Camila Vidal em 2019-11-20

EVENTOS

Partner Sessions: Sage reforça foco no Canal para manter a liderança no mercado português

Sob o lema “Thrive On”, o palco da Sage Partner Sessions 2019 foi o lugar onde a empresa e os seus Parceiros apresentaram projetos, ideias, perspetivas para o futuro. “A ambição está no nosso ADN”, referiu Josep Maria Raventós, Country Manager da Sage Portugal

Partner Sessions: Sage reforça foco no Canal para manter a liderança no mercado português

Com um negócio 81% indireto, a Sage lembra que em breve o Canal não existirá tal como o conhecemos hoje 

“Nenhuma empresa pode afirmar que cresceu se não cresceu o seu número de clientes”, disse, de forma assertiva, Josep Maria Raventós, Country Manager da Sage Portugal, para os mais de 500 participantes do Sage Partner Sessions 2019. 

Em 2021 “30% do Canal não existirá como o conhecemos hoje”, referiu, citando um estudo da IDC. “Já não vai ser uma distribuição de produtos, o Canal vai ter de acrescentar valor”, explica, e, por isso, “organizar um ecossistema de ISVs para adicionar valor às nossas soluções” é uma das novidades que a Sage propõe. 

No ano fiscal de 2019, a Sage conseguiu mais 7.616 clientes, 68% dos quais conquistados através do Canal. Só em 2019, foram 15.293 migrações para as novas soluções Cloud Connected. A taxa de renovação dos serviços Sage é de 96% e, dos cerca de 900 Parceiros, 140 foram conquistados nos últimos dois anos e meio. 

Ainda desses 900, há 150 que crescem mais do que 20% por ano. As prioridades para 2020 são, assim, simples, segundo Josep Maria Raventós: crescer no modelo de subscrição, crescer em novos clientes, renovar o talento, inovar, consolidar o Programa de Parceiros (SPP), e apostar no Sage Partners Club. 

Em entrevista à margem do encontro, Raventós lembrou que o grande objetivo da Sage “é ser a maior empresa de SaaS do mundo”, apoiando-se na evolução progressiva para o modelo de subscrição e “pay per use”. 

A resistência a estes mecanismos sente-se mais nas empresas mais pequenas, diz o Country Manager, e a sua adoção é naturalmente “mais fácil para os millennials”. 

Assinalando que “os Parceiros do futuro” terão que “acrescentar valor”, e pedindo que os Parceiros Sage “sejam exigentes” com a empresa, o Country Manager sublinhou que a ambição “está no ADN” da Sage. 

Sobre a transição de um modelo tradicional on-premises para a cloud, e segundo a filosofia da Sage, “ir para a cloud é um caminho sem retorno”, e o caminho certo. 

Raventós compreende que “ter os dados na cloud dá pânico às pessoas”, mas não duvida da superioridade, em termos de segurança, que esta solução oferece – “tudo são vantagens, o único inconveniente é a preocupação” em relação aos riscos de privacidade, riscos esses que se associam naturalmente à solução menos conservadora, a cloud, mas que não são necessariamente verdade. 

“A mudança não acontece de um dia para o outro, é uma transição”, refere, e há “produtos on-premises que se vão conectar com produtos na cloud”. 

 

Crescer ao lado (e através) do Canal 

O crescimento do negócio em Portugal em 2018 foi de cerca de 17%, e para esse número muito contribuem os segmentos SSB e SMB, “onde realmente estamos a crescer”, diz. “O segmento de valor – o X3 – é muito importante, mas é para médias e grandes empresas”, clarifica Raventós. 

De forma a servir de ‘barómetro’ à prestação dos diferentes setores e perfis de Parceiros, a Sage criou o Partners Club, que terá “Parceiros de referência em determinados setores”, ou “uma amostra de todos os perfis de Parceiros” que atuam no mercado. 

O Sage Partner Program (SPP) está, por seu lado, desenhado para permitir a migração do Parceiro do modelo tradicional para o SaaS/Cloud e, se quando o modelo de subscrição apareceu pela primeira vez deixou as pessoas “angustiadas”, hoje há uma perceção clara de que é “uma melhor solução de tesouraria”, e “muito mais estável” do que outras. 

Pela primeira vez no Sage Partner Sessions, a Widepartner (antes Sistemas Ideias), Sage Platinum Reseller, é “Parceira da Sage desde o primeiro dia”, esclarece Abílio Veiga, Manager da empresa. “Marcar presença de uma forma forte” e “ter exposição” foram os principais objetivos conseguidos com a presença física no evento da Sage, onde dizem ter tido “muitas solicitações”. 

No encontro, o Parceiro mostrou, no seu espaço, uma amostra das “experiências de implementação” e algumas demonstrações. 

Para o futuro, Abílio Veiga diz que o foco “continua no chão de fábrica”, sendo que os “produtos-estrela” da Widepartner serão sempre as soluções da Sage. 

Com uma estratégia de expansão definida dentro do seu próprio ecossistema, e a chegada a Moçambique a já ter sido conseguida em 2019, o futuro reserva à Widepartner a vontade de continuar a “intensificar a presença nos mercados onde a Sage está presente” e endereçar negócios com implementação em mais do que um país, sendo que “a ideia é que possamos ser Parceiros de Parceiros internacionais” da Sage. 

