2020-12-16

NEGÓCIOS

Advertorial

A abordagem da BJSS à mudança durante um tempo de crise: uma perspetiva do Reino Unido

Não existe forma de negar o impacto que a Covid-19 está a ter no setor público e privado. Os modelos de operação foram completamente destruídos, e as receitas estão em declínio. Parece que não existe uma solução

A abordagem da BJSS à mudança durante um tempo de crise: uma perspetiva do Reino Unido

É desconfortável saber que organizações inteiras estão a colapsar perante esta crise. No Reino Unido, já testemunhamos a queda de empresas como a Flybe, Debenhams ou Laura Ashley. À medida que enfrentamos a segunda onda da pandemia, é impossível não anteciparmos outras baixas no horizonte. Mesmo com o anúncio de várias vacinas promissoras, é provável que os danos sofridos por muitas empresas como resultado das medidas de confinamento já não sejam reversíveis.

Ainda assim, agora não é altura para aceitar a derrota. E, para administrar um pouco de otimismo à situação, na BJSS acreditamos genuinamente que podemos vencer esta crise juntos. No Reino Unido, muitas empresas estão a começar a acelerar os seus programas de transformação digital e a adaptar os modelos de negócio ao mundo pós-Covid. Já estamos a assistir a vários exemplos desta transformação nos nossos clientes.

Na BJSS, adotamos três etapas de mudança – Recuperar, Reagrupar e Renovar – que acreditamos que irão ajudar a sobreviver e a induzir uma recuperação mais rápida. Ao implementar esta abordagem e realizando as mudanças necessárias, os nossos clientes oriundos de diferentes setores como a energia, governo, retalho, saúde ou finanças já começaram a ver os benefícios.

Mantendo o espírito de partilha de conhecimento em que acreditamos, estamos a utilizar este momento para explicar como implementamos estas fases, que lições tiramos e o que beneficiamos. Esperamos que esta aprendizagem tenha valor para outras entidades, não só durante a pandemia, como para futuras crises.

Antes de detalhar como é possível seguir a nossa abordagem à Covid-19, vamos explorar as etapas Recuperar, Reagrupar e Renovar em pormenor.

Uma receita para sobreviver e prosperar

As três etapas devem respeitar esta ordem: Recuperar, Reagrupar e Renovar. Enquanto negócio, a BJSS entrou agora para a última fase. Mas qualquer empresa ainda está a tempo de percorrer estas fases com sucesso.

Eis o que cada uma contempla:

Recuperar – A primeira fase do processo. O objetivo aqui é mover-se rapidamente para manter as luzes acesas. As estruturas, processos e tecnologia terão de ser alteradas nesta fase de forma a reduzir os custos, manter os padrões de atendimento ao cliente, salvaguardar a administração e assegurar a continuidade do negócio. No caso da BJSS, tivemos de continuar a assegurar os nossos clientes num ambiente remoto. Uma das táticas que introduzimos nesta fase foi o uso de descobertas remotas.

Reagrupar – Na segunda fase é necessário começar a preparar para o 'novo normal' para quando as medidas restritivas forem levantadas. O foco deverá ser na restituição das operações e na preparação do negócio para o crescimento e renascimento assente na tecnologia num pós- -confinamento. Já temos vários testemunhos de empresas a regressar ao mercado com uma nova aparência digital. Como pode um negócio resolver o mercado e mão-de-obra socialmente distante?

Renovar – A terceira e última fase. É aqui que o foco terá de incidir no aumento do negócio ao abrir novos fluxos de receita. Que novos produtos e serviços poderão ser apresentados para assegurar resiliência face a outra crise? De que forma poderá a automatização agilizar as operações e diferenciar a oferta? Iremos ver muitas empresas nesta fase, a regressar ao mercado com um 'look' completamente diferente e, para alguns negócios, este poderá desencadear a mudança que já precisavam há algum tempo.

Acompanhe o nosso percurso

Pode acompanhar as nossas aprendizagens à medida que avançamos nas fases Recuperar, Reagrupar e Renovar, e descobrir como integrar algumas destas práticas. Visite-nos em https://www.bjss.com/covid-19/.

Todo o nosso conteúdo é gratuito, mas se precisar de mais assistência, por favor não hesite em contactar-nos.

 

Conteúdo co-produzido pela MediaNext e pela BJSS

TAGS

BJSS

Recomendado pelos leitores

Ciberataques e retenção de talento são os principais riscos para empresas portuguesas
NEGÓCIOS

Ciberataques e retenção de talento são os principais riscos para empresas portuguesas

LER MAIS

SAP distingue Parceiros com melhor desempenho em Portugal
NEGÓCIOS

SAP distingue Parceiros com melhor desempenho em Portugal

LER MAIS

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante
NEGÓCIOS

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.