2020-9-07

EVENTOS

IFA 2020: sair do digital e voltar ao presencial

Apesar de contar com menos apresentações do que o habitual, a IFA realizou-se presencialmente, em Berlim, seis meses depois da pandemia passar os eventos do contacto presencial para o digital

Uma das entradas para a Messe Berlim, onde se realiza anualmente a IFA. Fotografia: Messe Berlin GmbH

Nos anos recentes, Barcelona recebe em fevereiro o Mobile World Congress, uma das maiores feiras tecnológicas e a maior dedicada a smartphones e telefonia móvel. No entanto, este ano, acabou por ser cancelada por causa da COVID-19, sendo a primeira grande feira tecnológica a não se realizar por este motivo. Desde então, o mercado viu os mais variados eventos físicos serem cancelados e a passarem para o digital, o “novo normal” dos eventos.

No entanto, chegados a setembro, o mercado tecnológico teve um vislumbre do “velho normal”. A IFA, que se realiza em Berlim tradicionalmente no final de agosto ou no início de setembro, voltou a ser realizada e foi o primeiro grande evento tecnológico a acontecer fisicamente, ainda que com limitações.

Para os organizadores dos grandes eventos, a pandemia trouxe uma disrupção nunca vista. As grandes marcas prepararam os seus próprios palcos virtuais para apresentar os seus produtos, produtos esses que, na maioria das vezes, eram apresentados em eventos como a IFA. A Samsung, por exemplo, foi uma das empresas que, nos dias que antecederam a IFA, apresentou o seu novo portfólio de eletrodomésticos, algo que tradicionalmente acontece no palco alemão.

À Reuters, Dirk Koslowski, Diretor da IFA, afirmou antes do evento que “uma IFA normal, com 240 mil visitantes, seis mil representantes dos media de mais de 80 países não é prático”. Um analista revelou à agência noticiosa que “é difícil justificar” uma presença num evento como a IFA “dado a falta de produtos para ver – assim como o facto de todas as sessões-chave serem transmitidas online”, acrescentando que “os eventos em pessoa mudaram para sempre”.

Assim, a IFA teve lugar entre os dias 3 e 5 de setembro e, presencialmente, contou com apenas 150 expositores. Do lado online, no entanto, existiram mais de 78 mil registos e um total de 1.300 expositores.

Anúncios

A TP-Link foi um dos fabricantes que marcou presença na edição de 2020 da IFA. A empresa apresentou a a SDN Omada, a sua solução inteligente dedicada à criação de redes empresariais, que integra pontos de acesso, switches, routers e muito mais numa solução completa de Rede Definida por Software (SDN).

Além disso, também revelou a nova série de câmaras de videovigilância empresarial VIGI. A casa conectada também ocupou um lugar de destaque com os novos equipamentos inteligentes da gama TAPO e os novos dispositivos Mesh: a gama DECO já em 5G + WiFi 6, sem esquecer o seu novo plano de segurança avançada para a rede doméstica, denominado HomeShield.

A solução Omada trata-se da “solução de nuvem mais inteligente para redes profissionais”. A TP-Link integra routers, switches e mais pontos de acesso Wi-Fi 6 nas suas soluções de Rede Definida por Software (SDN). Foi adicionada a gestão de nuvem 100% centralizada, garantindo o controlo dos produtos TP-Link Omada a partir de uma única interface, em qualquer lugar, a qualquer hora.

Os pontos de acesso Omada Wi-Fi 6 fornecem conectividade de alto desempenho a qualquer empresa com requisitos crescentes de mobilidade e IoT. Na IFA foi possível encontrar, também, o EAP660 HD, um ponto de acesso AX3600 multi-gigabit para montagem no teto, e o EAP620-Outdoor HD, um ponto de acesso AX1800 Gigabit para ambientes internos / externos. Além disso, foi revelado, ainda, o AP AC1750 Wi-Fi 5 de montagem no teto, EAP265 HD, projetado para cenários de alta densidade com capacidade simultânea de até 500 clientes.

Também a TCL marcou presença na IFA para apresentar os seus mais recentes tablets, o 10 TabMid e 10 TabMax. No caso do TCL 10 TabMid, o produto oferece características de alta qualidade com um design elegante e leve, com apenas 325g e uma espessura de apenas 8.5mm, o que o torna extremamente transportável.

O tablet está equipado com um ecrã FHD IPS de oito polegadas e oferece uma nova categoria inovadora de tecnologia de ecrã com a NXTVISION para assegurar que este ecrã de tablet não perde nenhum do seu brilho, contraste ou cores em qualquer ângulo. Também reduz a luz azul para aliviar a fadiga visual e inclui um modo de leitura que ajusta o ecrã para preto e branco, ao mesmo tempo que ajusta o brilho e o contraste em função das condições do ambiente. 

Os entusiastas do entretenimento vão adorar o sistema de colunas com graves robustos para utilização de áudio e vídeo, assim como o seu processador Qualcomm Snapdragon 665 com um CPU octa-core e um GPU de alto desempenho para os jogos online.

