visíveis até nos resultados do negócio.

Em cenários de crise como o atual, potenciado pela entrada em cena do novo Coronavírus, o estado de evolução do espaço de trabalho digital (digital workplace) de uma empresa pode marcar a diferença entre a continuidade ou a queda na sua produtividade. Perceber em que etapa de maturidade se encontra a sua ferramenta e qual o caminho a seguir para evoluir esta solução para um modelo digital workplace completo é essencial para o futuro das organizações.

Contar com uma tecnologia que permita às empresas evoluir para espaços de trabalho digitais que deem resposta às necessidades atuais dos colaboradores deve ser uma prioridade: tanto para coordenar equipas separadas, como para facilitar a conciliação, ou enfrentar qualquer tipo de crise - onde o trabalhador terá que lidar com um ambiente doméstico mais complexo, partilhando o espaço com a sua família ou sendo obrigado a flexibilizar o seu horário de trabalho para cuidar dela. Trata-se de fazer com que os colaboradores consigam desenvolver um trabalho - e teletrabalho - de qualidade, com todas as ferramentas que necessita ao seu alcance”, sublinha Carolina Moreno, Vice-presidente de Vendas para a EMEA e diretora-geral para o Sul da Europa da Liferay. “Em qualquer dos supostos, as ferramentas dos espaços de trabalho digitais serão um apoio inestimável, que, além disso, facilita a comunicação da empresa com os restantes colaboradores e melhora a sua produtividade”.

Os especialistas da Liferay destacam cinco capacidades dos digital workplaces que podem ajudar a que o colaborador execute com facilidade e eficiência as suas tarefas, ao mesmo tempo que se promove a sua motivação e índice de satisfação. São elas:

  1. Capacidades de gestão de conteúdos e colaboração: contar com tecnologia dotada de elevadas funcionalidades de gestão de conteúdos e documental é importante para o correto desenvolvimento da atividade profissional dos colaboradores. Além disso, as funcionalidades que permitem criar bases de conhecimento, facilitar a criação e o intercambio de conteúdos, assim como a colaboração departamental e interdepartamental com sistemas de videoconferência, chats, fóruns de discussão ou wikis colaborativas, são excelentes para manter a produtividade dos funcionários, independentemente do ambiente em o que estejam a trabalhar.
  2. Personalização da experiência do trabalhador: para manter o índice de produtividade dos funcionários, é necessário que estes tenham a experiência que responda às suas necessidades específicas. A personalização automática do conteúdo basada em comportamentos será uma ferramenta muito útil para facilitar a localização da informação, reduzindo tempos de pesquisa e aumentando a produtividade.
  3. Gestão de acessos à informação baseados em perfis: uma correta gestão da identidade e do controlo de acessos na intranet permitirá manter um sistema de segurança contínuo no acesso à informação, ao mesmo tempo que capacita a empresa a definir políticas específicas adaptadas às situações especiais ou de crise, aplicadas a cada tipo de negócio concreto.
  4. Pesquisa de conteúdos: dispor de um potente motor de busca de primeiro nível proporcionará o acesso rápido e ágil à informação, o que repercute diretamente no índice de produtividade da equipa. Além disso, se os utilizadores contarem com ferramentas para filtrar e ordenar os resultados de busca ou para personalizar as classificações dos resultados, terão um impacto direto nos seus níveis de satisfação.
  5. Integração de ecossistemas: todas as ferramentas mencionadas fazem sentido se forem integradas com os restantes sistemas da empresa. Porque esta integração será o que permitirá oferecer uma experiência unificada ao colaborador, ao mesmo tempo que se tira o máximo partido dos investimentos previamente realizados em diferentes tecnologias pela empresa. É importante que, perante situações que necessitam de ser geridas com agilidade, as empresas contem com tecnologia que lhes permita adaptar-se e evoluir para o modelo que necessitam.

ARTIGOS RELACIONADOS

Categorias relacionadas com teletrabalho registam crescimento de vendas
NEGÓCIOS

Categorias relacionadas com teletrabalho registam crescimento de vendas

LER MAIS

O que as PME devem fazer para implementar teletrabalho
NEGÓCIOS

O que as PME devem fazer para implementar teletrabalho

LER MAIS

Como as empresas portuguesas estão a trabalhar remotamente
NEGÓCIOS

Como as empresas portuguesas estão a trabalhar remotamente

LER MAIS

Recomendado pelos leitores

SAP distingue Parceiros com melhor desempenho em Portugal
NEGÓCIOS

SAP distingue Parceiros com melhor desempenho em Portugal

LER MAIS

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante
NEGÓCIOS

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante

LER MAIS

Colaboração com Parceiros tecnológicos facilita adoção de IA generativa
NEGÓCIOS

Colaboração com Parceiros tecnológicos facilita adoção de IA generativa

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.