Marta Quaresma Ferreira em 2024-11-15

VENUE

O IT Channel viajou até Madrid a convite da Sage

Sage Iberia Partner Kickoff: Uma aposta no crescimento do ecossistema de Parceiros

A Sage reuniu pela primeira vez Parceiros portugueses e espanhóis para um kick off que marca o arranque do ano fiscal 2025. O ecossistema ibérico deverá continuar a crescer, assente nas alianças e num conjunto de oportunidades que, ainda que diferentes para as duas geografias, são portas abertas para que os Parceiros possam escalar os negócios

Sage Iberia Partner Kickoff: Uma aposta no crescimento do ecossistema de Parceiros

Madrid foi palco do evento de Parceiros da Sage - Sage Iberia Partner Kickoff FY25 - que serviu para apresentar uma retrospetiva deste ano e lançar as previsões e oportunidades no Canal para 2025.

José Luis Martín Zabal, Diretor Geral da Sage Iberia, deu as boas-vindas à audiência com a apresentação de alguns dos dados referentes ao ano de 2024, que contou com sete mil novos clientes na região da Iberia e 1.500 migrações para soluções de cloud conectada.

O evento, o primeiro a reunir Parceiros portugueses e espanhóis, colocou em perspetiva o sucesso de um futuro em conjunto com o ecossistema de Parceiros, ibérico e português, que deverá continuar a crescer.

“O objetivo é que o Canal seja um espelho daquilo que é hoje a Sage na Iberia. Desde janeiro que todo o go-to-market da Sage está iberizado”, revelou Hugo Oliveira, Partner & Ecosystem Director Iberia, ao IT Channel. A visão da organização passa por colocar os Parceiros portugueses e espanhóis a trabalharem um mercado mais alargado, uniformizando “a estratégia, os produtos e a forma de trabalhar”.

Derk Bleeker, Chief Commercial Officer da Sage, considerou que o ano de 2024 foi um “ano muito forte” para a Sage, alimentado sobretudo por Parceiros, sem os quais não é possível fazer negócio. O objetivo passa por continuar a fazer crescer este ecossistema de Parceiros.

Para isso, e de acordo com o CCO, nos próximos cinco anos os Parceiros deverão apostar no crescimento das vendas e das estratégias de marketing e os Parceiros que tiverem maior sucesso serão aqueles que serão capazes de escalar o seu negócio.

“O equilíbrio do valor da relação entre as pessoas vai ser sempre importante, mas a presença digital e o investimento no mercado está a mudar. É por isso que é necessário escalar os investimentos”, defendeu o CCO.

Eduardo Rosini, Chief Grow Officer, reiterou a ideia de que o ecossistema de Parceiros está mais próximo dos clientes, o que faz com que tenham um maior conhecimento sobre as especificidades e necessidades dos negócios, com oportunidades crescentes em áreas como o software, serviços e consultoria.

A rematar este segmento do evento, José Luis Martín Zabal afirmou que existem oportunidades para serem agarradas e que é necessário “aumentar o ritmo de forma a cobrir todas as necessidades dos clientes e o seu potencial”.

Tirar o melhor da experiência de 2024

Num segundo momento do evento, dedicado às oportunidades, expectativas e prioridades, Ana Ribeiro, Small & ACC Sales Director Iberia, fez um balanço do ano de 2024, com o lançamento do Sage Active a posicionar-se como uma das grandes novidades em Espanha. 

Em Portugal, e apesar de não ser uma novidade, assistiu-se à consolidação da proposta de valor do Sage for Accountants, que tem permitido uma “retenção muito consolidada e sustentada da base instalada” e, consequentemente, a angariação de mais clientes.

“Para que nos possamos dedicar todos, cada vez mais, a atender às necessidades dos clientes, e para que possamos fazer crescer a nossa base instalada, é necessário acelerar as migrações em cloud”, mencionou Ana Ribeiro, referindo-se à necessidade de garantir um sprint final depois de o ano ter ficado marcado por muitas acelerações na região, comparado com o ano anterior. Esta necessidade surge também em linha com a necessidade de cumprir a Lei Antifraude, o sistema já implementado em Portugal, mas ainda em fase de transição em Espanha, em vigor a partir de janeiro de 2026.

2024 foi o ano do Sage 50, considerado o “produto estrela” em Portugal e Espanha. A nível nacional, a solução Sage 50 start entrou no mercado português e deverá continuar a ser trabalhada pelos Parceiros no decorrer do próximo ano.

“Sentimos que os Parceiros estão expectantes. Estão mais expectantes que os espanhóis porque há coisas que já começaram a aparecer em Espanha e que ainda não estão em Portugal, como o Sage Active”, esclareceu Hugo Oliveira.

Para os próximos tempos, as oportunidades estão reunidas com o lançamento da solução Sage HR em Portugal, uma solução nativa em cloud que permitirá aos clientes chegarem onde ainda não conseguiram chegar.

Preparar o futuro

A automatização através da inteligência artificial, o crescimento do trabalho remoto e a conetividade entre os diversos ecossistemas são algumas das realidades do presente, indissociáveis da forma como se aborda o futuro.

Entre as prioridades para 2025 no mercado de Small & ACC encontra-se o lançamento da solução Sage HR em Portugal, um produto native cloud que permitirá chegar a mais clientes; um outro objetivo passa por alcançar o crescimento a dois dígitos em cloud e, para isso, a Sage pretende escalar o Sage Active através dos Parceiros em Espanha.

Nesta jornada, Ana Ribeiro apontou para a necessidade de os Parceiros terem em conta três A’s na forma como endereçam o mercado: a antecipação, a adaptação e a ambição. “Há segmentos muito particulares, com um volume muito grande, que vão precisar de nós”, relembrou.

Oportunidades para os Parceiros

Para Hugo Oliveira os Parceiros “são a nossa maior fonte de crescimento e assim deverá continuar”

É, contudo, necessário “fazer o enable” para que os Parceiros estejam preparados para os desafios, trabalhando para a construção de um cluster em Portugal. Neste ecossistema ibérico, Hugo Oliveira destacou as alianças como essenciais para avançar e para crescer, compreendendo que as alianças estabelecidas em Espanha são extensíveis a Portugal e vice-versa.

 

O IT Channel viajou até Madrid a convite da Sage

ARTIGOS RELACIONADOS

Sage potencia crescimento das PME com lançamento de Copilot
SOFT

Sage potencia crescimento das PME com lançamento de Copilot

LER MAIS

Sage premeia Parceiros na Península Ibérica
BIZ

Sage premeia Parceiros na Península Ibérica

LER MAIS

Recomendado pelos leitores

Diretor de IT do SL Benfica é o entrevistado principal da próxima IT Insight TALKS
VENUE

Diretor de IT do SL Benfica é o entrevistado principal da próxima IT Insight TALKS

LER MAIS

Web Summit 2024: O caminho regulatório da IA na Europa
VENUE

Web Summit 2024: O caminho regulatório da IA na Europa

LER MAIS

Web Summit 2024: A cooperação é a chave do sucesso para as cidades do amanhã
VENUE

Web Summit 2024: A cooperação é a chave do sucesso para as cidades do amanhã

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 112 NOVEMBRO 2024

IT CHANNEL Nº 112 NOVEMBRO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.