2018-9-28

EVENTOS

Ministro da economia na APDC: “A transformação digital está a contribuir para o crescimento do país”

Decorreu esta semana a 28ª edição do APDC Digital Business Congress, focada na transformação digital, nos desafios e oportunidades que apresenta, e no seu papel na economia e sociedade portuguesas

Fotografia: APDC

O APDC Digital Business Congress 2018 tomou lugar dias 26 e 27 de setembro, contando com oradores de diversas entidades públicas e reunindo representantes das principais empresas do setor em sessões de debate dedicadas a áreas como a IA, IoT, cibersegurança, blockchain, Big Data e cloud.

Na sessão de abertura, Luís Ferreira Lopes, assessor para os assuntos económicos, empresas e inovação, transmitiu uma mensagem do Presidente da República, na qual desafia os participantes e oradores a aproveitarem esta oportunidade de ponderar os desafios da economia e cidadania digitais no sentido de tornar o país não só mais competitivo e inovador como também mais inclusivo.

“A economia digital e a inovação só terão sucesso se o foco estiver em servir o cidadão, com a preocupação de capacitar, formar e incluir.”

A abertura do Congresso contou também com a presença do ministro da economia, Manuel Caldeira Cabral, que falou sobre os efeitos da transformação digital na a economia e sociedade portuguesa, nomeadamente a nível do crescimento económico, salientando que esta está "a contribuir para o crescimento do país".

Este crescimento, refere, decorreu tanto a nível direto, através da criação de emprego e estimulação do mercado, como indireto, a nível do efeito na indústria e nas empresas.

Neste âmbito, o ministro destaca duas iniciativas: o programa i4.0 para estimular a transformação digital na indústria portuguesa, e a Startup Portugal.

Caldeira Cabral reforçou também a mensagem já transmitida por Luís Ferreira de que a inovação tecnológica deve existir ao serviço das pessoas e da sociedade:

“É muito importante que uma atitude proativa de avanço da tecnologia como a que nós temos e assumimos em Portugal (…) seja  acompanhada por uma atitude também proativa ao nível das mudanças sociais, a nível da promoção da educação, e a nível da promoção da igualdade de oportunidades. Só isso poderá fazer com que sociedades com maior produtividade, mais modernas, com mais possibilidades de cada um explorar o seu potencial sejam, ao mesmo tempo, sociedades mais coesas.”

Recomendado pelos leitores

PHC desmistifica desenvolvimento de software
EVENTOS

PHC desmistifica desenvolvimento de software

LER MAIS

Alibaba desafia empresas portuguesas a aproveitar oportunidades de negócio na China
EVENTOS

Alibaba desafia empresas portuguesas a aproveitar oportunidades de negócio na China

LER MAIS

Sage Sessions 2018: Parceiros são principal alavanca do negócio
EVENTOS

Sage Sessions 2018: Parceiros são principal alavanca do negócio

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 53 Dezembro 2018

IT CHANNEL Nº 53 Dezembro 2018

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.