Com a melhor experiência de visualização da sua classe, segundo a própria empresa, o TCL 10 TABMAX oferece uma nova categoria inovadora de tecnologia de ecrã com a NXTVISION, exibindo as mais vibrantes cores e riqueza nos detalhes. O ecrã FHD+ de 10.36 polegadas, a moldura de 8.3mm a configuração widescreen permite ao utilizador desempenhar as mais exigentes tarefas criativas sem restrições. Pode utilizar a TCL Stylus para desenhar, escrever ou rabiscar, tal como com um lápis no papel. Com uma latência ultrabaixa, uma sensação natural na mão e um design elegante, a TCL Stylus é a companheira perfeita para este tablet. 

Concebido para trabalhar, o TCL 10 TABMAX suporta videochamadas de alta definição, utilizando um sistema avançado de microfone duplo que isola a voz e utiliza um filtro de redução de ruído para garantir conversas fluidas. Adicionalmente, a configuração de duas colunas proporciona uma experiência de reunião mais natural, com a câmara frontal de 8 MP a garantir comunicações de grupo mais envolventes e eficientes. A capa-teclado e a conectividade 4G asseguram a liberdade para se manter conectado de onde quer que seja, e as soluções de software da Google e Microsoft permitem-lhe ser produtivo de onde estiver. 

Sabendo que as longas horas frente ao ecrã são uma causa do cansaço ocular, o TCL 10 TABMAX também está equipado com uma proteção ocular inteligente sem cintilação, sem luz azul nociva e melhores brilho e tonalidade seja em plena luz do dia ou com baixa luminosidade. Também emite um sinal de alarme caso o utilizador se encontre a menos de 25cm do ecrã, promovendo uma maior distância para maior segurança ocular.

A Asus também marcou presença na edição de 2020 da IFA e aproveitou para apresentar os seus novos smartphones ZenFone. O ZenFone 7 Pro e o ZenFone 7 apresentam a primeira Flip Camera tripla do mundo, o que eleva a fotografia e o vídeo nos smartphones para novos patamares. Esta série apresenta uma Flip Camera evoluída com um sistema triplo da câmara frontal Sony IMX686 de 64 MP, uma câmara grande angular Sony IMX363 e uma câmara telefoto. As câmaras suportam estabilização ótica de imagem, o que oferece um excelente foco e fotografias e vídeos sem desfocar. O ZenFone 7 grava até 8K e inclui recursos de gravação de vídeo de nível profissional, como o HyperSteady, o Wind Filter e o Mic Focus.

O ecrã AMOLED NanoEdge sem notch de 6,67 polegadas e de 90 Hz / 1 ms tem uma precisão de cores Delta-E < 1, proporcionando imagens mais suaves e uma fidelidade de cores impressionante. O ecrã oferece recursos visuais mais realistas com o suporte para HDR10+. O ZenFone 7 Pro é alimentado pelo Qualcomm Snapdragon 865 Plus 5G, que lhe oferece um desempenho premium e velocidades de conexão extremamente rápidas com conectividade 5G. A bateria de 5.000 mAh de longa duração oferece até dois dias de utilização contínua e o Qualcomm Quick Charge possibilita elevadas velocidades de carregamento. A ZenUI 7 é a interface melhorada que fornece o essencial para uma experiência direta e intuitiva, e a Smart Key foi movida para a lateral e integrada com o botão de on/off, possui um sensor de impressão digital para desbloqueio e atalhos fáceis de usar.

Oferecendo os mesmos recursos incríveis para fotografia e gravação de vídeo que o modelo Pro, o ZenFone 7 é equipado com o Qualcomm Snapdragon 865 5G.

Com o sistema de câmara tripla líder de mercado na distinta Flip Camera, desempenho dinâmico e um impressionante ecrã completo, a série ZenFone 7 oferece o topo da tecnologia em smartphones e eleva a fasquia nos modelos lançados este ano.

Já o ZenFone 7 Pro é alimentado pelo Snapdragon 865 Plus, com conectividade 5G multi-gigabit, desempenho avançado de WiFi 6, jogos com gráficos realistas ao nível de um computador desktop, fotografia de alta resolução e qualidade profissional, e experiências de Inteligência Artificial (IA) intuitivas. Este modelo tem 8 GB de RAM LPDDR5 e 256 GB de ROM UFS 3.1 que oferecem um elevado armazenamento e rápidas velocidades de acesso. Por seu lado, o ZenFone 7 inclui Snapdragon 865 5G, também 8 GB de RAM LPDDR5 e 128 GB de ROM UFS 3.1.

Os dois smartphones desta nova série têm uma enorme bateria de 5.000 mAh que oferece até dois dias de vida útil e suportam Quick Charge para um carregamento rápido. O novo sistema de proteção de bateria oferece várias configurações que evitam o consumo excessivo e várias funções de economização de energia que protegem a vida útil da bateria.

TAGS

IFA

Recomendado pelos leitores

“Desenvolvemos soluções, mas quem tem o maior conhecimento dos setores verticais são os Parceiros”
EVENTOS

“Desenvolvemos soluções, mas quem tem o maior conhecimento dos setores verticais são os Parceiros”

LER MAIS

Edge, Multicloud e Cloud Híbrida na era da digitalização
EVENTOS

Edge, Multicloud e Cloud Híbrida na era da digitalização

LER MAIS

Web Summit: o novo plano europeu para o desenvolvimento digital
EVENTOS

Web Summit: o novo plano europeu para o desenvolvimento digital

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 72 NOVEMBRO 2020

IT CHANNEL Nº 72 NOVEMBRO 2020

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.