 

Keynotes: os protagonistas foram os Parceiros 

Tiago Baptista, CEO da Xplor, foi o primeiro a subir ao palco e apresentou o caso de estudo da MicroPlásticos, empresa onde a Xplor foi responsável por implementar o Sage X3. Este foi “um dos casos de estudo que mais fez evoluir a Xplor”, diz. 

E porquê? “Porque acreditamos no produto”, assinalou. A “confiança total do cliente e da equipa que fez a implementação” são outros fatores chave para este ter sido apresentado como um caso de êxito. 

Seguiu-se Elizete Lopes, Contabilista Certificada e diretora de Recursos Humanos da Metallowest (antes Metalovimaq), para conversar sobre a evolução das soluções Sage ao longo dos anos e a sua aplicabilidade para os profissionais da área da contabilidade. 

Lembrando o Sage Linha 50 e o Sage Next, e sempre com a Reglis como Parceira responsável de implementação, Elizete Lopes explicou que por todos os sítios onde trabalhou optou sempre pela tecnologia da Sage. 

Hoje, no entanto, existe um desafio a contornar, explica a contabilista: “encontrar um sistema de planeamento e controlo industrial com plena integração no ERP da Sage” e, por outro lado, “ter integração com a nossa aplicação interna de chão de fábrica, também ela com ligação à Sage” - desafios que espera superar também com a ajuda da Sage. 

Alberto Costa, CEO da Liderteam, começou por dizer aos presentes que “um cliente satisfeito é um cartão de visita”. 

E, aquando da integração do Sage X3 no seu portfólio, em 2015, esse cartão de visita tornou- se mais vistoso, já que foi encontrada a “solução ideal” para as lacunas que a Liderteam enfrentava na gestão do seu negócio. X3, X3 People, SEI e GEODE foram soluções adicionadas à Liderteam e, sobre isso existem já “alguns add-ons criados”. 

A Parceria com a Sage permitiu, segundo Alberto Costa, e entre outros benefícios, a criação de um enquadramento multilegislação e multiempresa e, destaca, mais mobilidade. No próximo ano a equipa da Liderteam vai aumentar e será criada uma equipa de consultores Sage XRT, anunciou o responsável. 

A Compatible Strategy fez-se representar pelo seu CEO, José Lima, que centrou a sua apresentação na capacidade de os negócios se reinventarem após as dificuldades que atravessam. Vale a pena “recomeçar” e acreditar que é possível ultrapassar as adversidades, “aprendendo com os erros”. O objetivo da Compatible Strategy é, “dentro de pouco tempo”, aumentar “o número de colaboradores efetivos”. 

 

Dos keynotes ao networking 

Um átrio dedicado às exposições dos produtos e soluções dos seus Parceiros e da própria Sage convidou ao networking – palavra-chave neste Sage Partner Sessions – e, naturalmente, à procura de oportunidades de negócio. Mas o Sage Partner Sessions fez-se de mais do que isso. 

Na zona de receção e exposições, a Sage Foundation era apresentada aos participantes por Isabel Hernandez, Manager Sage Foundation Ibéria e Marrocos. 

A Sage é “provavelmente a única empresa em Portugal e Espanha que dá cinco dias aos seus funcionários para fazerem voluntariado”, diz a responsável da Sage Foundation, lembrando que a fundação se foca em três vetores de ação principais: voluntariado, ajuda em licenças tecnológicas e ajuda direta a populações carenciadas. Com foco nas mulheres, crianças e jovens, a valorização da educação e a ligação a Organizações Não Governamentais são fatores chave para o sucesso da estratégia. 

A presença no Sage Partner Sessions é justificada pelo facto de a fundação querer integrar os Parceiros nas suas ações de voluntariado futuras, depois de já ter existido uma experiência positiva em Vila Nova de Gaia, na limpeza da Praia do Cabedelo e em Lisboa, na limpeza de espaços verdes em Monsanto. 

Fernanda Marmelo, Diretora de Recursos Humanos da Sage Portugal, explica que “uma empresa desta dimensão sente que tem a obrigação de devolver a riqueza” de alguma forma - através das atividades que a Sage Foundation promove. E, lembra, atividades de voluntariado “ajudam os colegas a aguentarem a pressão [do trabalho], estarem mais felizes” e mais unidos, trabalhando em equipa em prol de um objetivo comum. E os Parceiros devem entrar na equação porque “são uma extensão da nossa equipa”, finaliza.

ARTIGOS RELACIONADOS

Sage reuniu mais de 500 Parceiros no seu maior evento de Canal
EVENTOS

Sage reuniu mais de 500 Parceiros no seu maior evento de Canal

LER MAIS

Sage Partner Sessions a 7 de novembro
EVENTOS

Sage Partner Sessions a 7 de novembro

LER MAIS

Widepartner: a fusão que nasceu para acompanhar a Sage
NEGÓCIOS

Widepartner: a fusão que nasceu para acompanhar a Sage

LER MAIS

Recomendado pelos leitores

Compromisso, inovação e colaboração: Sage Iberia Partner Awards distingue Parceiros da região ibérica
EVENTOS

Compromisso, inovação e colaboração: Sage Iberia Partner Awards distingue Parceiros da região ibérica

LER MAIS

Eventos europeus da Axis Communications passam por Lisboa
EVENTOS

Eventos europeus da Axis Communications passam por Lisboa

LER MAIS

Cegid organiza roadshow de inovação para promover IA, cloud e apoios do PRR
EVENTOS

Cegid organiza roadshow de inovação para promover IA, cloud e apoios do PRR

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.