2015-7-20

NEGÓCIOS

86% das empresas compram tecnologia através do Canal

A Microsoft deu a conhecer, a propósito da Worldwide Partner Conference, um estudo que encomendou à IDC e que demonstra que a esmagadora maioria das empresas, a nível mundial, optam por adquirir soluções de TI através dos Parceiros

86% das empresas compram tecnologia através do Canal

O relacionamento de confiança estabelecido entre os Parceiros e os seus clientes é crucial e ficou demonstrado num novo estudo da IDC, realizado para a Microsoft, que procurou avaliar as perspetivas e as ações dos clientes que adquirem tecnologia.

A conclusão mais elucidativa é a de que 86% das organizações compram tecnologia através do Canal, independentemente do tamanho da empresa.

Na consulta, 56% por cento dos clientes empresariais demonstraram estar recetivos ao aconselhamento de um Parceiros. Mais: 75% estão dispostos a pagar mais por um melhor serviço.
O que as empresas mais valorizam num Parceiro é o papel que este pode desempenhar enquanto consultor tecnológico - 44 por cento dos clientes pedem produtos específicos, ao passo que a maioria, 56 por cento, estão receptivos a conselhos. É interessante verificar, através do estudo, que até as empresas com algumas preferências demonstram interesse em ficar a conhecer outras alternativas.

A questão do aconselhamento ganha particular relevo quando o assunto é a Cloud. Diz o estudo que as empresas privilegiam o contacto mais direto no início do processo de compra, sobretudo as PMEs, e que por isso optam pelo Parceiro e não pelo contacto direto com o fabricante. Os clientes pretendem aconselhamento, no que diz respeito à adoção da Cloud. O estudo da IDC revela ainda que o ecossistema empresarial está focado na simplificação dos seus investimentos tecnológicos, procurando nos Parceiros um suporte que lhes permita deixar de lado as preocupações com determinados pormenores. A opção por um Parceiro, no caso da Cloud, também se justifica por uma necessidade de aconselhamento em processos de negócio específicos ou em mercados verticais.

A questão do valor como oportunidade para o negócio dos Parceiros também não ficou de fora, já que os inquiridos revelaram estar dispostos a pagar mais põe uma maior qualidade do serviço (72 por cento), ao passo que apenas 28 por cento abdicariam de um bom serviço devido a um baixo preço.

A Microsoft revelou também que 92% das suas receitas chegam através do Canal.

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