2018-2-07

EVENTOS

Iki Mobile inaugura a primeira fábrica de telemóveis em Portugal

Empresa portuguesa investe 1,6 milhões de euros de capitais próprios. Unidade irá produzir telemóveis ODM-OEM para operadores de telecomunicações

A IKI Mobile, empresa portuguesa de telemóveis, que criou o primeiro smartphone do mundo com componentes em cortiça, inaugurou no dia 6 de fevereiro a primeira fábrica de telemóveis na Península Ibérica em Coruche, na Zona Industrial do Monte da Barca. Este investimento ronda os 1,6 milhões de euros de capitais próprios e criará, numa primeira fase, 36 postos de trabalho, número que irá aumentar numa segunda fase com previsão de criação de 100 postos de trabalho diretos e 300 indiretos.

“Este dia marca uma nova era para o desenvolvimento da tecnologia em Portugal e na Europa. Acreditamos que temos o potencial para ajudar a economia nacional a ser ainda mais forte, pois Portugal está a crescer bastante em diversas áreas, mas não no setor tecnológico. Deste modo, queremos ser os primeiros a produzir telemóveis a nível nacional e alavancar esta nova indústria. O país, devido ao seu notório desenvolvimento económico pós-crise, deu-nos condições de produção no nosso território, o que nos dá bastantes vantagens que vão desde a localização à confiança do consumidor num produto europeu. Ambicionamos ser a marca europeia de telemóveis”, sublinhou o administrador da IKI Mobile, Tito Cardoso.

A fábrica, que tem uma área administrativa de 700 metros quadrados e uma área de produção de 1400 metros quadrados que irá ser posteriormente ampliada com mais 700 metros quadrados, terá uma capacidade de produção de aproximadamente 100 mil telemóveis por mês e dará à IKI Mobile a autonomia necessária para crescer sem depender de outrem e, desta forma, descentralizar a produção nos países asiáticos.

A unidade fabril terá também a possibilidade de produzir telemóveis ODM-OEM (telemóveis de marca branca fabricados para operadores), e a capacidade para produzir 12 mil moldes de plástico por dia, através da sua linha de injeção do mesmo.

A inauguração contou com a presença do Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral.
Recentemente, a IKI Mobile celebrou vários acordos de distribuição, nomeadamente com a VASP, a Databox, a Pagaqui, a Disashop, a Lycamobile e entrou no grande retalho através da presença nos espaços Telecor do El Corte Inglès, nas lojas BOX da Auchan e na Worten onde está a ser vendido o topo de gama KF5 Bless Cork Edition.
Neste momento, a empresa tem uma exportação de 95% dos equipamentos, sendo uma das marcas mais vendidas em Angola e Timor-Leste. Em 2017, a IKI Mobile vendeu cerca de 400 mil telemóveis.

Recomendado pelos leitores

Konica Minolta e Sophos debatem proteção de dados no contexto da impressão
EVENTOS

Konica Minolta e Sophos debatem proteção de dados no contexto da impressão

LER MAIS

Sage pretende crescer a dois dígitos no enterprise, suportada por uma estratégia
EVENTOS

Sage pretende crescer a dois dígitos no enterprise, suportada por uma estratégia "partner first"

LER MAIS

IMSHARE, conferência de gestão de informação e analytics regressa em junho à Universidade Nova de Lisboa
EVENTOS

IMSHARE, conferência de gestão de informação e analytics regressa em junho à Universidade Nova de Lisboa

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 47 Maio 2018

IT CHANNEL Nº 47 Maio 2018

VER EDIÇÕES ANTERIORES