2020-9-21

EVENTOS

Mais de metade do negócio da Microsoft Portugal chega de serviços cloud

A multinacional já conta com 1.100 colaboradores em Portugal, tendo duplicado o número nos últimos quatro anos

Mais de metade do negócio da Microsoft Portugal chega de serviços cloud

2020 marca o trigésimo aniversário da Microsoft em Portugal. Inicialmente com apenas um colaborador, a multinacional conta, agora, com 1.100 pessoas, tendo o número duplicado em quatro anos.

Apesar de não revelar números absolutos, Paula Panarra, Diretora-Geral da Microsoft Portugal, revelou aos jornalistas que, atualmente, 60% do seu negócio chega através da prestação de serviços na cloud. Simultaneamente, revelou que existem mais de três mil empresas no ecossistema de Parceiros, onde 68 dessas organizações têm soluções registadas no catálogo internacional da Microsoft, uma aposta, diz, que foi feita para que qualquer equipa Microsoft, em qualquer ponto do mundo, possa posicionar as soluções.

Durante 30 anos a Microsoft Portugal teve um papel fundamental no desenvolvimento da economia e a digitalização da sociedade portuguesa. No atual contexto, esse papel é ainda mais fulcral.  Recentemente, estivemos na resposta inicial de emergência ao COVID-19. Agora estamos focados em ajudar os nossos clientes na recuperação económica e a re-imaginar como irão trabalhar, otimizar as suas operações, relacionar-se com os seus clientes ou até criar produtos e serviços, para o pós-pandemia. Estamos ainda empenhados em capacitar digitalmente pessoas, comunidades e organizações para garantir uma recuperação económica sustentável e inclusiva”, refere Paula Panarra, Directora-Geral da Microsoft Portugal.

Com um período pandémico, conturbado, pelo meio, a visão da Microsoft para este ano fiscal, que teve início recentemente, assenta agora em três pilares fundamentais: Economy Recovery, Skilling e Sustentabilidade.

Com a pandemia, a Microsoft ajudou os seus clientes a responder com urgência às necessidades do momento, mas o objetivo agora passa pela recuperação económica. E para isso a organização está a fornecer ferramentas, soluções e orientação para capacitar colaboradores, otimizar operações e, em alguns casos, mudar produtos e serviços. Assistimos a alguns exemplos de clientes através da utilização de plataformas e soluções Microsoft, enquanto se deparam com a inovação tecnológica no novo normal. Assim como a necessidade de uma arquitetura de segurança “Zero Trust” que protege pessoas, dispositivos, aplicações e dados, quando tudo é remoto.

A crescente digitalização e transformação dos postos de trabalho implica que as competências humanas são cada vez mais necessárias. As empresas terão de garantir as competências certas na força de trabalho e tomar decisões de reskilling e upskilling para a construção de uma geração sólida, com talento e que garanta também o retorno do investimento. Dados do LinkedIn Graph para Portugal, de setembro de 2020, mostram que das dez empresas que mais contratam, cinco são tecnológicas; a função mais contratada é de software engineer; e o peso de soft skills nas contratações.

A Microsoft lançou recentemente uma iniciativa de competências globais com o objetivo de levar a digitalização a mais de 25 milhões de pessoas em todo o mundo até o final do ano. Esta iniciativa reunirá todos os departamentos da empresa, combinando recursos existentes e novos do LinkedIn, GitHub e Microsoft. 

A Microsoft está comprometida em fazer chegar o poder da tecnologia a todos para que, com ela, se possa criar um futuro mais sustentável. Em 2030, a Microsoft pretende ser carbono negativa, e, até 2050, vai retirar do ambiente todo o carbono que a empresa emitiu diretamente ou através do consumo elétrico, desde a sua fundação. No início de 2021 a empresa vai também tornar a redução de carbono uma condição explícita nos seus processos de aquisição de produtos e serviços. Para os clientes empresariais do Azure, a Microsoft desenvolveu a Calculadora de Sustentabilidade que fornece informações com base nos dados das emissões de dióxido de carbono associadas aos serviços utilizados.

ARTIGOS RELACIONADOS

Microsoft Portugal com novo Diretor Executivo do Setor Público
NEGÓCIOS

Microsoft Portugal com novo Diretor Executivo do Setor Público

LER MAIS

Microsoft vai terminar suporte ao Internet Explorer
NEGÓCIOS

Microsoft vai terminar suporte ao Internet Explorer

LER MAIS

Microsoft Portugal anuncia nova diretora de marketing e comunicação
NEGÓCIOS

Microsoft Portugal anuncia nova diretora de marketing e comunicação

LER MAIS

Recomendado pelos leitores

Compromisso, inovação e colaboração: Sage Iberia Partner Awards distingue Parceiros da região ibérica
EVENTOS

Compromisso, inovação e colaboração: Sage Iberia Partner Awards distingue Parceiros da região ibérica

LER MAIS

Eventos europeus da Axis Communications passam por Lisboa
EVENTOS

Eventos europeus da Axis Communications passam por Lisboa

LER MAIS

Cegid organiza roadshow de inovação para promover IA, cloud e apoios do PRR
EVENTOS

Cegid organiza roadshow de inovação para promover IA, cloud e apoios do PRR

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.