Vânia Penedo em 2017-3-22

EVENTOS

Sophos demonstra a clientes e Parceiros como combater o ransomware

Num evento que reuniu cerca de 50 pessoas, entre Parceiros e clientes, a Sophos explicou como pode ajudar as empresas a travar a disseminação do ransomware e a assegurar o cumprimento do Regulamento Geral de Proteção de Dados.

Sophos demonstra a clientes e Parceiros como combater o ransomware

Ricardo Maté Salgado, country manager da Sophos, durante o "Anti Ransomware Day". Crédito Foto: Sophos

O ransomware é a forma de malware que mais cresce e que mais empresas afeta em todo o mundo, atacando de forma indiscriminada – tanto infeta uma micro empresa como uma grande organização. Estima-se que em 2016 o ransomware – que encripta os ficheiros de um endpoint e solicita um resgate – tenha custado às empresas, em todo o mundo, cerca de mil milhões de dólares.

Com o objetivo de sensibilizar para a gravidade desta ameaça e, sobretudo, de explicar como é possível travá-la, a Sophos reuniu em Lisboa, no dia 22 de março, meia centena de clientes e Parceiros no evento "Anti Ransomware Day", onde ficaram a conhecer melhor a proposta do fabricante para combater esta ameaça dia zero.

Em declarações ao IT Channel, Ricardo Maté Salgado, country manager ibérico, sublinhou que a Sophos tem uma estratégia de "Sinchronized Security", “conceito de segurança que vai desde o posto de trabalho até à rede, gerido a partir de uma única consola”. Na prática, a Sophos disponibiliza uma oferta de segurança end-to-end, onde figura o Intercept X, solução anti-ransomware para proteção de endpoints que inclui CryptoGuard, para prevenir encriptação maliciosa e espontânea da informação, mesmo em ficheiros de confiança ou em processos que tenham sido sequestrados, através de uma monitorização constante do comportamento dos endpoints.

Assim que intercepta o ransomware, o CryptoGuard restaura os ficheiros para o seu estado original. Como explicou o country manager, a solução realiza ainda uma análise forense imediata, “sobre qual a origem do ransomware, os postos de trabalho infetados, a que aplicações acedeu e que ficheiros tentou cifrar, por exemplo”.

O Intercept X está a ser bem recebido pelo mercado e, apesar da solução só ter integrado o portfólio da Sophos em setembro do ano passado (no seguimento da aquisição de tecnologia da SurfRight, em 2015), já está implementada em mais de três mil empresas em todo o mundo. “Na ibéria, temos mais de cem clientes e está a crescer a um ritmo exponencial”, revelou-nos Ricardo Maté Salgado. “Para os partners, o Intercept X  é uma oportunidade de negócio rápida. O ciclo de venda da solução é muito curto. Em alguns casos é tão simples quanto apresentar a oferta ao cliente e, em apenas um dia, ter um pedido ou uma  solicitação de um proof of concept, que pode ser de dois dias”.

A segunda parte do evento foi dedicada à solução SafeGuard, para encriptação de conteúdo assim que este é criado, e a explicar como esta pode ajudar as empresas a cumprir com o novo Regulamento Geral de Proteção de Dados - para poderem ficar ilibadas do pagamento de uma coima em caso de violação de dados dos clientes, ou ver a multa reduzida, as empresas têm de provar que, aquando de um ataque, tinham os dados devidamente encriptados.

A aposta em ferramentas de encriptação por parte das organizações será assim imperativa e também aqui reside, segundo Ricardo Maté Salgado, "uma boa oportunidade de negócio para os Parceiros".

 

Na edição de abril, o IT Channel publica um artigo alargado sobre a estratégia da Sophos para o mercado português.

Recomendado pelos leitores

Compromisso, inovação e colaboração: Sage Iberia Partner Awards distingue Parceiros da região ibérica
EVENTOS

Compromisso, inovação e colaboração: Sage Iberia Partner Awards distingue Parceiros da região ibérica

LER MAIS

Eventos europeus da Axis Communications passam por Lisboa
EVENTOS

Eventos europeus da Axis Communications passam por Lisboa

LER MAIS

Cegid organiza roadshow de inovação para promover IA, cloud e apoios do PRR
EVENTOS

Cegid organiza roadshow de inovação para promover IA, cloud e apoios do PRR

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.