Rui Damião em 2023-12-06

EVENTOS

Lenovo: “É preciso dar mais impulso a Portugal”

Durante o Lenovo Tech World Portugal 2023, Alberto Ruano apresentou ao mercado português em que ponto está a Lenovo, não só no mundo como um todo, mas também na península Ibérica

Lenovo: “É preciso dar mais impulso a Portugal”

Alberto Ruano, Diretor-Geral para a Ibéria da Lenovo, no palco do Lenovo Tech World Portugal 2023

No Lenovo Tech World Portugal 2023, que teve lugar esta quarta-feira em Lisboa, Alberto Ruano, Diretor-Geral para a Ibéria da Lenovo, referiu na abertura do evento que esta é a primeira vez que a Lenovo organiza o evento em Portugal pela “importância da Lenovo em Portugal”.

A Lenovo é uma empresa global”, explica Alberto Ruano, que refere que as lideranças de várias divisões estão espalhadas um pouco por todo o mundo. Para a Lenovo, a Ibéria – Portugal e Espanha – funciona como um só país., mas, admite, “é preciso dar mais impulso a Portugal”.

Em termos globais, a Lenovo tem tido um crescimento orgânico, mas também através de aquisições, onde são as mais notórias a divisão de PC da IBM, da Motorola e do IBM x86. A Lenovo está presente em mais de 180 países e tem fábricas em todos os continentes, com exceção de África.

Depois da pandemia, demos conta – como todas as empresas – que a distribuição é super importante. Todas as empresas sofreram de atrasos de mercadoria”, referiu Alberto Ruano. Com o objetivo de diversificação das linhas de produção, foi aberta uma nova fábrica na Europa, em Bucareste, na Roménia, para produzir servidores, PC e workstations; num único dia, a Lenovo produz mais de mil servidores personalizados e quatro mil workstations personalizadas. “Isto traz menos tempo de espera aos clientes”, acrescenta o responsável ibérico.

Neste momento, a Lenovo tem produtos em vários setores: smart devices (PC, tablets, smartphones); IoT; soluções baseadas em cenários (como realidade virtual); e infraestrutura e serviços. O foco da Lenovo está no digital workplace, inteligência artificial e edge, cloud híbrida, sustentabilidade e TruScale.

Aos dias de hoje, vemos um crescimento claro das vendas de dispositivos”, principalmente por causa da inteligência artificial, que obriga a que exista uma maior necessidade por produtos com determinadas características para suportar estas aplicações, assim como o ciclo de renovação necessário depois do tempo da pandemia, onde foram comprados os computadores disponíveis e não necessariamente os indicados.

Em Portugal, o negócio de data centers e infraestruturas aumentou 45% (servidores aumentou 49%, storage cresceu 17% e serviços 19%) e a divisão de PC continua a ser o número um. 100% das vendas em Portugal são feitas pelo Canal, que cresceu 21% no último ano. “Somos Canal, não temos duas caras. Precisamos dos Parceiros”, concluiu Alberto Ruano.

ARTIGOS RELACIONADOS

Lenovo e Intel: “IA em PC é uma revolução”
EVENTOS

Lenovo e Intel: “IA em PC é uma revolução”

LER MAIS

Commvault e Lenovo estabelecem Parceria para simplificar a proteção e recuperação de dados
NEGÓCIOS

Commvault e Lenovo estabelecem Parceria para simplificar a proteção e recuperação de dados

LER MAIS

Lenovo lança novos portáteis IdeaPad Chromebook Plus
HARDWARE

Lenovo lança novos portáteis IdeaPad Chromebook Plus

LER MAIS

Recomendado pelos leitores

Compromisso, inovação e colaboração: Sage Iberia Partner Awards distingue Parceiros da região ibérica
EVENTOS

Compromisso, inovação e colaboração: Sage Iberia Partner Awards distingue Parceiros da região ibérica

LER MAIS

Eventos europeus da Axis Communications passam por Lisboa
EVENTOS

Eventos europeus da Axis Communications passam por Lisboa

LER MAIS

Cegid organiza roadshow de inovação para promover IA, cloud e apoios do PRR
EVENTOS

Cegid organiza roadshow de inovação para promover IA, cloud e apoios do PRR

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.