2020-7-14

HARDWARE

Lenovo apresenta workstation com o primeiro AMD Ryzen Threadripper Pro

A ThinkStation P620 é a nova workstation pela Lenovo e será a primeira do mundo a incluir o novo processador da AMD, o Ryzen Threadripper Pro, para novos níveis de performance

Lenovo apresenta workstation com o primeiro AMD Ryzen Threadripper Pro

Num evento virtual, a Lenovo apresentou aos jornalistas a sua nova workstation. O ThinkStation P620 pertence a uma nova geração de workstations da Lenovo

O grande destaque deste dispositivo é o processador, uma vez que a ThinkStation P620 é a primeira - e até agora única - workstation profissional que inclui o mais recente processador da AMD, o Ryzen Threadripper Pro. Segundo a fabricante de computadores, esta workstation trará “níveis de performance e flexibilidade numa plataforma CPU single socket sem precedentes”. 

64 core 

Com o objetivo de oferecer novos níveis de performance, a Lenovo inclui características pouco vistas noutros equipamentos. Alavancando o poder de processamento do Ryzen Threadripper Pro da AMD, a Lenovo conta com a única plataforma de 64 core, que diz ser “um novo standard da indústria”. 

Ao mesmo tempo, este tipo de processadores da AMD permite velocidades de relógio até 4.0GHz, 128 lanes de PCIe 4.0 e suporte para memória de oito canais. 

Tradicionalmente, um sistema com apenas um CPU contava com 18 cores, enquanto os sistemas com processadores duplos suportavam até 56. Assim, explica a Lenovo, a ThinkStation P620 “desbloqueia uma nova era do que pode ser conseguido com uma workstation com apenas um CPU”. 

Algumas das melhorias que os utilizadores vão conseguir é uma experiência de streaming ininterrupto em tempo real de 8K, tempos de render reduzidos e interação suave com ativos 3D, entre outros, sem ter de escalar para um sistema dual socket. 

Funcionalidades 

A Lenovo afirma que desenhou e construiu a ThinkStation P620 para ser “a workstation mais versátil do mercado”, removendo os bottlenecks e permitindo escalar a performance. Para além do processador já mencionado, esta workstation comporta configurações de GPU flexíveis, memória mais rápida, velocidades de transferência superiores e ethernet de 10GB incluído. 

A ThinkStation P620 está preparada para suportar até duas placas gráficas NVIDIA Quadro RTX 8000 ou quatro RTX 4000, até 1TB de memória e 20TB de armazenamento e é a única workstation a incluir PCIe Gen 4 que oferece o dobro da largura de banda de PCIe 3.0. 

O equipamento foi desenhado para trabalhar nos ambientes de IT mais complicados e, assim, fornece algumas funcionalidades de nível empresarial; isto inclui os standards e testes da Lenovo, como o ThinkStation Diagnostics 2.0, suporte ThinkShield e ainda a possibilidade de fazer a atualização para o Premier Support e três anos de garantia. 

Simultaneamente, os processadores AMD Ryzen Threadripper Pro contam com funcionalidades de segurança avançadas no silicon, permitindo os utilizadores guardar os seus dados mais importantes. Para isso, a workstation conta com o AMD Secure Processor, um código de validação antes de ser executado para ajudar a assegurar os dados a integridade das aplicações, assim como o AMD Memory Guard, que permite uma encriptação completa da memória para ajudar a proteger os dados sensíveis contra ataques físicos avançados no caso de o equipamento ser roubado. 

De acordo com a Lenovo, a ThinkStation P620 é ideal para utilizadores avançados em todos os setores. Por exemplo, artistas 3D e os developers de jogos têm uma única máquina na qual podem criar e editar as experiências entretenimento do futuro. Quem trabalha com arquitetura e engenharia pode projetar, simular e visualizar produtos com mais eficiência. Ao mesmo tempo, os utilizadores que trabalham com inteligência artificial e realidade virtual podem tirar proveito da ThinkStation P620, uma vez que esta workstation redefine o segmento e permite que executem os trabalhos mais complexos com mais rapidez.

Preço e disponibilidade

A Lenovo anunciou, também, que a ThinkStation P620 vai ficar disponível durante o mês de setembro. O preço ainda não está definido, mas será "mais barato que uma workstation com CPU dual socket".

ARTIGOS RELACIONADOS

Lenovo lança o “desktop mais pequeno de sempre”
HARDWARE

Lenovo lança o “desktop mais pequeno de sempre”

LER MAIS

Lenovo lança novas workstations da série ThinkPad P
HARDWARE

Lenovo lança novas workstations da série ThinkPad P

LER MAIS

Lenovo apresenta melhores resultados de sempre
NEGÓCIOS

Lenovo apresenta melhores resultados de sempre

LER MAIS

Recomendado pelos leitores

Bose lança novos auscultadores abertos
HARDWARE

Bose lança novos auscultadores abertos

LER MAIS

Cisco anuncia novos dispositivos de colaboração
HARDWARE

Cisco anuncia novos dispositivos de colaboração

LER MAIS

Lenovo lança novos ThinkPad série L e X
HARDWARE

Lenovo lança novos ThinkPad série L e X

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.