2015-1-21

EVENTOS

Windows 10 será gratuito durante o primeiro ano

É oficial: a Microsoft quer uma adoção em massa do Windows 10. A próxima versão do seu sistema operativo estará disponível de forma gratuita, primeiro para utilizadores do Windows 8 e 8.1 e posteriormente para quem tem Windows 7

Windows 10 será gratuito durante o primeiro ano

“Entendemos o Windows 10 como um serviço”, disse Terry Myerson, vice presidente executivo de sistemas operativos da Microsoft.

O Windows 7, 8 e 8.1 têm mesmo os dias contados. Pelo menos, assim o espera a Microsoft. Se dúvidas houvesse, a empresa de Satya Nadella dissipou-as na conferência de imprensa transmitida hoje, dia 21, em livestreaming, a partir de Redmond para todo o mundo. Durante o primeiro ano do Windows 10, será possível fazer o upgrade gratuito para o novo sistema operativo, pelo menos para quem tiver as versões anteriores instaladas (exceto XP), incluindo o Windows Phone 8.1. Um empurrão de peso à adoção do novo sistema operativo, se tivermos em conta que o Windows 7 é o que ainda prevalece em ambiente empresarial e que corre em metade dos desktops em todo o mundo.

“Entendemos o Windows 10 como um serviço”, disse Terry Myerson, vice presidente executivo de sistemas operativos da Microsoft. “Os developers podem, agora, endereçar todos os dispositivos com o Windows 10”.

Myerson evidenciou durante a apresentação que o Windows 10 pretende oferecer uma melhor experiência computacional. Por melhor entenda-se mais natural. “A interação com a tecnologia deve ser tão fácil como interagir com uma pessoa”, defendeu.

Neste “dia monumental para o Windows”, como o descreveu, destacou ainda as vantagens deste novo modelo de negócio (as a service) para as empresas, ao permitir que os dispositivos estejam sempre atualizados e protegidos.

Funcionalidades aperfeiçoadas
Joe Belfiore, vice presidente de sistemas operativos, demonstrou in loco as transformações que a Microsoft tem incorporado no Windows 10, na sequência do contributo dado pelos testers do Insiders Program. Eis algumas caraterísticas aprimoradas pela Microsoft, ainda em fase de desenvolvimento:

Botão ‘Iniciar’: com um novo layout, é agora um híbrido entre o Windows 7 e 8, com a possibilidade de ser utilizado em modo full screen quando utilizado num tablet.

Continuum: esta funcionalidade permite reconhecer imediatamente se o utilizador está a utilizar o Windows em modo PC (quando tem um teclado acoplado) ou tablet, sendo particularmente útil em contexto BYOD.

Cortana: a assistente pessoal do Windows 10 chega aos PCs e foi esse o foco da demonstração. Em direto, Belfiore demonstrou a sua capacidade de interação com o utilizador, respondendo a comandos de voz (é possível ditar e-mails e ordenar-lhe que os envie, por exemplo); a Cortana tem ainda a capacidade de ir aprendendo mais sobre os nossos interesses e gostos - com base nos dados dados guardados no PC -, e também de pesquisa, tanto na web (com o Bing) como na cloud.

Versão adaptada para tablets e smartphones
Uma das principais expetativas em torno do Windows 10 era a sua utilização em dispositivos móveis. Para smartphones e tablets com menos de oito polegadas, a Microsoft redesenhou o SO, de forma a ser fácil utilizá-lo em ambiente mobile e em total integração com o PC, sem que o utilizador sinta que está num SO totalmente diferente. Belfiore destacou a produtividade trazida pela Windows 10, nomeadamente a possibilidade de ditar mensagens, e a integração com chamadas vídeo e áudio do Skype. De fora não ficou o apelo aos developers, com o responsável da Microsoft a evidenciar que o Windows 10 é a base para a criação de um ecossistema onde uma só aplicação pode ser utilizada em diversos tipos de dispositivos, numa clara tentativa de alavancar o market share do Windows no mobile.

Outra das novidades interessantes, sobretudo para quem utiliza o Windows profissionalmente, são as aplicações Office universais – Word, Excel e PowerPoint, com um layout em tudo familiar com o do PC (ainda que adaptado para ecrãs menores) e com o mesmo nível de produtividade.

Spartan revelado
O novo motor de busca do Windows 10, com o nome de código Spartan, também teve a sua estreia. O browser está assente num novo motor de rendering e vem com a possibilidade de fazer anotações web em tempo real, além de ter integração com a Cortana. A Microsoft pretende criar uma experiência única de navegação na web, transversal a todos os dispositivos Windows, como parte da sua estratégia de standardizar a experiência de utilização em PCs e dispositivos móveis, eliminando fronteiras ao nível da interface.

Recomendado pelos leitores

Compromisso, inovação e colaboração: Sage Iberia Partner Awards distingue Parceiros da região ibérica
EVENTOS

Compromisso, inovação e colaboração: Sage Iberia Partner Awards distingue Parceiros da região ibérica

LER MAIS

Eventos europeus da Axis Communications passam por Lisboa
EVENTOS

Eventos europeus da Axis Communications passam por Lisboa

LER MAIS

Cegid organiza roadshow de inovação para promover IA, cloud e apoios do PRR
EVENTOS

Cegid organiza roadshow de inovação para promover IA, cloud e apoios do PRR

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.