2015-11-05

VENUE

SAP revela estratégia para ajudar as empresas a enfrentar os desafios do mundo digital

No SAP Innovation Forum, que decorreu ontem, dia 4, no Centro de Congressos do Estoril, a tecnológica deu a conhecer a sua estratégia para ajudar as organizações a vingar no (complexo) mundo digital. Deu, ainda, a conhecer duas novas soluções: SAP Digital Boardroom e SAP Cloud for Analytics.

SAP revela estratégia para ajudar as empresas a enfrentar os desafios do mundo digital

Carlos Lacerda, diretor-geral da SAP Portugal (fotografia: SAP)

A SAP reuniu parceiros e clientes no SAP Innovation Forum, no Estoril, para demonstrar como está a organizar a sua oferta em torno das necessidades das empresas, que se veem agora obrigadas a acompanhar o ritmo elevado de transformação de toda a sociedade e a lidar com uma realidade menos confortável: o poder está do lado dos consumidores, que estão mais interligados e mais fortes do que nunca em liderança de opinião. “Está a ocorrer uma transformação aceleradíssima no modo como interagimos”, sublinhou Carlos Lacerda, diretor-geral da SAP Portugal, "que afeta a forma de tomar decisões e exige uma plataforma flexível”. Se a isto se juntar a utilização massificada de sensores e a consequente produção de dados, “que já está a acontecer”, bem como a chegada dos millennials ao mercado de trabalho, estão reunidos ingredientes suficientes para que as organizações se vejam a braços com múltiplos desafios.

Um estudo realizado pela SAP, em conjunto com a Wharton Business School (Wharton-SAP Run Simple Survey), revelado neste Fórum, aferiu que os custos derivados da complexidade são a principal causa para a perda de lucros, segundo as próprias organizações, com os responsáveis de negócio a apontarem que os business processes das suas empresas não estão adaptados para reagir em tempo real; que têm dificuldade em colaborar na ligação das decisões às ações; e que a tecnologia de que dispõem está desatualizada, não permitindo acompanhar o ciclo de mudança. “Foram feitos investimentos com base em pressupostos de negócio que agora já não fazem sentido”, apontou o gestor.

Para ajudar as empresas a serem mais produtivas e ágeis , a estratégia da SAP passa, segundo Carlos Lacerda, “pela ligação de todos os aspetos da cadeia de valor em tempo real”. No centro desta estratégia está o novo S/4 Hana, ERP que levou cinco anos a desenvolver e que se pauta por ser uma suite de soluções empresariais desenhada para agilizar os processos de negócio na economia digital. Além de ter sido concebido sobre a plataforma SAP Hana (in-memory computing platform), conta com uma nova e mais intuitiva interface gráfica (SAP Fiori), funcionando on-premises, em Cloud ou num modelo híbrido. Promete simplificar a experiência dos utilizadores e do próprio negócio, e potenciar a colaboração em tempo real, tanto entre fornecedores como entre colaboradores. O responsável fez questão de sublinhar que a oferta do S/4 Hana está disponível para 25 setores.  

 

Duas novas soluções reveladas

Durante o evento, a SAP anunciou duas novas soluções, com a primeira a ter direito a uma demonstração em tempo real. Carlos Lacerda aproveitou a oportunidade para relevar as capacidades da solução SAP Digital Boardroom, que visa contextualizar e simplificar o reporting do desempenho, em tempo real, em todas as áreas de uma organização e “proporcionar total transparência aos membros do conselho de administração, gestores e decisores nas empresas, sobre o desempenho da organização, de forma completa e em tempo real”, afirmou. “Incorporámos capacidades de Business Intelligence, totalmente automatizadas que visam melhorar drasticamente a qualidade e a velocidade do reporting de gestão, bem como da colaboração em tempo real”. Assente na solução SAP Cloud for Analytics, esta nova solução deverá utilizar informação de negócio da suite SAP S/4HANA e da SAP HANA Cloud Platform e proporcionar uma única fonte de informação sobre métricas que são críticas para o negócio da empresa.

A tecnológica deu também a conhecer a solução SAP Cloud for Analytics, uma oferta de SaaS construída de forma nativa na SAP HANA Cloud Platform, que possibilitará a integração com soluções SAP já existentes e tem como objetivo disponibilizar capacidades de planeamento, análises preditivas e Business Intelligence numa única experiência analítica a partir de dados na Cloud ou instalados on-premises.

O objetivo passa por facultar às organizações uma solução única que permitirá aos seus colaboradores monitorizar o desempenho, analisar tendências, prever e colaborar, de modo a tomarem decisões sustentadas e a melhorar os resultados de negócio. “O desafio com as soluções analíticas disponíveis hoje no mercado, na Cloud ou não, prende-se com a falta de soluções integradas para funcionalidades, tais como a visualização e a planificação”, referiu Carlos Lacerda. “SAP Cloud for Analytics é uma nova solução que vem exatamente permitir aos utilizadores ter uma experiência analítica integrada, com acesso a todos os dados, de modo a que possam facilmente descobrir, visualizar, planificar e prever”.

ARTIGOS RELACIONADOS

SUSE e Huawei apresentam nova solução para SAP HANA
SOFT

SUSE e Huawei apresentam nova solução para SAP HANA

LER MAIS

SAP: receitas de Cloud e Software cresceram 24%
BIZ

SAP: receitas de Cloud e Software cresceram 24%

LER MAIS

Recomendado pelos leitores

HP renova gama profissional com IA para “humanizar a experiência colaborativa”
VENUE

HP renova gama profissional com IA para “humanizar a experiência colaborativa”

LER MAIS

IT Security Conference apresenta Parceiros
VENUE

IT Security Conference apresenta Parceiros

LER MAIS

Assista gratuitamente ao Live Event de Networking
VENUE

Assista gratuitamente ao Live Event de Networking

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 107 MAIO 2024

IT CHANNEL Nº 107 MAIO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.