2015-10-26

EVENTOS

IDC Directions 2015: transformar, inovar, formar

O IT é hoje parte do negócio e deve por isso estar ao seu lado para acelerar a transformação das empresas, que devem respirar inovação e apostar fortemente na formação de recursos humanos. Estas foram as três principais mensagens da edição deste ano do IDC Directions 2015, focado na transição para a 3ª Plataforma, e que foi um sucesso em termos de adesão, com 1200 profissionais presentes.

IDC Directions 2015: transformar, inovar, formar

Prof. José Tribolet: "O problema, em Portugal, não é a falta de dinheiro,é a falta de recursos humanos"

Uber, Airbnb, Netflix. Nomes que todos conhecemos e sinónimo de negócios ágeis e bem-sucedidos que nasceram na 3ª Plataforma, ou seja, na Cloud, na mobilidade e com a flexibilidade e escalabilidade necessárias para dar respostar permanente às necessidades dos consumidores e, sobretudo, empenhadas em potenciar ao máximo a sua experiência. Empresas que simbolizam o caminho a seguir por todas as que pretendem manter-se relevantes: a digitalização.

No discurso de inauguração do IDC Directions 2015, Gabriel Coimbra, country manager da IDC em Portugal, revelou algumas conclusões do estudo IDC Portugal Tech Insights 2020, a ser divulgado no final deste ano, e indicou que os investimentos em tecnologia Cloud representarão em torno de 40% de todos os orçamentos dedicados às TI.

A Cloud foi apontada como o vetor da transformação das empresas porque, como sublinhou João Ricardo Moreira, administrador da NOS, “satisfaz todas as necessidades” do CIO, entregando-lhe as ferramentas que este necessita de disponibilizar internamente aos outros departamentos e, assim, agilizar os negócios. Neste campo, a Cloud híbrida foi frequentemente apontada como o caminho a seguir. Alexandre Santos, business manager da Intel Portugal, revelou que 50% das empresas mundiais terão esta arquitetura em 2017. 

IDC Directions 2015, um sucesso absoluto de assistência

Este caminho de transformação passa ainda por uma convergência entre o IT e o negócio, com o CIO a ter que liderar esta proximidade e o próprio negócio, opinião defendida com maior ênfase por Bruno Morais, sales diretor da Oracle.

A tecnologia como centro do negócio foi ainda apontada por Carlos Leite, Enterprise Group Country Manager da HP Portugal, que foi mais peremptório: “A tecnolgia é a chave da sobrevivência do negócio. As empresas que não encontrarem um modelo de TI adequado desaparecerão”. O responsável mencionou ainda a importância de se criar “um ecossistema de parceiros que potencie mais os negócios”.

Para que a tecnologia faça realmente a diferença, tem que ser suportada por recursos humanos especializados. Este foi o tema da palestra mais politicamente incorreta deste Directions, da autoria do Prof. José Tribolet, que alertou para a necessidade emergente das próprias empresas apostarem na qualificação de pessoas e até na sua reconversão, sobretudo na área da segurança, onde disse existirem soluções, mas não profissionais. “As estimativas são assustadoras: não há pessoas a enveredar pelas TI. E as empresas têm que contribuir para a formação. O problema, em Portugal, não é a falta de dinheiro. É a falta de recursos humanos. E o setor tem de se unir para formar profissionais”.  

Recomendado pelos leitores

Tech Business Summit: “É preciso fazer subir um degrau nas competências das nossas pessoas”
EVENTOS

Tech Business Summit: “É preciso fazer subir um degrau nas competências das nossas pessoas”

LER MAIS

Tech Business Summit reúne empresários em Santa Maria da Feira
EVENTOS

Tech Business Summit reúne empresários em Santa Maria da Feira

LER MAIS

IT Security e Sophos organizam live event sobre adversários ativos
EVENTOS

IT Security e Sophos organizam live event sobre adversários ativos

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 105 MARÇO 2024

IT CHANNEL Nº 105 MARÇO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.